Rio de Janeiro: balanço parcial da operação Réveillon 2023

Iniciadas no início da semana, as ações de fiscalização e ordenamento da Secretaria de Ordem Pública (Seop) e da Guarda Municipal, em Copacabana, palco da grande festa do Réveillon 2023, se intensificaram nesta sexta-feira

Redacao
Por Redacao
6 Min Read

Iniciadas no início da semana, as ações de fiscalização e ordenamento da Secretaria de Ordem Pública (Seop) e da Guarda Municipal, em Copacabana, palco da grande festa do Réveillon 2023, se intensificaram nesta sexta-feira (30/12). Por conta das restrições de estacionamento da orla, que iniciaram às 18 horas, 86 veículos foram rebocados e 301 foram autuados.

As ações para coibir a presença de ambulantes irregulares e a venda de itens proibidos, como garrafas de vidro, acarretou na apreensão de 661 itens e 75 ambulantes irregulares removidos. Os agentes da Seop e da GM-Rio apreenderam sete caixas de som, um amplificador, quatro botijões de gás, 10 quilos de cabos, bebidas em garrafas de vidro, entre outros.

– Nós fizemos do dia 30 para o dia 31, uma grande operação nas faixas de areia e nas calçadas, dando sequência ao planejamento preventivo para a noite da virada do ano. Também passou a vigorar a proibição de estacionamento na orla de Copacabana, aproximadamente 90 veículos precisaram ser rebocados, mas a maioria das pessoas está colaborando e retirando seus próprios veículos. A gente segue no trabalho de desobstrução do espaço público, considerando o grande público que a gente vai receber aqui em Copacabana, com o foco no ordenamento. Lembrando que é proibida a comercialização de garrafas de vidro nas faixas de areia e a gente também fará uso dos bloqueios para proibir e vetar qualquer tipo de entrada de estruturas na orla de Copacabana. Lembrando também que a Guarda Municipal vai ter as pulseiras para identificação de crianças, para trazer mais tranquilidade aos responsáveis por ocasião da virada do ano – afirma o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Os agentes estão atuando em diversos pontos do bairro para coibir vendas ilegais, retirando os ambulantes não cadastrados das ruas e rebocando os veículos estacionados de forma irregular. Desde esta sexta-feira, o estacionamento ficou proibido em toda a extensão da Avenida Atlântica e nas vias de acesso, e neste sábado os bloqueios começam a partir das 7h.

Nesta sexta, a equipe da Seop também flagrou, em outros pontos da cidade, três vans por mau estado de conservação, um veículo fazendo transporte em lugar não autorizado e uma van pirata. Todos foram rebocados e levados para o depósito público.

Prisão no BRT

Na noite desta sexta-feira, a equipe do Programa BRT Seguro deteve dois homens e uma mulher que furtavam mangueiras de incêndio no BRT Terminal Centro Olímpico. Os agentes foram acionados pelo Centro de Monitoramento da Mobi-Rio e se dirigiram até o terminal para verificar o fato e constataram que as mangueiras haviam sido roubadas. Em comunicação com o Centro de Controle Operacional, os agentes foram informados que os suspeitos estavam embarcados no articulado e que logo em seguida desembarcaram na Estação Rio2 com todo o material. A equipe chegou a tempo na estação identificando os elementos e recuperando as mangueiras. Eles foram conduzidos até a 16ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Esquema Operacional do Réveillon 2023

Ao todo, 1.517 agentes estão trabalhando no Esquema Operacional do Réveillon 2023, sendo 355 guardas municipais exclusivamente no monitoramento e fiscalização do trânsito. A operação contará com apoio de 124 viaturas, entre carros e motos, dez reboques, além dos agentes terem a sua disposição rádios comunicadores e smartphones adquiridos recentemente. Somente nas ações de ordenamento urbano e com foco no bem-estar e segurança dos cidadãos serão 95 postos de atuação da Guarda Municipal na orla e vias de acesso do bairro de Copacabana, com atenção especial a pontos de bloqueio e suporte no entorno dos postos médicos montados pela Secretaria Municipal de Saúde. Também ocorrerá o patrulhamento motorizado na Enseada de Botafogo, onde haverá estacionamento para os ônibus.  Os guardas vão distribuir pulseiras de identificação para crianças que vão participar do espetáculo de fim de ano em Copacabana, na Zona Sul da cidade, no dia 31. O objetivo é prevenir e evitar casos de crianças perdidas e também conscientizar os responsáveis sobre a importância de adotar medidas de segurança em grandes eventos.

A Seop vai contar com oito bases de apoio pelo bairro de Copacabana, sendo uma fixa, e as demais com carros ou motos de apoio, além do patrulhamento ostensivo do Forte de Copacabana até o Leme. A equipe da secretaria vai coibir os ambulantes e carros estacionados de forma irregular, para proporcionar maior fluidez nas ruas e calçadas do bairro, fiscalizar os ambulantes fixos nas faixas de areia, remover veículos piratas, realizar o atendimento às pessoas em situação de rua, além de manter a ordem e segurança dos passageiros nas viagens de BRT com destino às praias.

Participam da Operação Réveillon pela Secretaria de Ordem Pública, agentes da Subsecretaria de Operações, Coordenadoria de Controle Urbano(CCU), Coordenadoria Especial de Transporte Complementar (CETC), a Gerência de fiscalização de estacionamentos e reboques(GFER), além de agentes dos programas Rio+Seguro, BRT+Seguro e Coordenadoria de Ações Territoriais Integradas

Compartilhe esta notícia