16 times avançam para a segunda fase da Série D do Brasileirão

Quatro grupos tiveram os classificados definidos neste sábado (4); confira como foram os jogos

A tarde deste sábado (4) foi cheia de emoção e gols na 14ª rodada da primeira fase da Série D do Brasileirão. Dezesseis times avançaram para a segunda fase do campeonato nacional. Destaque para o Joinville-SC, que venceu o Cascavel-PR em confronto direto pela liderança do Grupo A-8 e segue invicto na quarta divisão.

+Confira os confrontos da última rodada da Série D!

Os jogos

Grupo A-2

Paragominas-PA 2 x 1 Guarany de Sobral-CE

Na Arena Verde, em Paragominas (PA), o mandante marcou aos 32 minutos do primeiro tempo. Kaikinha aproveitou sobra no lado direito da área e acertou um bonito chute. Kaikinha fez o segundo do Paragominas aos 17 minutos do segundo tempo. O camisa 20 chutou forte pela direita e não deu chance de defesa para o goleiro. O Guarany de Sobral diminuiu aos 35 minutos. De pênalti, Raí acertou o canto esquerdo do goleiro, mas não evitou a derrota do time cearense.

Com a vitória, o Paragominas termina a primeira fase em terceiro lugar, com 23 pontos, e segue no campeonato. O Guarany de Sobral também avança. O time cearense foi o líder do grupo, com 28 pontos.

4 de Julho-PI 1 x 0 Juventude Samas-MA

Em Piripiri (PI), na Arena Ytacoatiara, deu 4 de Julho e com emoção nos minutos finais. O Gavião Colorado fez o gol da vitória aos 44 minutos do segundo tempo. Romulo Santos aproveitou sobra na entrada da área e chutou colocado.

Com o triunfo, o 4 de Julho terminou a primeira fase na segunda posição, com 24 pontos, e segue na Série D. O Juventude se despediu em sétimo lugar, com 14 pontos conquistados.

Moto Club-MA 3 x 0 Tocantinópolis-TO

No estádio Nhozinho Santos, em São Luís, o Moto Club venceu e avançou na Série D. O Rubro-Negro abriu o placar aos cinco minutos do primeiro tempo. Márcio Diogo, de pênalti, colocou o Papão na frente. Aos 18, os donos da casa fizeram o segundo. Felipe Cruz recebeu cruzamento de Diego Renan e completou para o fundo do gol. No segundo tempo, aos 43 minutos, o Moto Clube marcou o terceiro gol. Wallace Lima recebeu cruzamento de Diego Renan e cabeceou forte.

Com a vitória, o Moto Club confirmou a classificação à próxima fase. O Papão ficou em quarto lugar do grupo, com 21 pontos. O Tocantinópolis se despediu na lanterna do grupo, com sete pontos.

Palmas-TO 0 x 0 Imperatriz-MA

Em Palmas, no estádio Nilton Santos, Palmas e Imperatriz ficaram no 0 a 0. Os donos da casa quase marcaram aos 23 minutos do primeiro tempo. Isaac tocou na saída do goleiro, mas a bola foi para fora. No segundo tempo, o Imperatriz também assustou. Aos 32 minutos, André Rosa chutou forte da entrada da área e o goleiro espalmou.

Com o empate, o Palmas se despede da Série D em quinto lugar no grupo, com 18 pontos. O Imperatriz também encerra a sua participação no campeonato, com 17 pontos e em sexto lugar.

Grupo A-5

Porto Velho-RO 0 x 2 União Rondonópolis-MT

No estádio Aluízio Ferreira, em Porto Velho, o União Rondonópolis venceu e avançou na Série D. Aos 22 minutos do segundo tempo, Jesuelton marcou de cabeça. Quatro minutos depois, Willian Nascimento entrou na área pela direita e marcou o segundo.

O União Rondonópolis terminou a primeira fase em terceiro lugar, com 24 pontos. O Porto Velho se despediu em sexto lugar, com 13 pontos.

