Com muito forró, carimbó e ritmos juninos do Brasil, vem aí, nos dias 10 e 11 de junho de 2023, o Arraiá do CCBB, uma festança com o melhor das tradicionais festas juninas, como barraquinhas de comidas típicas, trios de forró pé-de-serra, quadrilhas e outras atrações musicais para celebrar a cultura popular brasileira. O evento é gratuito, com atividades para todas as idades, e vai das 10h às 18h30, no Foyer e na Rotunda do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ), na Rua Primeiro de Março, 66, Centro.
Com realização do Centro Cultural Banco do Brasil e produção do Festival CasaBloco, o Arraiá do CCBB apresenta atrações como: Forró da Taylor, Silvan Galvão & Carimbloco, Cassiano Beija-Flor, Caraforró e as quadrilhas Gonzagão do Pavilhão e Geração de Ouro.
“As festas juninas marcam o calendário cultural não só do Rio de Janeiro, mas de várias cidades do Brasil. É muito importante garantir a visibilidade das expressões culturais populares das mais diversas origens e o CCBB está sempre de portas abertas para receber todos os públicos, movimentando a região central da cidade e oferecendo uma programação completa para o carioca aproveitar essa época do ano tão animada”, comenta Sueli Voltarelli, Gerente Geral do CCBB RJ.
Os visitantes entrarão pela porta principal e passarão por um corredor de sabores, formado por barraquinhas de comidas típicas, como pamonha, maçãs do amor, canjica, arroz doce, caldos e outros produtos típicos das regiões Nordeste e Norte. Na barraca de artesanato, os visitantes encontrarão acessórios e produtos como chapéus e estandartes.
A cenografia será uma atração à parte, inspirada na obra de Espedito Seleiro, artesão cearense, uma referência internacional na arte em couro, e também na literatura de cordel. A curadoria é da jornalista e produtora de eventos Rita Fernandes.
“Procuramos juntar o que há de mais representativo na cultura popular junina para organizar esse Arraiá do CCBB, baseados em nossa experiência no festival Casabloco. O carnaval e os festejos juninos são as duas mais importantes festas populares do Brasil. E o Arraiá do CCBB será em um espaço privilegiado, no Centro do Rio de Janeiro, com uma experiência única para as famílias passarem um dia inteiro. É para chegar no início da manhã e aproveitar muito até a noite”, explica Rita Fernandes, curadora do evento.
E a programação do CCBB não para: exposições, cinema, teatro e programa educativo abrem um grande leque de opções para os visitantes. No segundo andar, outro cearense espera o público para conferir um panorama de sua obra na exposição “Sérvulo Esmeraldo: linha e luz”. O Museu BB permanece aberto com as mostras permanentes “Do sal ao digital: o dinheiro na coleção Banco do Brasil” e “O Banco do Brasil e sua história” e a temporária “Amazônia – memória presente”. No cinema, as sessões de “El Camino” fazem os espectadores viajarem pela América do Sul. E os três teatros oferecem espetáculos para diversos grupos, com Azul, Nenhum de nós mente ou finge e O universo está vivo como um animal.
Para animar ainda mais o térreo do CCBB, o Programa CCBB Educativo oferece um Laboratório de Gravura, sábado e domingo, das 11h às 17h. A técnica artística utilizada para ilustrar as capas dos famosos folhetos de cordel nordestino será fonte de inspiração, e os arte-educadores convidam o público para a composição de imagens criativas e originais que poderão ser levadas para casa.
AS ATRAÇÕES
Forró da Taylor
Em meados de 2017, quatro seres vivos resolveram fazer uma roda de forró sem compromisso, em uma escadaria, em frente à casa em que moravam na Rua Taylor, situada na Lapa, Rio de Janeiro. Forró em uma escadaria? Sim, o Forro da Taylor tem esse jeitinho diferenciado e cativante de fazer forró. Sempre primando por um ambiente plural e acolhedor, encantou os amigos e amigas; também musicistas que por lá passaram com suas contribuições musicais, os curiosos, os amantes de forró e aí, sim, tiveram problema! Uma loucura abraçada e aclamada é um perigo: aquele espaço não comportava mais o público que crescia a cada evento. Dessa forma, a roda precisou de mais espaço, sendo, então, realizada na praça Glauce Rocha, localizada em Santa Teresa. E contou, também, com a chegada de mais três músicos. O resultado foi mais sucesso, mais público e nova procura por lugares que comportassem aquele BUM de emoções.
