81% dos turistas brasileiros desejam viajar dentro do país

Pesquisa da Booking.com revelou que, assim que as restrições forem suspensas, os viajantes vão rever suas listas de destinos dos sonhos

Para muitos, a vida parece ter parado e o termo ‘sem precedentes’ ganhou espaço no vocabulário devido às restrições e limitações de viagens em consequência da pandemia. Mas, a esperança de que em breve retornaremos ao normal e de que tempos melhores estão por vir, é grande. A Booking.com, com a missão de fazer com que vivenciar o mundo fique mais fácil para todos, identificou os principais insights sobre o que os viajantes mais querem fazer assim que as restrições forem suspensas e for possível viajar novamente. 

O desejo de fazer viagens domésticas a lazer está no topo da lista de prioridades dos brasileiros, já que uma grande parte dos viajantes do Brasil (81%) mal pode esperar para aproveitar as maravilhas do próprio país. Logo em seguida, vem restabelecer o contato com as pessoas, desde visitar membros da família (76%) a reencontrar amigos (75%). Além disso, boa parte dos entrevistados (67%) consegue se imaginar curtindo esse tipo de viagem em um futuro próximo.  Ainda assim, mais de um terço (33%) dos viajantes brasileiros planeja conhecer destinos bem distantes assim que as restrições acabarem.  

Retomando os planos de viagem 

No entanto, o hiato nas viagens mudou a visão de muitos viajantes brasileiros. Agora, mais da metade (58%) deles pretende evitar visitar alguns países, riscando esses destinos das suas listas de desejos. Inclusive, a pausa nas viagens se tornou o momento ideal para muitas pessoas planejarem a sua tão sonhada viagem: 65% dos entrevistados aproveitaram o tempo maior em casa para planejar as próximas aventuras.  

Mas, quando se trata efetivamente das viagens, algumas delas não são apenas bem planejadas, como também contam com folgas maiores. Afinal, dois em cada cinco (44%) brasileiros entrevistados economizaram dias de férias para curtir viagens mais longas assim que pudessem viajar de novo.  

Quanto aos sonhos com as próximas férias, 6 em cada 10 (62%) viajantes do país estão confiantes de que poderão colocar o pé na areia nas praias ainda em 2021. Além disso, tanto a praia quanto o spa estão entre os primeiros destinos que 23% dos brasileiros pretendem visitar assim que for possível.  

*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada com um grupo de adultos que pretende viajar nos próximos 12 meses. No total, 28.042 entrevistados em 28 países e territórios responderam a uma pesquisa on-line em janeiro de 2021