Gama-DF 4 x 1 Jaraguá-GO

No Defelê, em Brasília, o Gama goleou o Jaraguá por 4 a 1. Iago abriu o placar para o Alviverde aos 33 minutos do primeiro tempo. Dois minutos depois, o Jaraguá empatou em cabeçada de Nilsinho. Antes do intervalo, aos 44, Iago chutou forte de dentro da área e colocou o Gama em vantagem.

No segundo tempo, a vitória virou goleada. Aos 18, Rafael Carrilho invadiu a área e marcou o terceiro. Carrilho fez o quarto aos 37 minutos e deu números finais à partida.

Com o resultado, o Gama se despede da Série D na sétima colocação do seu grupo, com 12 pontos. O Jaraguá ficou na lanterna, com cinco pontos, e também está eliminado.

Nova Mutum-MT 1 x 0 Aparecidense-GO

Em Nova Mutum (MT), no estádio Valdir Doilho Wons, o Nova Mutum venceu o Aparecidense com um gol no fim do segundo tempo. Aos 41, Saulo Ananias aproveitou sobra na área e completou para o fundo das redes.

Com a vitória, o Nova Mutum ficou com a vice-liderança do grupo, com 27 pontos, e segue na Série D. O Aparecidense terminou a primeira fase na liderança, com 28 pontos, e também segue no campeonato.

Goianésia-GO 1 x 1 Brasiliense-DF

No estádio Waldeir José de Oliveira, em Goianésia, o Brasiliense empatou em 1 a 1 com o Goianésia e ficou com a última vaga do grupo na próxima fase.

O Goianésia abriu o placar aos três minutos do primeiro tempo com chute forte de Rafael Soares. O Jacaré empatou aos oito minutos do segundo tempo. Tobinha recebeu lançamento e chutou no canto direito do gol do Azulão.

O Brasiliense terminou a primeira fase em quarto lugar, com 21 pontos. O Goianésia se despediu do campeonato em quinto lugar, também com 21 pontos, mas  com saldo de gols inferior ao do Jacaré.

Grupo A-7

Santo André-SP 1 x 2 Bangu-RJ

No estádio Jardim Inamar, em Diadema (SP), o Bangu foi para cima logo no começo do jogo e, no primeiro minuto da partida, marcou com Rochinha, que recebeu passe em profundidade e chutou na saída do goleiro. Aos 27 minutos, Luís Araújo recebeu cruzamento na área e fez o segundo dos visitantes em boa cabeçada. O Ramalhão diminuiu aos 17 minutos do segundo tempo, em chute de David Ribeiro.

A vitória deu ao Bangu uma vaga na próxima fase. O Alvirrubro avançou em quarto lugar, com 19 pontos. O Ramalhão também segue na competição e encerrou a fase na vice-liderança do grupo, com 21 pontos.

Cianorte-PR 0 x 0 Portuguesa-SP

Cianorte-PR e Portuguesa-SP empatam pela Série D
Cianorte-PR e Portuguesa-SP empatam pela Série D

Créditos: Reprodução/Twitter @Lusa_Oficial

No Albino Turbay, em Cianorte (PR), o Leão Paranaense empatou com a Lusa em 0 a 0 em jogo com poucas chances de gol e marcado pelo equilíbrio. O Cianorte arriscou com Lucas Batatinha aos 22 minutos do primeiro tempo, mas o goleiro Dheimison defendeu.

Com o empate, a Portuguesa encerrou a primeira fase na liderança do Grupo A-7, com 24 pontos, e segue na Série D. O Cianorte também vai à segunda fase. A equipe paranaense terminou em terceiro lugar, com 20 pontos.

São Bento-SP 0 x 1 Boavista-RJ

No estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba (SP), o Boa Vista decidiu o duelo no fim. Aos 43 minutos, de falta, Mateus Lustosa cobrou falta no ângulo esquerdo do goleiro e garantiu o triunfo do time visitante.

O Boa Vista encerrou a participação na Série D em sexto lugar, com 18 pontos. O São Bento também foi eliminado e terminou na sétima posição, com 14 pontos. 

