Agosto na Livraria da Vila é marcado por lançamentos e sessões de autógrafos

Abertos ao público, eventos contam com a presença de grandes nomes da literatura e do universo livreiro, como Pedro Pacífico, Tati Bernardi e Luluca

Uma das mais uma das mais completas e inovadoras redes de livrarias do país, a Livraria da Vila oferece extensa programação cultural gratuita no mês de agosto. Além da tradicional feira em parceria com a Ciranda Cultural, que acontece nas unidades do Shopping Eldorado (SP) e Aurora Shopping Londrina (PR), há ainda lançamentos, sessões de autógrafos e bate-papo com grandes nomes do universo literário. Entre os títulos estão obras de estilos diversos e para todos os gostos.

Hello Bet
Hello Bet

A programação começa com lançamento e sessão de autógrafos de Luluca- Sonhar e Realizar, no sábado (12), na unidade do Shopping Center Norte. No livro, a Youtuber vai participar de uma feira escolar em que o objetivo é apresentar o que e quem você quer ser. E a professora lançou um desafio extra: “experimente ser algo que não imaginaria ser”. Arqueóloga, mergulhadora, confeiteira, cientista… As opções são infinitas. Que ela ama animais, redes sociais e música, todos já sabem, mas e se a Luluca fosse veterinária ou social media?! Para ajudá-la na missão, ela conta com dezoito cartas especiais, que podem ser recortadas e usadas nas atividades do livro.

Ainda no sábado (12), a loja da Fradique Coutinho recebe a psicanalista e escritora best-seller Ana Suy para sessão de autógrafos de Não pise no meu vazioda Editora Planeta. No livro, dividido em três partes – do que preenche, do que esvazia e do que preenche e esvazia ao mesmo tempo –, a escritora reflete sobre os excessos, as faltas, o vaivém da vida, o amor, o ódio e a dor. Com linguagem simples, mas sem renunciar à profundidade, os poemas de Ana Suy percorrem caminhos sobre o que preenche e esvazia a alma com estilo leve e marcante.

No dia 16, quarta-feira, também na Fradique, é a vez de Fayda Belo lançar Justiça para Todas – O que toda mulher deve saber para garantir seus direitosAdvogada especialista em crimes de gênero, Fayda escreveu um manual criminal para ajudar todas as brasileiras diante de dados alarmantes: a cada minuto, 14 mulheres são agredidas com tapas, pontapés e socos, e a cada 6 horas, uma mulher é morta no Brasil. De maneira didática e simples, elucida o histórico de discriminação contra mulheres, bem como cada crime do qual costumeiramente são vítimas, apontando o caminho da denúncia e de redes gratuitas de apoio e amparo a vítimas de violência. Mais do que um mero guia, o livro cumpre o papel de mostrar que independentemente de classe, raça, religião, profissão, orientação sexual ou identidade de gênero, a justiça é para todas.

Na quinta-feira, dia 17, a unidade do Shopping JK Iguatemi, será o palco para a estreia de Pedro Pacífico como escritor. Em Trinta segundos sem pensar no medoo “Bookster”, como é conhecido, entrelaça momentos cruciais de sua vida com os livros que o acompanharam na jornada de autoaceitação, revelando ainda como a pressão para que se enquadrasse em um modelo de vida que não lhe cabia acabou desencadeando um quadro de sofrimento e ansiedade. A obra combina memórias pessoais e reflexões sobre leituras, revelando como os livros tiveram papel fundamental na construção da identidade do autor. Referência entre os produtores de conteúdo literário nas redes sociais, com quase meio milhão de seguidores no Instagram, Pedro também mostra como o hábito de leitura é uma boa ferramenta para lidar com a ansiedade e a dependência pouco saudável da internet.

E no domingo, 20 de agosto, a consagrada escritora Tati Bernardi estreia na literatura infantil, com o lançamento de O mundo é de todo mundo, na unidade da Fradique Coutinho. Inspirado na filha da autora, o livro conta a história da personagem Margarida, uma menina que começa a perceber que o mundo não é só dela. Passeando com a mãe, Margarida quer muitas coisas: brincar no balanço sempre que quiser, passar à frente de outras pessoas, entre outras coisas, sempre em busca de prioridade. E, por mais que a mãe explique, Margarida ainda não entende por que, afinal, o mundo não é só dela. Tati explora, com a irreverência já tão conhecida de seus textos, e ilustrações de Talita Hoffmann, a importância de perceber o outro ao seu lado.

Confira a programação cultural completa no blog da Vila (blog.livrariadavila.com.br/eventos/).Sobre a Livraria da Vila – Com 37 anos de mercado, a Vila conta com dezoito lojas, sendo quatorze em São Paulo, duas no Paraná, uma em Brasília e, agora, Ribeirão Preto. A Livraria da Vila busca cada vez mais se consolidar no cenário editorial, e apresentar-se como um espaço acolhedor, receptivo e democrático. Muito mais do que um lugar que reúne grandes obras da literatura – são mais de 200 mil títulos em seu acervo, continuamente atualizado –, a Livraria da Vila se preocupa em participar ativamente das comunidades que cercam suas unidades, tornando-se ponto de encontro dos amantes dos livros, da literatura, da música, das artes e da diversidade.