15 artistas cegos que marcaram época e se tornaram inesquecíveis

De acordo com a OMS, cerca de 217 milhões lidam com baixa visão no mundo

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 580 mil pessoas convivem com a cegueira no país e outras 6,5 milhões apresentam baixa visão, seja por questões congênitas (quando a criança já nasce com o problema), ou que foram desenvolvidas ao longo da vida. No restante do mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem aproximadamente 36 milhões que não enxergam, além de outras 217 milhões têm baixa visão

Hello Bet
Hello Bet

Receber o diagnóstico de perda total ou parcial não é uma notícia fácil tanto para o paciente, nem para a sua família. No entanto, é indicado pelos especialistas que as pessoas procurem uma atividade que os envolva e os ajude a superar – pelo menos do ponto de vista a saúde mental – os desafios da vida. Uma das formas encontradas por muitos cidadãos têm sido as artes. 

Ao longo da história, alguns artistas com deficiência visual se tornaram grandes inspirações para todos, graças a histórias de vida cheias de superação, força e perseverança. Assim como Beethoven mesmo sem a audição compôs a Nona Sinfonia, diversos artistas seguem expressando arte independente da falta de um dos sentidos. 

Sendo assim, hoje você vai conhecer uma lista de 15 artistas cegos que têm histórias de vida cheias de lutas e vitórias  para você se inspirar também. 

1 – Stevie Wonder

Dono de impressionantes 25 Grammys, o Oscar da música, Stevie nasceu prematuro e por conta do tempo na incubadora, desenvolveu uma piora de uma doença chamada retinopatia da prematuridade, que o deixou cego ainda bebê. Mas isso não se tornou empecilho para o pequeno Stevie, que ainda criança aprendeu a tocar instrumentos como bateria, piano e gaita. 

Este último, aliás, se tornou sua marca. Afinal, quem nunca escutou a linda gaita tocando ao fundo de Isn’t She Lovely? Aliás, um fato curioso é que Stevie escreveu essa canção em homenagem a filha, que acabara de nascer. Pai de 9 filhos, o astro influenciou outros grandes artistas dos anos seguintes como Michael Jackson e Beyoncé. 

2 – Danieli Haloten

Conhecida por ser a primeira atriz realmente cega a participar de uma novela brasileira do começo ao fim, Danieli se destacou como irmã do protagonista de ” Caras & Bocas’‘. 

Sua história não se limitava apenas aos conflitos por conta da deficiência. Tanto que Anita, sua personagem, vivia até uma história de amor, que emocionou os espectadores em 2009. Cega desde os 17 anos devido a um glaucoma, Daniele atualmente trabalha na área do direito, mostrando que com força de vontade se pode conquistar qualquer coisa na vida. 

3 – Andrea Bocelli

Quem gosta de ópera, certamente conhece Andrea Bocelli, um dos maiores tenores de todos os tempos. Italiano de nascença, já venceu 3 Grammys e vendeu mais de 70 milhões de cópias em todo o mundo, segundo a Wikipédia. Nasceu com glaucoma congênito, mas ainda na infância ficou totalmente cego devido a uma pancada na cabeça durante uma partida de futebol com amigos. 

Conhecido também pelos atos de caridade, Andrea chegou a ajudar as vítimas do Tsunami de 2004, arrecadando fundos através de alguns consertos. 

4 – Marla Lee Runyan

Nascida na Califórnia, Marla é tricampeã nos 5000 metros femininos, um feito e tanto. Além do mais, também conquistou 5 medalhas de ouro nas Paraolimpíadas. Apesar do problema de visão, Marla Lee nunca se deixou abater e realizou seus sonhos, sendo exemplo para milhares de meninas com deficiência que sonham em atuar no esporte. 

Aposentada das pistas, também realizou outros sonhos como se formar na universidade e lançar um livro contando sua história de vida. Aliás, o livro de Marla, Sem meta: minha vida como eu a vejo, se tornou um dos mais vendidos desde o lançamento. 

5 – Pete Eckert

Quem disse que um cego não pode fotografar? Se você acha que isso é verdade, é porque ainda não conhece o trabalho de Pete Eckert, um fotógrafo que faz arte como poucos

Vítima de retinite pigmentosa, Ecker começou a ter problemas oculares aos 20 anos. Mas não pense que ele desistiu de sua grande paixão, a fotografia, muito pelo contrário. Pete continuou insistindo e mesmo com pouquíssima visão, continua fotografando até hoje e é muito elogiado em sua área de atuação. 

6 – Sargy Mann

Por conta da Catarata, o pintor britânico falecido em meados de 2015, sofreu de cegueira por mais de 25 anos. Apesar disso, sua obra continuou sendo reconhecida e ele continuou na ativa trabalhando. Sargy foi tão famoso que, segundo a BBC News, cada quadro seu era avaliado em cerca de 200 mil reais

Todavia, para continuar pintando mesmo sem enxergar nada, Sargy Mann teve que desenvolver uma técnica especial que pelo resultado de seus quadros, se mostrou muito inteligente. 