Madureira-RJ 1 x 2 Inter de Limeira-SP

No Rio de Janeiro (RJ), no estádio Aniceto Moscoso, a Inter de Limeira venceu o Madureira por 2 a 1. No início do primeiro tempo, aos oito minutos, os visitantes abriram o placar. Léo Reis chutou de fora da área e fez um bonito gol. No segundo tempo, a Inter de Limeira fez mais um bonito gol. Guilherme recebeu a bola pela esquerda, se livrou da marcação e bateu com categoria para o fundo das redes. O Madureira diminuiu aos 42 minutos. Renan Fonseca tentou cortar um ataque do time do Rio de Janeiro, mas marcou contra.

Com a vitória, a Inter de Limeira encerrou a participação na Série D 2021 em quinto lugar do Grupo A-7, com 19 pontos. O Madureira também se despediu do campeonato com 14 pontos, na lanterna do grupo. 

Grupo A-8 

Esportivo-RS 4 x 1 Rio Branco-PR

Na Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS), o Esportivo abriu o placar após excelente jogada pela direita aos 35 minutos. Léo Ferraz recebeu cruzamento de Laison e cabeceou firme para o fundo das redes. No segundo tempo, aos 14 minutos, Wanderson aproveitou um vacilo do goleiro dos mandantes e completou para o gol de perna esquerda. Mas Laison fez o segundo do Esportivo três minutos depois. O camisa 10 recebeu passe em velocidade pela esquerda e tocou na saída do goleiro.

No fim do jogo, o Esportivo transformou o resultado em goleada. Aos 45, Tardelli acertou bonito chute dentro da área. Três minutos depois, Matheuszinho deu números finais ao jogo.

Com a goleada, o Esportivo terminou a primeira fase na terceira colocação, com 18 pontos, e avançou na Série D. O RIo Branco se despediu na lanterna do grupo, com sete pontos.

Joinville-SC 3 x 1 Cascavel-PR

Na Arena Joinville, em Joinville, os donos da casa saíram na frente aos 35 minutos do primeiro tempo. Caio Monteiro recebeu passe na esquerda, driblou a marcação e chutou cruzado sem chance de defesa. Mas o  Cascavel empatou no início do segundo tempo. Aos oito minutos, também pela esquerda, Vinícius se livrou do zagueiro e chutou forte para deixar tudo igual.

O JEC voltou a ficar em vantagem aos 22 minutos. Renan Castro aproveitou cruzamento na área e completou para o gol. Nos acréscimos, aos 49, o time catarinense fez o terceiro. Thiago Juan recebeu bola na direita e chutou na saída do goleiro.

Com a vitória, o Joinville passou para a próxima fase da competição como líder do seu grupo, com 28 pontos. O Cascavel também se classificou e terminou a primeira fase em segundo lugar, com 27 pontos.

Caxias-RS 1 x 1 Juventus-SC

No estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS), tudo igual! Aos 29 minutos do segundo tempo, Marlon recebeu cruzamento e cabeceou para marcar para o time gaúcho. Os visitantes empataram aos 50 minutos, em pênalti cobrado por Marllon no ângulo direito do goleiro.

O empate coloca o Caxias na próxima fase da Série D. O time gaúcho avançou em quarto lugar, com 18 pontos. O Juventus se despediu em quinto lugar, também com 18 pontos, mas com saldo de gols inferior ao do time grená.

Marcílio Dias-SC 0 x 2 Aimoré-RS

No estádio Hercílio Luz, em Itajaí (SC), deu Marcílio Dias de virada. O Aimoré marcou aos 19 minutos do primeiro tempo. Na sobra, Adriano Klein chutou de primeira dentro da área e abriu o placar. Aos 32, Adriano Klein fez o segundo do time gaúcho. O camisa 7 recebeu passe pelo meio, entrou na área e bateu cruzado.

Mas o Marcílio Dias virou o jogo. No primeiro minuto do segundo tempo, Breno marcou de cabeça. Cinco minutos depois, Wellington arriscou de fora da área e deixou tudo igual. O terceiro gol dos mandantes foi marcado aos 26 minutos por João Henrique, que recebeu passe de Wellington no meio da área e não desperdiçou.

Com a virada, o Marcílio Dias se despede da competição em sexto lugar, com 18 pontos. O Aimoré também está eliminado. O time gaúcho conquistou 12 pontos e terminou na sétima posição do seu grupo.