Píer do Caju e praças na Zona Norte passam por revitalização

Acompanhado da secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi, Eduardo Paes mostrou aos moradores como serão as obras do píer da Rua Circular

Redacao
Por Redacao
6 Min Read

O prefeito Eduardo Paes deu início, neste domingo (2/7), às obras de revitalização do Píer do Caju, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. E, na Zona Norte, entregou áreas de lazer totalmente revitalizadas em dois bairros da região: a Praça Itapevi, no Engenho de Dentro, e a Praça da Quadra do Barrinho, em Parada de Lucas. O prefeito anunciou, ainda, as obras de requalificação da Praça Nossa Senhora do Amparo, em Cascadura.

– Uma cidade é feita de grandes intervenções, mas também de pequenas ações. O Engenho de Dentro é um dos bairros simbólicos do subúrbio carioca, que mostra a integração das famílias. É importante estarem bem cuidados estes espaços de convívio que são as praças. No Píer do Caju, essa não é uma intervenção simples, demanda mais tempo, mas finalmente estamos começando essa obra aqui, que interessa principalmente aos pescadores – afirmou Eduardo Paes.

Acompanhado da secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi, o prefeito mostrou aos moradores como serão as obras do píer da Rua Circular. Construída em concreto armado, a estrutura, em seu estado atual apresenta risco para a população devido ao desgaste natural. A reforma inclui a demolição e reconstrução total da laje, das vigas e dos pilares do píer, bem como serviços de acabamento e pintura. A previsão é que as obras sejam concluídas no primeiro trimestre de 2024.

– Vamos fazer uma recuperação estrutural completa, pois o píer está muito deteriorado, apresentando muita armadura exposta e com uma capacidade menor. Então, vamos intervir aqui com a Coordenadoria Geral de Projetos, ligada à Secretaria de Infraestrutura, para devolver esse equipamento aos pescadores com toda a segurança que eles merecem para trabalhar – explicou Jessick Trairi

A reforma do píer inclui a demolição e reconstrução total da laje – Fabio Motta/Prefeitura do Rio
A reforma do píer inclui a demolição e reconstrução total da laje – Fabio Motta/Prefeitura do Rio

Novas áreas de lazer na Zona Norte

A Praça da Quadra do Barrinho, na Rua Antônio de Araújo Gomes, próximo à Avenida Brasil, em Parada de Lucas, ganhou uma Academia da Terceira Idade, recebeu a revitalização da quadra poliesportiva, instalação de mesas e bancos em concreto, além de um playground novo.

A Praça da Quadra do Barrinho também foi reformada pela Prefeitura – Fabio Motta/Prefeitura do Rio
A Praça da Quadra do Barrinho também foi reformada pela Prefeitura – Fabio Motta/Prefeitura do Rio

Já na Praça Itapevi, situada na esquina das ruas Itapema e Jurunas, no Engenho de Dentro, foram executados os serviços de recuperação do piso em saibro, das golas de árvores e da calçada no entorno da área de lazer.

– As praças são locais onde uma tradição da Zona Norte é preservada, que é a criação de laços de sociabilidade. Por isso, revitalizamos essas praças para que a tradição seja repassada para as novas gerações. Na Praça Itapevi, criamos área de eventos e instalamos ainda câmeras de segurança com comunicação com o Centro de Operações – ressaltou o subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz.

A Praça Itapevi também recebeu o kit playground, feito pela Comlurb, com brinquedos em eucalipto. Houve ainda pintura e reparo em brinquedos e peças de mobiliário urbano, como mesas e bancos de concreto e de troncos, feitos pela Oficina de Troncos da Companhia, com madeira aproveitada das operações de poda.

O trabalho teve apoio do novo caminhão do Programa de Revitalização de Praças, equipado para a manutenção dos espaços de lazer de forma mais rápida e eficiente. Esse é o segundo espaço revitalizado nos mesmos moldes – o primeiro foi o Baixo Bebê, na Lagoa Rodrigo de Freitas.

– Aumentamos muito nossa capacidade de manutenção e revitalização de praças. A Praça Itapevi é mais uma que entregamos. Colocamos os brinquedos com madeira de eucalipto, uma novidade que estamos colocando na cidade. E os bancos são de madeira reaproveitável das podas de árvores – disse o presidente da Comlurb, Flávio Lopes.

Morador do Engenho de Dentro desde que nasceu, Fernando Nascimento agradeceu o empenho da Prefeitura na revitalização do espaço. E afirmou que a praça será muito bem aproveitada por toda a sua família. Ao lado do marido e dos filhos Aládé, de 3 anos, e Oníyè, de quatro meses, Vanessa Andrade também estava feliz com a reforma da área de lazer.

– Eu, como mãe, só tenho a agradecer. As crianças precisam desse espaço livre, essa qualidade de vida. Precisamos poder usufruir de tudo isso aqui. E, nosso papel como comunidade, é conservar esse bem público que é de todos nós.

Praça maior, com quadra poliesportiva e anfiteatro

Em Cascadura, o prefeito Eduardo Paes anunciou, ainda, o início das obras de requalificação da Praça Nossa Senhora do Amparo. O projeto, feito pela Secretaria de Conservação, vai aumentar o espaço útil em 200 metros quadrados, deixando a área total com 2.750 metros quadrados, além da modernização sua estrutura.

Atendendo a demandas antigas da região, a praça terá quadra poliesportiva, Academia da Terceira Idade, anfiteatro multiuso e mesas e bancos em concreto. Haverá ainda um oratório e calçada que também funciona como pista para exercícios – cinco voltas equivalem a um quilômetro percorrido. O playground será cercado para garantir a segurança das crianças.

Compartilhe esta notícia