Luiza & Pedro – Foto de Bruno Braz
Afastados dos palcos desde a pandemia, o duo Luiza & Pedro – formado pela cantora e compositora Luiza Sales e pelo pianista e compositor Pedro Carneiro Silva – retornará em grande estilo, homenageando a obra de Paulo Malaguti com o show inédito, intimista e em formato voz e piano, “Música Sim”. Será no dia 11 de agosto, sexta, às 19h30, na Sala Municipal Baden Powell, em Copacabana.
Falando de amor com bom humor e sagacidade, trazendo aspectos banais do cotidiano de um jeito instigante e buscando inspiração nos fatos mais corriqueiros (e apaixonantes) da vida, a obra de Malaguti sempre fez muito sentido para Luiza Sales e Pedro Carneiro Silva, por isso, o duo escolheu homenagear o também amigo, conhecido entre os íntimos como Paulinho Pauleira. No repertório, canções como “Gaivota na Ponte”, “Gostaria te Encontrar” e “Música Sim”, que dá título à apresentação.
“As canções do Malaguti falam de amor, do ser humano e também trazem cenas e causos do cotidiano carioca. E ele faz isso de um jeito brincalhão, que deixa tudo mais leve e divertido. Por isso, a gente escolheu esse repertório. Essa abordagem, esse jeito leve de falar da vida, de falar de amor, tudo isso tem a ver com a gente”, explica Luiza Sales.
No show, o duo apresentará as suas versões para as composições do compositor, cantor, arranjador e pianista, que também é fundador dos grupos vocais Céu da Boca e Arranco de Varsóvia, e que integra o MPB4 desde 2012. Como arranjador e pianista, Malaguti trabalhou com Nana Caymmi, Danilo Caymmi, Nelson Gonçalves, Roberta Sá, Adriana Calcanhoto, Simone, João Donato, entre outros nomes tarimbados.
“A proposta do show é apresentar e também popularizar o refinado repertório de autoria de Pauleira, que não é muito conhecido do grande público”, diz Pedro Carneiro Silva.
O duo Luiza & Pedro iniciou sua trajetória musical na Índia, onde fez sua primeira apresentação no Sofar Sounds de Nova Déli, em 2016. Colegas de faculdade, por coincidência, estavam viajando em lugares próximos na mesma época. Pouco tempo depois, a união musical se estendeu à vida e eles começaram a namorar. Em 2023, se casaram. A parceria de anos rendeu singles, o álbum “Versos do Capitão” (2017) e o EP “Gostaria te Encontrar” (2019), que além de canções autorais, já trazia faixas de Malaguti, uma constante referência musical entre os dois.
“Música Sim” marcará o retorno do duo, em um show intimista e que evidencia a química e a dinâmica entre os artistas, além do processo artesanal de criação musical, outra similaridade com a obra de Malaguti.
“Nós fazemos música de um jeito totalmente artesanal, devagar, pensando em cada detalhe, em cada nota, cada letra. Por isso optamos pelo formato piano e voz, que deixa o público bem pertinho da gente. Nos tempos acelerados de hoje, em que a produção musical está muito mais tecnológica, esse jeito de fazer música está perdendo espaço. Mas é a nossa visão. É esse tipo de música que acreditamos”, explica Luiza.
Obra de Malaguti também reflete a história de amor dos artistas A obra de Malaguti também reverbera na própria relação amorosa de Luiza e Pedro. A canção “Gostaria te Encontrar”, por exemplo, está no repertório do duo desde o início.
“Essa música foi uma das primeiras que fizemos e que criamos um arranjo de duo. Talvez uma das primeiras músicas que a gente tenha tocado juntos. Ea fala sobre um encontro de duas pessoas, que estão ali conversando, vivendo uma intimidade”, lembra Pedro Carneiro Silva, com carinho.
O repertório do show contará ainda com “Tens Mãe?”, “Atravessar”, “Obstinada”, “Cordão de Prata” (letra de Helena Jobim), “Lágrima” (que tem letra de Luiza Sales), “Santo Samba” (letra de Moyseis Marques), “Tom da Despedida” (parceria com Moacyr Luz), “Três Dias de Ventania” (parceria com Leoni) e “Na Panela pra Dançar” (parceria com Valmir Vignolli).
“Faz tempo que não vemos o público, então estamos muito animados e com esse espírito de retomada, de ver nossos amigos, de cantar no Rio de Janeiro e de homenagear um grande artista”, conclui Luiza.
LUIZA SALES: Cantora, compositora e produtora cultural, Luiza Sales é Mestre em Contemporary Performance pela Berklee College of Music. Lançou seu primeiro álbum solo, “Breve Leveza”, em 2012. Após viver na Espanha dois anos, regressou ao Brasil onde lançou “Aventureira”, em 2015. Foi integrante da primeira formação do sexteto vocal Ordinarius, com quem gravou os álbuns “Ordinarius” (2012) e “Rio de Choro” (2015) e realizou turnê pela Alemanha. Criadora do projeto “Meninas do Brasil”, divulgou o trabalho de mulheres compositoras entre 2015 e 2018, recebendo prêmio Rumos Itaú Cultural e realizando também filmagens em Berlim, na Alemanha, com artistas de 6 países.
PEDRO CARNEIRO SILVA: Pedro Carneiro Silva é mestre em Piano Jazz pela Escola Superior de Música de Lisboa. Lançou em 2017 o CD “Água Verde”, com suas composições instrumentais em duo com o clarinetista Fred Cavaliere. É criador do projeto “Free Seat”, em parceria com o cineasta Ardalan Aram, tendo realizado performances musicais em espaços urbanos em Portugal, Alemanha e Brasil. O projeto foi premiado pelo Rumos Itaú Cultural. Como pianista e compositor já colaborou com artistas como Mishka Adams (Inglaterra), Sid Jacobs (EUA), Lalitha Nandini (Índia). Em 2022 foi selecionado pelo programa Musicians in Residence do British Council. Em 2023, Pedro é artista convidado da Bienal de Tóquio, no Japão, onde também apresentará o projeto Free Seat em setembro.
SERVIÇO:
Música Sim – Luiza & Pedro Data: 11/08/2023 – sexta-feira Horário: 19h30 Local: Sala Municipal Baden Powell Endereço: Av. Nossa Senhora de Copacabana 360 Ingressos: R$40 (inteira) | R$20 (meia para idosos, estudantes, moradores do Rio, e outros casos previstos em lei) Livre. Ingressos à venda na bilheteria do teatro ou no site Imply. SIGA LUIZA E PEDRO:
Spotify: https://open.spotify.com/artist/4cqSoF0DHivwict8jjKnIP
Instagram: https://www.instagram.com/luizapedromusic/
YouTube: https://www.youtube.com/@LuizaPedroMusic