O festival de 1975 na Malásia foi interrompido depois que Matty Healy criticou as leis anti-LGBTQ e beijou o baixista no palco

Redacao
Por Redacao
6 Min Read

O festival de 1975 foi interrompido na Malásia depois que o vocalista Matty Healy criticou o governo do país por suas leis LGBTQ+ e beijou o baixista da banda no palco.

Durante sua atração principal no Good Vibes Festival em Kuala Lumpur na sexta-feira, 21 de julho, Healy fez um discurso atraente o governo da Malásia por sua postura linha-dura em relação aos direitos dos homossexuais.

“Eu cometi um erro. Quando estava agendando shows, eu não estava olhando para isso. Não vejo sentido, certo, não vejo sentido em convidar The 1975 para um país e depois nos dizer com quem podemos fazer sexo”, disse Healy.

Ele continuou: “Sinto muito se isso te ofende e você é religioso e faz parte da porra do seu governo, mas seu governo é um bando de retardados e eu não me importa mais. Se você puxar, eu vou puxar de volta. Eu não estou com disposição, não estou com disposição.

Mais tarde, Healy disse à multidão que a noite não apresentaria um conjunto de seu material mais “edificante” devido à sua confissão.

aqui está o resto antes da falha ao vivo pic.twitter.com/4WyJ8vBMGo

— aphex twink (@aphexmaxim) 21 de julho de 2023

Simplesmente Matty Healy banido de por os pés na Malásia agora também pic.twitter.com/gz3JYTy7VN

— priscila (@lacisivy) 21 de julho de 2023

“Infelizmente, você não recebe um monte de canções edificantes porque estou furioso e isso não é justo com você porque você não representa seu governo”, disse ele. “Porque vocês são jovens e tenho certeza que muitos de vocês são gays, progressistas e legais. Então eu deixeii o show ontem e conversamos e dissemos ‘Sabe de uma coisa? Não podemos decepcionar essas crianças porque elas não são o problema’.”

Ele acrescentou: “Mas, eu já fiz isso antes, fui para um país onde, não sei o que diabos é isso? Ridículo. É ridículo dizer às pessoas o que elas podem fazer com isso e aquilo [points to groin and mouth] e se você quiser me convidar aqui para fazer um show, pode se foder. Vou pegar seu dinheiro, você pode me banir, mas já fiz isso antes e não me sinto bem e estou ferrado.”

Imagens feitas por fãs que admiraram que após seu discurso, o baixista Ross MacDonald foi até ele e os dois esperaram a se beijar. Depois de sua sétima música, ‘I Couldn’t Be More In Love’, Healy disse à multidão que eles tinham que ir, alegando que a banda havia “acabado de ser banida de Kuala Lumpur”. O 1975 então deixou o palco.

Desde então, o Good Vibes Festival apresentou uma declaração oficial afirmando que “se arrepende[ted]” o definido foi interrompido devido ao “não cumprimento das diretrizes de desempenho locais”.

“O Good Vibes Festival sempre se satisfez a fornecer experiências musicais e agradecemos sinceramente o seu apoio contínuo”, acrescentaram. “O Good Vibes Festival 2023 automatizado conforme programado e esperamos ansiosamente sua presença no sábado e no domingo.”

O festival acrescentou: “Para aqueles que compareceram na sexta-feira, 21 de julho de 2023, entendemos sua decepção. Se você tiver uma pulseira de sexta-feira para um único dia, agora poderá participar do festival no sábado ou no domingo – basta apresentar sua pulseira de sexta-feira para um único dia na entrada principal para entrar. Espero vê-lo em breve.”

A lei da Malásia criminaliza a atividade sexual entre pessoas do mesmo sexo, com seu código penal criminalizando “relações carnais contra a ordem da natureza” e atos de “indecência grosseira”.

Esta não é a primeira vez que Healy se manifesta contra as leis anti-LGBTQ em outro país. Em 2019, a cantora beijou um fã durante um show em Dubai, desafiando as rígidas leis anti-LGBTQ do estado árabe.

Imagens do momento apreciado Healy convidando o fã a abraçá-lo, antes que os dois se beijem rapidamente. A homossexualidade é ilegal em Dubai e é punível com até 10 anos de prisão.

Postando no Twitter após o show, ele escreveu: “Obrigado Dubai, você foi incrível. Não acho que posso voltar devido ao meu ‘comportamento’, mas saiba que eu te amo e não teria feito nada diferente se tivesse uma chance novamente.

Ele acrescentou: “Mas quem sabe talvez eles me deixem voltar, espere vamos para ver.”

O 1975 ainda não emitiu mais comentários sobre o incidente na Malásia. A turnê asiática da banda continua com uma data em Jacarta no domingo, 23 de julho, antes de algumas datas na América do Norte. Eles foram recentemente convocados como headliners substitutos de Lewis Capaldi no festival Reading & Leeds no próximo mês no Reino Unido, onde apresentarão seu álbum de estreia autointitulado na íntegra para comemorar seu 10º aniversário.

Assuntos:
Compartilhe esta notícia