Juíza criminal Renata Gil está no Poder em Foco neste domingo

O

 Poder em Foco deste domingo (21) recebe a juíza criminal Renata Gil, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros. Ela fala sobre o pacote “Basta!”, que a instituição entregou ao Congresso, com sugestões de mudanças no Código Penal, na Lei dos Crimes Hediondos e na Lei Maria da Penha, para tornar mais efetivo o combate à violência contra a mulher.

Renata Gil também aborda a necessidade de ampliar o enfrentamento às milícias, lembra os dez anos da morte da juíza Patrícia Acioli e os três anos do assassinato da vereadora Marielle Franco.

Entre outros temas, avalia os impactos das decisões mais recentes no Supremo Tribunal Federal sobre a operação Lava Jato e destaca a necessidade de aguardar julgamento do STF das acusações de suspeição contra o ex-juiz Sergio Moro.

A juíza ainda comenta as polêmicas em torno da liberdade de expressão, quando envolve casos de crime de ódio, e destaca que a AMB questiona na Suprema Corte limitações impostas às manifestações públicas dos magistrados.

Perfil

Renata Gil nasceu no Rio de Janeiro e é juíza criminal na comarca do Estado há 22 anos. Ela é 1ª mulher a presidir a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), maior associação de juízes do país (tem 14 mil associados, incluindo juízes estaduais, federais, do trabalho, militares, ministros do STF e do STJ). Também é a 1ª mulher a assumir a presidência da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público, que reúne entidades de juízes e do MP.

Poder em Foco

O Poder em Foco vai ao ar na madrugada deste domingo (21) para segunda, 0h45, no SBT. Além da apresentadora, Roseann Kennedy, também participa do programa a repórter do SBT Brasil, Karla Lucena. Neste mês, quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher, a cada semana uma mulher de destaque no ambiente do poder será entrevistada.

Confira as entrevistas anteriores:

Denise Garrett – vice-presidente do Sabin Vaccine Institute  

Cristina Junqueira – fundadora do Nubank