19.7 C
Rio de Janeiro
- Publicidade -
- Publicidade -

12 de junho é o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil

- Publicidade - Diário Carioca Google News

Se perguntarmos para a maioria das pessoas no Brasil o que simboliza o dia 12 de junho, muitos dirão que se trata do dia dos namorados.

Porém, não é só isso. O dia 12 de junho também marca o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil conforme Lei Nº 11.542/2007.

A pandemia da Covid-19, além de mortes, acarretou o aumento do trabalho infantil em âmbito global, conforme o relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) “Trabalho Infantil: Estimativas Globais 2020, tendências e o caminho a seguir” .

Segundo números apresentados no relatório hoje temos 160 milhões de crianças trabalhando, sendo este o primeiro aumento em duas décadas.

Também se apresentam dados globais que indicam que 112 milhões de crianças estão trabalhando no setor agrícola, e 31,4 milhões trabalham no setor de serviços, sendo mais prevalente na área rural do que urbana.

Não se pode confundir trabalho infantil com a permanência da criança ao lado dos pais em comércio, por exemplo – ambiente onde tem o primeiro contato, quase lúdico, com atividades laborais. Esta é uma confusão habitual de quem defende o trabalho infantil muitas vezes fundamentando-se em experiências próprias.

O trabalho infantil caracteriza-se, especialmente, por dar sustentação econômica para subsistência de uma família, como única renda ou parte dela.

O trabalho infantil retira a criança dos estudos, das brincadeiras, e habitualmente impede a escolarização.

Com a pandemia muitos jovens e crianças sofreram as consequências das escolas fechadas, situação que afetou o presente e comprometeu o futuro destes jovens. Nem se diga a diferença abissal entre o ensino público e privado.

As formas mais comuns de trabalho infantil, mesmo aquelas flagrantemente proibidas ou ilícitas são: o trabalho doméstico, na agricultura, nas ruas; a exploração sexual e os trabalhos perigosos e insalubres. Atualmente, o trabalho do artista mirim, particularmente em TV e no YouTube, é bastante polêmico, e já foi demonstrado, em alguns casos, pernicioso para crianças.

Em termos de legislação, a Consolidação das Leis do Trabalho utiliza a expressão “menor”, quando quer definir criança ou adolescente, conforme menciona o Capítulo IV, nos artigos 402 e 403, definindo como “menor” a pessoa que está na faixa etária entre 14 e 18 anos.

A Constituição da República Federativa do Brasil passou a utilizar os vocábulos “criança” e “adolescente”, conforme se verifica no artigo 203, inciso II, ao tratar da assistência social “às crianças e adolescentes”. O Capítulo VII do Título VIII (Da ordem Social) utiliza a denominação criança e adolescente no artigo 227, parágrafo 1º, II, parágrafo 3º, III, parágrafo 4º, parágrafo 7º.

Essa abordagem é replicada no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no artigo 2º, define criança como a pessoa com até 12 anos de idade incompletos, e como adolescente, a pessoa que está na faixa etária dos 12 aos 18 anos de idade.

No plano internacional a Convenção n.º 138 da Organização Internacional do Trabalho afirma que criança é a pessoa com até 14 ou 15 anos e adolescente até os 18 anos de idade.

A Convenção n.º 182 da OIT, sobre a Proibição das Piores Formas de Trabalho Infantil, define em seu artigo 2º que criança é a pessoa com idade inferior a 18 anos o que de fato engloba um período da vida bastante abrangente atingindo os púberes e impúberes, ou seja, crianças e adolescentes.

Para fins de trabalho remunerado, o adolescente brasileiro poderá trabalhar na condição de aprendiz a partir dos 14 anos, dirimindo qualquer dúvida sobre a impossibilidade de trabalho de crianças abaixo desta idade no Brasil.

Tal determinação está clara na Constituição no artigo 7º, XXXIII, que proíbe trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de 18 anos e qualquer trabalho a menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz.

É importante para o destino do Brasil que as crianças possam estudar no lugar de trabalhar, pois criança que trabalha sem estudar compromete seu futuro e a própria competitividade do país em âmbito global

MG: Iepha divulga pontuação provisória do ICMS Patrimônio Cultural

A tabela de pontuação provisória do programa ICMS Patrimônio Cultural, do exercício 2020, já está disponível...

Ministro da Saúde anuncia que 1,5 milhão de doses da Janssen chegam amanhã (22) no Brasil

Durante a audiência pública da Comissão Temporária da Covid - 19, no Senado, nesta segunda-feira (19,...

Horóscopo de terça-feira 22 de junho de 2021

Confira a previsão do horóscopo do dia 22 de junho de 2021 e fique por dentro de tudo o que o seu signo lhe reserva para o amor, dinheiro e saúde.

Meirelles e Caio Afiune trollam ex-BBBs e Viih Tube desmascara brincadeira: “É lisa demais”

Caio Afiune participa do ‘Foi Mau’ desta segunda-feira (21) e tira onda ao lado do apresentador Maurício Meirelles. O goiano conta que Juliette ainda...

The Strokes compartilham trecho da nova música 'Starting Again' no anúncio de Maya Wiley

The Strokes apresentou uma prévia de uma nova música chamada 'Starting Again' em um comercial para a candidata a prefeito de...