Dave Gahan, do Depeche Mode: “A música de Bowie transformou algo para mim e me deu a capacidade de acreditar”

O Depeche Mode apareceu no Piano Room da BBC Radio 2, onde tocaram três músicas acompanhadas pela BBC Concert Orchestra, e falaram com o apresentador Gary Davies.

Hello Bet
Hello Bet

Apresentando-se pela primeira vez nos estúdios Maida Vale da BBC, a dupla – Dave Gahan e Martin Gore – teve versões de ‘Walking In My Shoes’, ‘Ghosts Again’ e uma reformulação de ‘Sundown’ de Gordon Lightfoot.

Durante o show, Davies fez algumas perguntas aos ouvintes, uma das quais foi: “Estou realmente interessado em saber se você tem seu próprio ídolo, musicalmente ou não?”

Gahan respondeu: “Sim, quero dizer imediatamente, mesmo quando você está dizendo essa frase, sempre foi e sempre será Bowie. Eu o conheci um pouco também nos últimos anos de sua vida só porque nossas filhas estudaram na mesma escola em Nova York. Então eu o via às vezes e trocávamos um pequeno aceno um para o outro, como pais na escola com filhas.

“Mas sua música transformou algo para mim e me deu a capacidade de acreditar que eu poderia imaginar outra coisa e criar outra coisa e encontrar algum tipo de maneira de navegar pela vida e pela música e sua música sempre faz isso por mim.”

🎧 Ouça na íntegra no @BBCSounds! https://t.co/DUemgjOqGZ

— BBC Radio 2 (@BBCRadio2) 6 de abril de 2023

Em 2017, Gahan se abriu sobre a influência de David Bowie – revelando que ele ‘desabou em lágrimas’ quando ouviu pela primeira vez a notícia de sua morte.

Em entrevista com pedra rolando, Gahan falou sobre como ele “cresceu adorando e vivendo através de” Bowie, antes de conhecê-lo quando suas filhas frequentaram a mesma escola. Quando soube da morte de Bowie, senti como se tivesse perdido uma “conexão pessoal” – descrevendo-a como “uma grande perda”.

Mais tarde naquele mesmo ano, a dupla sentiu um cover gravado no estúdio do clássico ‘Heroes’ de Bowie para marcar o 40º aniversário da música.

“’Heroes’ é a música mais especial para mim no momento”, disse Gahan NME. “Bowie é o único artista com quem estou desde que era adolescente. Seus álbuns são sempre meus preferidos nas turnês e fazer covers de ‘Heroes’ é uma homenagem a Bowie.”

A entrevista do Piano Room foi ao ar no rádio durante uma grande turnê da banda na América do Norte por trás do álbum de retorno ‘Memento Mori’. O Depeche Mode também está agendado para uma turnê na Europa, Reino Unido e Irlanda ainda este ano. Encontre todos os rendimentos restantes para os dados no Reino Unido aqui.

A partir de então, a dupla seguirá para uma segunda etapa de shows na América do Norte entre o final de setembro e meados de dezembro de 2023 (compre aqui).

Em uma crítica de quatro estrelas de ‘Memento Mori’ – o 15º esforço de estúdio do Depeche Mode, que segue o ‘Spirit’ de 2017 – NME disse que o disco é “confortavelmente o melhor álbum deles neste lado do milênio e, mais importante, um testemunho de criatividade e amizade. O mundo da música é mais rico por isso.”

Falando com NME sobre o álbum e o espírito da banda, Gahan disse: “É um espírito de ‘levante-se e faça você mesmo’. Faça do seu jeito e não deixe que lhe digam como fazer. Eventualmente, vai funcionar para você.