OSB encerra temporada 2022 na Cidade das Artes

Chega ao fim a Temporada 2022 da OSB!  A Grande Sala da Cidade das Artes Bibi Ferreira  recebe a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência do maestro Wagner Polistchuk, com programa que justapõe uma obra de Ricardo Tacuchian, um dos mais destacados compositores contemporâneos, e uma cantata de Cyro Delvizio, grande expoente da nova geração. As apresentações contarão com a participação do Coro Sacra Vox e dos solistas Marina Cyrino (soprano) e Igor Vieira (barítono).

As florestas se convertem em fio condutor musical na peça de Ricardo Tacuchian que abre o programa. Com movimentos que se reportam a biomas brasileiros, a Sinfonia das Florestas, para soprano e orquestra, é na realidade uma metáfora de todas as florestas do mundo que estão sob a iminência do desaparecimento. A composição faz uso de textos de Thiago de Mello e de Gerson Valle, conjugando expressividade poética e força musical. Há na sinfonia momentos de beleza contemplativa, que exploram os ruídos hipnotizantes da floresta, mas ela também abriga passagens de grande tensão dramática, que traduzem sonoramente a impassível destruição do meio-ambiente.

A segunda obra do programa é a fantástica Cantata de Ano Novo, para soprano, barítono, orquestra e coro, de Cyro Delvizio. Com uma linguagem musical fluida e acessível – que por vezes incorpora ritmos brasileiros e trejeitos de bossa nova e baião – a obra toma de empréstimo uma série de textos escritos por autores notáveis, de Fernando Pessoa até Vanessa Rocha, passando por Carlos Drummond de Andrade, Mario Quintana, Ferreira Gullar, entre outros. Os poemas são ordenados de maneira engenhosa e cintilam em consonância absoluta com o conteúdo musical. Cria-se assim um arco narrativo que transmite ao ouvinte uma reflexão poética sobre a vida, sobre o tempo, e claro, sobre a virada do ano. O clima otimista da cantata se consuma, sobretudo, na figura da soprano, personificação auspiciosa da esperança.

SERVIÇO:
OSB – Concerto de Fim de Ano
Dias 20 e 21 de dezembro de 2022 (terça e quarta), às 19h30
Local: Cidade das Artes Bibi Ferreira – Grande Sala (Avenida das Américas, nº 5.300 – Barra da Tijuca)
Ingressos à venda na bilheteria da Cidade das Artes e no site Sympla