Silvan Galvão & Carimbloco
O Carimbloco é liderado pelo cantor, compositor e percussionista Silvan Galvão, mestre de carimbó do Pará, e reúne percussionistas, banjistas, sopristas e dançarinos dedicados e empenhados em aprender e difundir a riquíssima cultura musical do norte do país. No repertório, além do carimbó, há espaço para outros ritmos amazônicos como as toadas de boi do Pará e de boi de Parintins e banguês. A parede percussiva traz instrumentos típicos: curimbós, maracas, barricas e caixas de marabaixo. O Carimbloco estreou no carnaval de 2017 e reuniu 2000 pessoas no Aterro do Flamengo.
DJ Cyro
Veterano da cena musical brasileira, com mais de 25 anos de carreira, Cyro é conhecido por tocar hits nacionais & internacionais. Ao longo da carreira, Cyro se apresentou em três continentes, em programas de TV e com os maiores nomes da MPB, como Gilberto Gil, Alceu Valença, Lulu Santos, Marcelo D2, Alcione, Diogo Nogueira, Moraes Moreira, Martinália e Fernanda Abreu, entre outros.
Cassiano Beija Flor
Natural de Café do Vento, na Paraíba, Cassiano Beija Flor é conhecido por tocar o tradicional Forró Pé de Serra, pela harmonia de seu som e pelo repertório repleto de clássicos da música nordestina. Na companhia do irmão Luciano e dos amigos Paulo Carrapeta e Josaniel, Cassiano já levou seu ritmo pelo Brasil e a países europeus, tendo como inspiração a música de Luiz Gonzaga e de Dominguinhos.
Caraforró
O intérprete performático Caraforró canta grandes sucessos do sertão nordestino, músicas que influenciaram a história da MPB. Expressão da moderna música nordestina, o Caraforró é um personagem criado pelo potiguar Gilberto Teixeira, que se destaca a partir da adoção de novas tecnologias e a evolução das cordas e percussões.
Quadrilha Gonzagão do Pavilhão
Fundada em 2008, em São João do Meriti, na Baixada Fluminense, e é a quadrilha junina oficial do Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, a Feira de São Cristóvão. A Gonzagão do Pavilhão é das maiores vencedoras dos concursos de quadrilhas do Rio de Janeiro. Ao longo dos anos, a quadrilha foi integrada por mais de 1500 jovens.
Quadrilha Geração de Ouro
Fundada por um grupo de amigos, em 2014, em São João do Meriti, a Geração de Ouro já fez mais de 400 apresentações. Ao longo dos últimos nove anos, mais de 300 integrantes já passaram pela quadrilha, uma das mais tradicionais e vencedoras do Rio de Janeiro.
Programação
SÁBADO – 10/06
10h – Feira / playlist
11h ÀS 12h30 – Caraforró (trio forró pé de serra)
12h30 às 14h – DJ Cyro
14h às 15h30 – Gonzagão do Pavilhão (quadrilha)
15h30 às 17h – DJ Cyro
17h às 18h30 – Silvan Galvão & Carimbloco
DOMINGO – 11/06/23
10h – Feira / playlist
11h às 12h30 – Cassiano Beija-Flor (trio forró pé de serra)
12h30 às 14h – DJ Cyro
14h às 15h30 – Geração de Ouro (quadrilha)
15h30 às 17h – DJ Cyro
17h às 18h30 – Forró da Taylor
Serviço
Arraiá do CCBB
Datas e horários: Dias 10 e 11 de junho de 2023 (sábado e domingo), das 10h às 18h30
Local: Centro Cultural Banco do Brasil
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro
Contato: (21) 3808-2020 | [email protected]
Mais informações em bb.com.br/cultura
Siga o CCBB nas redes sociais:
twitter.com/ccbb_rj | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj
Evento Gratuito
Classificação livre
Não é necessário retirar ingresso.
SOBRE O CCBB RJ
Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro representa o início do investimento do Banco do Brasil em cultura. O CCBB RJ está instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. Marco da revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro, o Centro Cultural mantém uma programação plural, regular e acessível, nas áreas de artes visuais, cinema, teatro, dança, música e pensamento. O prédio dispõe de 3 teatros, 2 salas de cinema, cerca de 2 mil metros quadrados de espaços expositivos, auditórios, salas multiuso e biblioteca com mais de 250 mil exemplares. Os visitantes contam ainda com restaurantes, cafeterias e loja, serviços com descontos exclusivos para clientes Banco do Brasil. O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de segunda a sábado, das 9h às 21h, no domingo, das 9h às 20h, e fecha às terças-feiras. Aos domingos, das 8h às 9h, o prédio e as exposições abrem em horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017).