Primavera Sound não voltará a Madri em 2024

Redacao
Por Redacao
5 Min Read

O Primavera Sound não regressará a Madrid no próximo ano, confirmem os seus organizadores.

LEIA MAIS: Revisão do Primavera Sound Barcelona 2023: um retorno que vale a pena gritar Embora o festival espanhol ocorra em Barcelona desde 2001, este ano foi o primeiro ano em que se tornou um evento em dois locais, com o mesmo line-up tocando em ambos os locais.

Agora, foi confirmado que o festival não acontecerá na capital espanhola no próximo ano devido a vários problemas com sua edição inaugural.

“Apesar de tanto a cidade de Madrid como toda a região nos receberam de braços abertos, com um calor que se refletiu nas instituições, nos agentes culturais e claro no público, as dificuldades externas que o festival teve de enfrentar na reta final da pré-produção deram origem a um dos acontecimentos mais complicados que o Primavera Sound alguma vez teve de enfrentar”, disse Almudena Heredero, diretora do Primavera Sound Madrid, em comunicado de imprensa.

“E hoje, às vésperas de 2024, a cidade não tem um local capaz de receber um evento dessa magnitude e formato em termos de demanda de público, exigência de produção e espetáculo musical.

“Em consequência, embora a avaliação do festival tenha sido mais do que satisfatório a nível musical, as expetativas que não foram correspondidas e a experiência dos festivaleiros devido a vários aspetos logísticos não foi o desejado. Dentro da Ciudad del Rock, viva um festival cheio de grandes momentos musicais, mas não estamos alheios aos abortos. E isso leva-nos a entender que, agora, não estão reunidas as condições para que Madrid tenha um Primavera Sound como merece em 2024”.

O dia de abertura do Primavera Sound Madrid teve de ser cancelado devido a questões de segurança impostas pelo mau tempo. Os atos que se apresentarão no dia de abertura incluem Blur, Yard Act, Halsey, Le Tigre, Turnstile e muito mais.

Som Primavera. Crédito: Xavi Torrent/WireImage. Em março, o organizador da Primavera, Joan Pons, disse NME que decidiu lançar um festival irmão em Madrid devido ao local – a Ciudad del Rock de Arganda Del Rey – ser “como um local de sonho” para o evento.

Ele acrescentou: “Nós nos sentiríamos meio tolos se não aproveitássemos isso. provavelmente será melhor que o de Barcelona porque foi construído para receber festivais. O site de Barcelona é gerado, icônico e faz parte do nosso legado, mas todos os anos temos que adaptá-lo para nós.”

Pons também abordou as muitas questões do festival Primavera Sound do ano passado, em Barcelona, ​​​​que sofreu problemas relacionados a questões de bar, grandes filas, superlotação e acesso à água no dia da abertura. No segundo dia, o festival respondeu, citando problemas com as “vítimas” do COVID e outras questões logísticas.

“A questão é que pedimos desculpas logo no primeiro dia”, disse Pons, relembrando o festival. “O comportamento das pessoas quando estão no festival pode ser previsível, mas muitas vezes é surpreendente. Ano passado foi o primeiro grande festival depois de três anos de pandemia e de repente, todas as pessoas que tinham conseguido apareceram lá pela primeira vez no momento em que estavam abrindo as portas.

“Nós pensamos, ‘Uau, isso é muita gente para esta hora do dia’. Tive alguns problemas com as barras, mas consertamos no mesmo dia. Isso não significa que não precisamos nos desculpar – claro, precisávamos nos desculpar no segundo dia. Se você pensa em todo o evento, foram 12 dias de festival com apenas um dia de problemas. Estamos orgulhosos de nós mesmos por sermos tão reativos e ouvirmos as pessoas tão rapidamente.”

A edição de Barcelona do Primavera Sound retornará de 30 de maio a 2 de junho de 2024.

Assuntos:
Compartilhe esta notícia