25.8 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, janeiro 27, 2025
InícioCulturaMúsica'Cinturón Blanco' de Jorge Drexler, a forma de recomeçar

‘Cinturón Blanco’ de Jorge Drexler, a forma de recomeçar

“Cinturón Blanco”, o single adiantado de “Tinta y tiempo”, que chega para nos conduzir ao novo universo que Jorge Drexler nos levará a partir de 22 de abril. Um universo construído a partir da dificuldade e da incerteza dos meses mais difíceis da pandemia e do confinamento, mas no qual, como um revulsivo, ele nos transporta a um imaginário luminoso cheio de esperança.

Clique aqui e descubra a música e o videoclipe de “Cinturón blanco”

Um álbum que, segundo o próprio Jorge, tem sido “o mais difícil de sua carreira“. Entre outras razões, esta definição se deve a prisão domiciliar que privou artistas como ele da oportunidade de testar suas criações com outros: “Descobri que você não pode escrever sozinho. Que até que você compartilhe com outra pessoa, você não é capaz de medir a natureza do que você compôs“.

Jorge Drexler
Jorge Drexler

E é sobre isso, em parte, que se trata “Cinturón Blanco”, a canção que Drexler apresenta hoje. Se trata de rebobinar, voltar ao ponto de partida, reiniciar. “Cinturón Blanco”, que é uma canção de amor, se baseia – segundo o próprio Drexler – em uma história que lhe foi contada sobre uma escola de artes marciais, na qual o aprendiz começa aprendendo tudo com o cinto básico, o branco. Após anos de prática e estudo, ele alcança o domínio técnico e recebe a faixa preta. No entanto, uma vez atingido o grau mais alto, ele recebe novamente a faixa branca. Temos que desaprender toda a nossa bagagem para alcançar a excelência. Para, com nossa sabedoria e carga, tentar voltar a ser um iniciante com um cinto branco, ou como canta o uruguaio:

“Rebobinar até aquele início,
até o mesmo princípio
onde caímos juntos.
 
Para começar você e eu, do zero
como há tanto, tanto tempo…

até que deem aos dois, mais uma vez
a faixa branca.

(…) 

Voltar a ser iniciantes!
Você e eu, meu amor, dois iniciantes!”

jorge drexler - Fotografia de Antón Goiri
jorge drexler – Fotografia de Antón Goiri

Esta faixa vem acompanhada de um videoclipe dirigido pela talentosa Joana Colomar, uma colaboradora habitual do uruguaio e responsável pelo acompanhamento visual de Tocarte. O clipe é um desafio à lógica do tempo e do espaço, e encerra a história que começou no vídeo anterior. Com uma encenação delicada e uma coreografia que reflete esta “desaprendizagem”, de rebobinar até o ponto de partida para iniciar uma nova etapa pela qual ansiamos. A coreografia é de Victoria P. Miranda, com Guillem Jiménez e Lucía Romero como protagonistas. A imagem da capa é da fotógrafa Silvia Poch.

“Cinturón Blanco” surpreende desde o início com sua musicalidade graças à presença da orquestra com arranjos e regência de Fernando Velázquez e interpretado pela ORCAM. Esta presença será uma constante no álbum “Tinta y tiempo”. A parte musical é preenchida pela banda que acompanhará Drexler em sua próxima turnê.

Esta nova etapa se tornará oficial em 22 de abril, quando “Tinta y Tiempo“ for lançado, quase cinco anos após seu aclamado álbum, Salvavidas de hielo (2017). Um álbum produzido por Carles Campi Campón e o próprio Drexler; e carregado de seus próprios nomes e colaborações surpreendentes, como o já conhecido com C. Tangana, assim como o mestre Rubén Blades, o israelense Noga Erez e o uruguaio Martín Buscaglia, que generosamente colocam seu talento a serviço de “Tinta y Tiempo”. A partir de hoje, a pré-venda do novo álbum está disponível por meio dos canais de compra habituais. Além disso, no dia 22 de abril, terá início a turnê deste trabalho há muito esperado.

Com Salvavidas de hielo (2017), Drexler ganhou três Latin Grammy, e desde seu lançamento ele não se afastou de forma alguma da música.

Além da turnê, durante este tempo ele lançou Nominao e Hong Kong com C. Tangana, ambos premiados com Latin Grammy em 2021; “Vento Sardo”, com a brasileira Marisa Monte, e “La guerrilla de la concordia”, lançou em julho do ano passado, uma composição com um espírito coletivo que foi o reverso de “Codo con codo”, a canção introspectiva que ele popularizou em tempos de confinamento.

"Tinta Y Tiempo" - Jorge Drexler
“Tinta Y Tiempo” – Jorge Drexler

Tracklist de Tinta y tiempo:
1. EL PLAN MAESTRO (com Rubén Blades)
2. CORAZÓN IMPAR
3. CINTURÓN BLANCO
4. TOCARTE (com C. Tangana)
5. TINTA Y TIEMPO
6. ¡OH, ALGORITMO! (com Noga Erez)
7. AMOR AL ARTE       
8. EL DÍA QUE ESTRENASTE EL MUNDO
9. BENDITO DESCONCIERTO (com Martín Buscaglia) 
10. DUERMEVELA

Relacionadas

Parimatch Cassino online

Confira outros assuntos:

Mais Lidas