Diante da crise econômica, social e política do Brasil, movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos seguem se organizando para promover o debate sobre a defesa da democracia neste ano eleitoral. Entre as estratégias de diálogo com a população está a construção dos Comitês Populares de Luta.
Nesta segunda-feira (11), o Centro de Formação Frei Humberto do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), em Fortaleza, recebeu representações do campo progressista para o lançamento dos Comitês no Ceará.
A ocasião contou com a participação de João Paulo Rodrigues, da Direção Nacional do MST. O dirigente falou sobre a importância do trabalho de base e da comunicação na luta contra o bolsonarismo.
Leia mais: Comitês Populares de Luta: onde o povo se reconhece na democracia e na união por justiça social
“Precisamos montar comitês em todos os espaços, mas principalmente nos municípios até 50 mil habitantes que são decisivos para o processo eleitoral, com gente nova para além dos nossos militantes de esquerda. Nós temos a tarefa de agitação e propaganda nos municípios. Na comunicação, primeiro reproduzir e criar conteúdos a partir do que construirmos em nível nacional em parceria com o que é feito pelos partidos e movimentos em consonância com a Campanha do Lula. Depois, ter um tipo de comunicação local que resista as fake news dos whatsapp e outros” afirmou o dirigente nacional.
João Paulo explicou ainda que os comitês populares têm como objetivo realizar ações e atividades nos municípios, bairros, assentamentos, acampamentos e comunidades rurais em todo território nacional. A ideia é retomar o trabalho de base, ouvir e dialogar com o povo e debater um projeto popular para o Brasil. Temas como o preço dos combustíveis, a fome, a agricultura, a falta de moradia digna são assuntos fundamentais para conversar com a população.
Depois do dirigente do MST foi aberta a palavra ao plenário. Entre os muitos inscritos o sentimento foi indignação com os retrocessos vividos depois do golpe sofrido pela presidenta Dilma Ropusseff (PT), com o fim de políticas públicas e da retirada de direitos promovidos pelos governos de Temer (MDB) e Bolsonaro (PL).
:: RJ: movimento quer incentivar militância e eleger Lula com ajuda de comitês populares ::
“Tenho 63 anos e nunca vivi a situação que estamos vivendo hoje. A tarefa não é fácil, temos que eleger o Lula, garantir a posse do Lula e as nossas propostas em um possível governo fruto dessa mobilização,” declarou João Alfredo, advogado, militante do PSOL, ex-vereador e ex-deputado estadual e federal.
O papel da cultura na construção dos comitês também foi lembrado: “Durante a pandemia, os trabalhadores da Cultura discutiram a situação dos que sobrevivem de um setor que parou. O acúmulo diante das mobilizações pela Lei Aldir Blanc e pela Paulo Gustavo trouxe outro nível de articulação para o campo da cultura", disse Xauí, artista e produtor cultural.
Thalita Vaz, do Levante Popular da Juventude, chamou atenção para o desinteresse dos jovens quando o assunto é política e como os comitês precisam debater a questão a partir das realidades vivenciadas pela juventude.
Leia também: Tentativa de criminalizar movimentos por meio da Lei Antiterrorismo não intimidará MST
“Estamos vendo o desinteresse dos jovens em tirar o seu título e a militância do Levante assumiu um compromisso este ano, é tarefa zero para a gente construir esse espaço (comitês). Vamos tomar de volta essa história que nos roubaram. É a história do nosso povo, a nossa bandeira. Para isso, o Comitê Popular tem que ser o grupo de rima do nosso bairro, de futebol na quinta, de rir, de beber da experiência que o nosso povo já tem de organização,” enfatizou Thalita.
Ao final, as organizações presentes firmaram o compromisso de disseminar os Comitês no Ceará, fortalecendo a unidade entre as forças populares e partidárias, e as candidaturas progressistas nos estados e em nível nacional.
Para mais informações basta seguir o perfil dos Comitês Populares do Ceará no Instagram.
Marcaram presença na atividade as seguintes representações:
- Vandelucia - Coordenação Nacional dos Comitês Populares
- Vereadora Larissa Gaspar
- Mandato do Deputado Elmano de Freitas
- Mandato da Deputada Luizianne Lins
- Deputado Estadual Renato Roseno
- Mandato do Deputado Federal Jose Airton
- PC do B
- PSOL
- Marcha Mundial de Mulheres
- PT
- Movimento das Trabalhadoras e dos Trabalhadores por Direitos - MTD
- Levante Popular da Juventude
- Rua Juventude Anticapitalista
- Kizomba
- Núcleo Popular
- Movimento Brasil Popular
- Povos de Terreiro
- Comitê do São João do Tauape
- Conselho Pastoral dos Pescadores
- UBM
- Movimento Caminhando em Luta
- Casa de Cultura Chiquinha Gonzaga
- Movimento Social Cultural no Ceará
- Pastoral de Rua
- Rede de Médicos Populares
- Sindicato dos Jornalistas do Ceará
- Rede de Advogados do Brasil
- Movimento Nacional População de Rua
- Comitê Estadual e Municipal de Política Pública para a População de Rua
- Fórum de Rua
- Conselho Estadual de Direitos Humanos
- Projeto Lutando por um Brasil Melhor
- Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares – Renap
- Pastorais Sociais da Arquidiocese
Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.
Fonte: BdF Ceará
Edição: Camila Garcia
Sign Up For Daily Newsletter
Be keep up! Get the latest breaking news delivered straight to your inbox.
By signing up, you agree to our Terms of Use and acknowledge the data practices in our Privacy Policy. You may unsubscribe at any time.