'Bom Dia Brasil' e telejornais locais completam 40 anos com programação especial

Divulgação Globo/João Cotta,Marcos Rosa, Estevam Avellar e Mauricio Fidalgo

O ano de 2023 será especial para o jornalismo da Globo, quando o ‘Bom Dia Brasil‘ e os telejornais locais comemoram 40 anos. E as celebrações começam já no início do mês. No ‘Bom Dia Brasil’, a apresentadora Ana Paula Araújo, que este ano também completa 10 anos na bancada do telejornal, vai conversar com duas famílias brasileiras sobre as transformações e os avanços que marcaram as últimas quatro décadas. Reportagem prevista para ser exibida nesta terça-feira, dia 3, vai relembrar grandes acontecimentos do país nesse período. Ou seja, o jornal trará um breve olhar sobre a nossa história recente, pela ótica dos brasileiros.     

Os telejornais locais do Rio de Janeiro e de São Paulo também terão uma programação especial em janeiro para celebrar os seus 40 anos. O ‘Bom Dia Rio‘ comemora a data com uma matéria exclusiva, prevista para o dia 3, e mostra de que forma está presente na vida dos cidadãos com informações úteis e relevantes para a rotina diária, como as condições do trânsito e a previsão do tempo. O caráter de prestação de serviço é a principal característica do telejornal. No mesmo dia, o jornal comandado por Flavio Fachel e Silvana Ramiro, contará com a participação do público nas vinhetas de passagem de bloco, usando o famoso bordão ‘O Bom Dia Rio volta já’.   

RJ1‘ e o ‘RJ2‘ preparam uma série de reportagens especiais para serem exibidas ao longo do mês de janeiro. Enquanto o ‘RJ2’ vai relembrar grandes coberturas, o ‘RJ1’ vai destacar o caráter comunitário do telejornal. A vocação para o conteúdo popular sempre esteve no DNA do jornalismo local da TV Globo.     

No dia 4, o ‘SP2’ começa a exibir uma série de reportagens lembrando o perfil comunitário do jornal e abordando alguns dos principais temas que têm sido muito debatidos ao longo das últimas quatro décadas: moradias/favelização; inflação/economia popular; conquistas/demandas femininas e desafios da mobilidade. As matérias vão contar o que mudou nesse período em relação a cada um desses temas e, por fim, mostrar quem foram e o que fizeram os governantes de São Paulo nos últimos 40 anos – e como a forma de governar a cidade e o estado foi mudando. A equipe do Esporte também produz reportagem sobre a evolução de diversas modalidades esportivas nessas últimas quatro décadas. Já o ‘SP1’ fará uma série de reportagens especiais que serão exibidas em julho, próximo ao aniversário do telejornal.