No programa Papo na Laje desta quinta-feira (14), duas jovens que atuam em projetos sociais e moram nas favelas do Jacarezinho e de Manguinhos, na zona norte do Rio de Janeiro, falam sobre os impactos da militarização no cotidiano dos locais em que vivem.
Uma das convidadas é Bianca Peçanha, integrante Núcleo Independente e Comunitário de Aprendizagem (Nica) no Jacarezinho. Como moradora da comunidade, ela observa a mudança de cenário com a chegada do projeto de ocupação "Cidade Integrada".
Assista o episódio desta quinta (14) no YouTube, às 18h:
"O contraponto do que foi o Jacarezinho e o que é agora, é muito triste e cruel. Aquela favela pulsante que eu via se movimentando pra ir para o baile. A galera sendo feliz e vivendo o território, ao mesmo tempo querendo estudar e entrar no pré-vestibular. Hoje o cenário é de medo e insegurança, de espaço sitiado mesmo", relata a jovem de 22 anos.
Leia mais: Moradores do Jacarezinho (RJ) criticam Cidade Integrada: "Mesmos erros das UPPs 14 anos depois"
Segundo o governador Cláudio Castro (PL), o programa iniciado há três meses é uma reformulação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e tem como objetivo "retomar territórios sob influência do tráfico e da milícia". O Brasil de Fato solicitou ao governo do estado um balanço do que vem sendo feito pelo programa na favela do Jacarezinho, mas ainda não obteve retorno.
Chacina do Jacarezinho
Para a estudante Jéssica Lene, idealizadora do projeto de literatura negra Quilombo Moderno em Manguinhos, a chacina do Jacarezinho reafirmou a importância de mídias comunitárias e defensores de direitos humanos nas favelas.
"As fotos que chegavam para gente eram de massacre, não de operação. A mídia tem mania de colocar a favela como território violento, quando a gente diz que são violentados partimos de outro pressuposto. De que a violência não parte da gente e sim de quem está de fora", disse Jéssica.
:: "Cidade Integrada": moradores denunciam morte em ação da polícia no Jacarezinho (RJ) ::
A pesquisadora Bianca Peçanha analisa ainda que o projeto "Cidade Integrada" é um desdobramento da chacina que resultou em 28 mortos no Jacarezinho. A operação policial ficou conhecida como a mais letal da história do Rio de Janeiro.
"São jovens negros que antes de chegarem até nós através dos projetos de cultura, pré-vestibular, cine clube, o Estado tira. Essa chacina não termina enquanto não tem justiça, mas institucionalmente ele termina com a implementação da Cidade Integrada, que chega pra finalizar um processo de ocupação militar dentro do Jacarezinho como uma demonstração de força, poder bélico e controle", completa Bianca.
O programa de TV Papo na Laje reúne jovens de periferias e favelas do Rio de Janeiro para debater assuntos relevantes do dia a dia da sociedade e da classe trabalhadora. Nele, a apresentadora Dani Câmara recebe convidados que realizam trabalhos sociais em regiões vulneráveis. O encontro acontece em diferentes lajes das periferias e favelas cariocas.
Todas as quintas-feiras um programa inédito do programa vai ao ar no YouTube e na TV Comunitária do Rio de Janeiro, com transmissão no canal 6 da NET.
Fonte: BdF Rio de Janeiro
Edição: Mariana Pitasse
Sign Up For Daily Newsletter
Be keep up! Get the latest breaking news delivered straight to your inbox.
By signing up, you agree to our Terms of Use and acknowledge the data practices in our Privacy Policy. You may unsubscribe at any time.