8 formas de oferecer apoio a ongs

Sua Imprensa
6 Min Read

Você sabia que doar dinheiro não é a única forma de dar apoio a ongs?

O empreendedorismo social está ganhando espaço e crescendo cada vez mais pelo país. Segundo o IBGE, já há mais de 230 mil Organizações Não Governamentais (ONG) no Brasil, dos mais variados tipos.

Mas, para ajudar o próximo, não é necessário fundar uma ONG, basta ter a iniciativa de fazer a diferença. São diversas as formas de ajudar e dar apoio a ONG, mesmo quando não se tem dinheiro para contribuir financeiramente.

O que é uma ONG e qual a sua importância?

ONGs são organizações de sociedade civil que fazem parte do chamado Terceiro Setor, grupo que abarca as entidades sem fins lucrativos. Em resumo, elas cobrem alguma lacuna que os governos não dão conta de suprir na sociedade.

Auxiliando pessoas em situação de vulnerabilidade, crianças, projetos culturais ou ações de preservação ao meio ambiente, as ONGs possuem a capacidade de chegar em quem precisa e fazer a diferença.

Como surgiram as primeiras ONGs no Brasil

Inicialmente, as ONGs eram sinônimo de trabalho filantrópico religioso. As primeiras Organizações Não Governamentais, segundo Dulce Pandolfi, diretora do Ibase, Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, datam da década de 50 e eram diretamente ligadas com igrejas.

Inicialmente, elas tinham o objetivo de levar educação para quem não tinha condições de bancar escolas privadas.

Desde então, a quantidade de ONGs aumentou substancialmente, chegando a mais de 237 mil entidades (IBGE). Elas variam entre religiosas, hospitais, escolas, associações profissionais, associações ambientais, entre outras.

Como dar apoio a ONGs

Como são entidades sem fins lucrativos, as ONGs sobrevivem de doações e do auxílio de pessoas, empresas e do próprio governo. É possível contribuir de várias formas. Confira abaixo 8 delas:

1. Fazer doações em dinheiro

ONGs também funcionam como empresas. Ou seja, elas precisam de dinheiro para sobreviver. Afinal, impostos, aluguel e custos com a operação não podem ser pagos sem esse recurso.

Arrecadar dinheiro para manter os projetos rodando é o maior desafio das ONGs. Então, se você puder, ajude com uma doação em dinheiro.

2. Levantar uma vaquinha virtual

Não tem dinheiro mas quer ajudar com os custos da ONG? Faça uma vaquinha virtual. Mobilize pessoas a doarem valores em dinheiro para contribuir com uma causa.

Existem várias plataformas virtuais de Crowdfunding (Financiamento colaborativo). Veja alguns exemplos:

  • Apoia.Se
  • Catarse
  • Benfeitoria
  • Crowdfounding
  • Idea.me
  • Kickante
  • entre outros.

3. Divulgar nas redes sociais

Dar visibilidade ao trabalho de uma ONG é uma forma de contribuir. Por isso, compartilhar as ações, campanhas, projetos e até mesmo arrecadar fundos pelas redes sociais é uma boa pedida.

4. Doar roupas

Dê um limpa nas suas roupas e passe para uma entidade que auxilia quem está realmente precisando dessas peças. Além de liberar espaço no seu armário, doar roupas, apesar de parecer um ato simples, gera bastante impacto.

Aquela calça, blusa ou casaco que já não te servem mais (mas que estão em bom estado), podem alegrar e aquecer uma outra pessoa que não tem as mesmas condições financeiras que você.

5. Doar comida

De acordo com o Mapa da Fome das Nações Unidas, mais de 4% da população brasileira sofre com a falta de alimentos. Por isso, se não for fazer falta para você, doe alimentos, de preferência para uma ONG.

Por terem mais contato com a população em situação vulnerável, elas vão saber quem precisa com mais urgência desses alimentos.

6. Doe seu tempo

Esta dica beneficia tanto quem está ajudando quanto quem está sendo ajudado. Além de dar um “up” no currículo, a pesquisadora da ciência da felicidade de Harvard, Nancy Etcoff, comprovou que o trabalho voluntário aciona o sistema de recompensa do cérebro e produz felicidade.

É, também, uma boa pedida para quem quer dar apoio a ONGs, mas não tem dinheiro, roupas ou alimentos para doar. Dar consultorias gratuitas para uma ONG, ministrar capacitações, auxiliar em eventos beneficentes. Todas essas são formas simples, mas relevantes, de contribuir.

7. Mobilize pessoas

Se você não pode doar muito do seu tempo, acha que não tem como ajudar com comida, roupas ou até mesmo dinheiro, você pode ir atrás de quem possa fazer isso.

Faça campanhas de mobilização de voluntários e arrecadação de recursos no seu bairro, ou até mesmo no trabalho. Quem sabe você não encontra pessoas com tanta vontade de ajudar quanto você?

8. Perguntar para a ONG do que ela precisa

Talvez essa seja a forma mais eficiente de dar apoio a uma ONG. Existem algumas ONGs, por exemplo, que já estão com o quadro de voluntários cheio, mas que podem ser ajudadas com a doação de roupas.

Entrar em contato com a entidade e verificar como será a melhor forma de auxiliar fará com que suas energias sejam gastas da forma mais eficiente possível.

Já deu para perceber que as formas de oferecer apoio a uma ONG são as mais variadas. Por isso, não fique parado, coloque a mão na massa e faça a sua parte para tornar o mundo um lugar um pouco melhor para outra pessoa.

Compartilhe esta notícia