27.1 C
Rio de Janeiro
sábado, janeiro 11, 2025
InícioRio de JaneiroPM inaugura na Zona Norte do Rio de Janeiro o Centro de Abastecimento de Insumos de Saúde

PM inaugura na Zona Norte do Rio de Janeiro o Centro de Abastecimento de Insumos de Saúde

A Secretaria de Estado de Polícia Militar (SEPM) do Rio de Janeiro deu mais um importante passo para melhorar o sistema de saúde da corporação: foi inaugurado na sexta-feira (5/5) o novo Centro de Abastecimento de Insumos de Saúde (CAbIS) da Diretoria Geral de Saúde (DGS). Ocupando uma área de 4,1 mil metros quadrados na Rua Bela, em São Cristóvão, Zona Norte carioca, o CAbIS vai centralizar todo o estoque de insumos utilizados pelas unidades de saúde.

Durante a cerimônia de inauguração, o secretário da SEPM, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, lembrou que a entrega do novo espaço representa mais um sonho realizado pela corporação na área de saúde.

– No ano passado, conseguimos efetivar a contratação temporária de profissionais de saúde para reduzir o déficit de médicos, técnicos de enfermagem e tantas outras especialidades. Agora, estamos centralizando o acondicionamento de insumos e abrindo espaço em nossas unidades de saúde para ampliar o atendimento – disse o coronel Henrique.

O CAbIS trará benefícios tanto para os gestores da DGS como para os policiais militares e dependentes que utilizam o sistema de saúde da Corporação via Fuspom (Fundo de Saúde da Polícia Militar). Assessor-Chefe da Assessoria Especial da DGS e agora responsável pelo CAbIS, o tenente-coronel farmacêutico Brunno de Andrade enumera alguns dos benefícios proporcionados pela nova unidade:

– De ponto de vista de gestão, teremos maior controle dos estoques de insumo, passaremos a centralizar o sistema de compra e haverá uma melhoria muito grande das condições de acondicionamento dos itens destinados a hospitais e policlínicas da corporação – explica oficial farmacêutico.

A comandante da Diretoria Geral de Saúde (DGS) da PM, coronel Lenise Durão Uchoa, lembra que o CAbIS vai ampliar a capacidade de atendimento em todas as unidades de saúde, como consequência da abertura de novos espaços físicos, antes ocupados por depósitos de insumo descentralizados.

– Além dos benefícios de gestão administrativa, ganharemos mais espaço físico para prestar atendimento aos policiais militares e dependentes.

Somente no Hospital Central da Polícia Militar, por exemplo, serão desocupadas 11 salas após a criação do CAbIS, informa a coronel Lenise. Assim como no HCPM, os antigos depósitos das unidades de saúde passarão por obras de reforma para serem transformados em local de atendimento médico-hospitalar.

Os números demonstram a importância da área de saúde da SEPM. Ao longo de 2022 e dos quatro primeiros meses de 2023, as unidades de saúde da corporação realizaram mais de 180 mil atendimentos ambulatoriais. No mesmo período, foram realizadas 4.729 cirurgias nos dois hospitais – HCPM e HPMNiterói.

Relacionadas

Parimatch Cassino online

Confira outros assuntos:

Mais Lidas