7 – Helen Keller

Se você acha que a deficiência visual pode impedir alguém de realizar grandes feitos, é porque ainda não conhece a história da grande Hellen Keller. Ativista, conferencista e escritora, Helen se tornou a primeira mulher surda e cega a conquistar um diploma de bacharel. Imagina não escutar, nem enxergar nada, mas mesmo assim não desistir de seus sonhos? 

Apesar de ter ficado surda e cega com apenas 18 meses de vida, Helen se formou em filosofia e passou toda a vida lutando pelos direitos das mulheres, escrevendo livros de sucesso e viajando por todo o mundo para contar sua história de vida. 

8 – Anne Sullivan

Não dá para falar de Hellen Keller sem citar Anne Sullivan, sua professora que a ajudou a se desenvolver e se tornar uma grande profissional, ensinando-a a ler através do tato. Aliás, a história de ambas está marcada na história do cinema pelo filme O Milagre de Anne Sullivan (1963) que recebeu 2 Oscars. 

Apesar de muitos não saberem, Anne Sullivan também tinha problemas nos olhos, mas depois de uma série de cirurgias bem-sucedidas, recuperou parte de sua visão, se tornando uma educadora de respeito nos Estados Unidos. 

9 – David Paterson

Todavia, não é apenas nas artes que os artistas cegos se destacam. Alguns, como David Paterson, fizeram carreira na política e são muito respeitados no país onde vivem. Ex-governador de Nova York, um dos principais Estados americanos, Paterson ficou cego devido a um problema no ouvido, ainda nos primeiros anos de vida. 

No entanto, nada disso o fez se abater e na carreira política, David conquistou outros feitos, como se tornar o primeiro governador negro de seu Estado. 

10 – Casey Harris

Outro que se destaca no ramo da música é Casey Harris, pianista da X-Ambassadors, uma das bandas de rock mais populares de Nova York. Harris perdeu a visão desde o nascimento e além da perda da visão, Casey também possui problemas nos rins. 

Contudo, nada disso o impediu de se casar, tocar piano com muita energia em Nova York, levando uma vida normal e feliz.

11 – Antônio Tenório

Outro representante do esporte é Antônio Tenório, atleta que já deu muito orgulho aos brasileiros nas Paraolimpíadas, graças às várias medalhas que recebeu ao longo da carreira. Representante do Brasil no judô, Antônio ficou cego de um olho durante uma fatídica brincadeira com os amigos, no começo da adolescência. 

Anos depois, foi a vez de perder a visão do outro olho devido a uma doença, mas nada disso o impediu o judoca de conquistar tantos feitos ao longo da carreira, como ser tetracampeão de judô nas olimpíadas. 

12 – Kátia

Afilhada artística de Roberto Carlos, Kátia já tem mais de 40 anos de vivência na música. Conheceu o rei Roberto ainda na infância, pois o mesmo era amigo de seu pai. Ainda na adolescência, se lançou como cantora e durante os anos 80 e 90, fez bastante sucesso nos palcos e nos programas de TV de todo o Brasil. 

Devido ao parto prematuro, ficou cega ainda na infância, mas nada impediu que sua paixão pela música falasse mais alto e atravessasse toda e qualquer barreira, tanto que optou por não casar, nem ter filhos para focar na carreira. 

13 – Dudu Braga 

Por falar em Roberto Carlos, o rei também teve um filho com deficiência visual, o simpático Dudu Braga, que infelizmente nos deixou no ano passado. Nascido com glaucoma congênito, ficou cego aos 23 anos de idade. Foi produtor musical, participou de novelas, já teve uma coluna de fofocas e até já andou de bicicleta, entre outros feitos incríveis. Apesar da grande perda, Dudu deixa como legado sua alegria e a forma bonita como sempre encarou a vida. 

14 – John Bramblitt

Outro grande artista cego que encontrou conforto nas artes é John Bramblitt, pintor que faz muito sucesso no mundo todo. Por causa da epilepsia e doença de Lyme, ficou cego com 20 e poucos anos, mas através da arte, consegue se expressar com muita emoção. Além de pintar, John também faz uma série de workshops em instituições de caridade para ajudar o próximo. 

15 – Ray Charles

Não dá para fechar essa lista sem falar de Ray Charles, o segundo maior cantor de todos os tempos segundo a Rolling Stone. Apesar de não saber a real causa de sua cegueira, muitos acreditam que tenha sido devido ao glaucoma. 

Sua carreira ultrapassou mais de 50 anos e músicas como Georgia On My Mind e Ruby, fizeram sucesso em todo o mundo. Ray faleceu em 2004, mas seu legado foi tão incrível que sua vida virou filme e Jamie Foxx recebeu o Oscar de melhor ator por interpretá-lo nas telonas. 

Diante de tantas histórias emocionantes e inspiradoras desses 15 artistas, podemos perceber que neste mundo, nada é impossível. No entanto, é preciso que as pessoas deficientes visuais sejam respeitadas e tenham mais oportunidades de se expressar, não só por meio da arte, mas em qualquer outro tipo de trabalho que sonhem