Maior Evento dos Muçulmanos da Inglaterra reúne milhares de fieis em Londres

A Jalsa Salana (Convenção Anual), maior encontro dos Muçulmanos no Reino Unido e um dos encontros anuais mais importantes para os membros da Comunidade Muçulmana Ahmadia em todo o mundo, ocorreu no dia 28 a 30 de Julho de 2023 em Londres

Redacao
Por Redacao
4 Min Read

A Jalsa Salana (Convenção Anual), maior encontro dos Muçulmanos no Reino Unido e um dos encontros anuais mais importantes para os membros da Comunidade Muçulmana Ahmadia em todo o mundo, ocorreu no dia 28 a 30 de Julho de 2023 em Londres Inglaterra com grande entusiasmo. Esse evento de três dias reuniu mais de 41 mil membros da Comunidade Muçulmana Ahmadia de vários cantos do mundo para celebrar sua fé, renovar suas conexões espirituais e promover um senso de unidade e fraternidade.

A tradição da Jalsa Salana foi iniciada pelo Messias Prometido, Hazrat Mirza Ghulam Ahmad, fundador da Comunidade Muçulmana Ahmadia que a concebeu como um meio de promover os ensinamentos islâmicos, a fraternidade e a paz. A primeira Jalsa Salana foi realizada em 1891 em Qadian, na Índia. Desde então, tornou-se um fenômeno global com várias reuniões nacionais e internacionais realizadas em diferentes países, inclusive no Reino Unido. 

Mas Jalsa Salana de Reino Unido tem uma importância que os outros reuniões não tem. O líder Espiritual da Comunidade Muçulmana Ahmadia participa pessoalmente na Jalsa Salana de Inglaterra. Sua Santidade (Califa) Hazrat Mirza Masroor Ahmad é chefe espiritual e líder mundial da Comunidade Muçulmana Ahmadia, que tem milhões de seguidores espalhados por mais de 200 países. Sua Santidade participa 3 dias nesse encontro fazendo 5 discursos sobre vários assuntos importantes. 

Jalsa Salana (Convenção Anual), maior encontro dos Muçulmanos no Reino Unido
Jalsa Salana (Convenção Anual), maior encontro dos Muçulmanos no Reino Unido

A Comunidade Muçulmana Ahmadia também é conhecida por seus amplos esforços humanitários e pelo compromisso de servir à humanidade. Fundada em 1889 por Hazrat Mirza Ghulam Ahmad em Qadian, Índia, a comunidade defende o renascimento dos verdadeiros ensinamentos do Islã sobre paz, compaixão e serviço ao próximo. 

Ao longo de sua história, a Comunidade Muçulmana Ahmadia tem se envolvido ativamente em várias iniciativas humanitárias, contribuindo para o bem-estar e a elevação das pessoas necessitadas, independentemente de sua raça, religião ou nacionalidade. A Comunidade Muçulmana Ahmadia já construiu mais de 600 escolas e 37 hospitais nos países de terceiro mundo além dos outros trabalhos humanitários. 

Jalsa Salana (Convenção Anual), maior encontro dos Muçulmanos no Reino Unido
Jalsa Salana (Convenção Anual), maior encontro dos Muçulmanos no Reino Unido

A convenção Annual promove várias sessões intelectuais, oficinas e exposições que incentivam o pensamento criativo e o diálogo aberto sobre uma ampla gama de tópicos. Estudiosos, acadêmicos e especialistas de diversas áreas se reúnem para discutir questões contemporâneas enfrentadas pelos muçulmanos e pela sociedade em geral. Esse envolvimento intelectual promove uma compreensão equilibrada e informada do Islã, desfazendo equívocos e promovendo a harmonia.

Durante a Jalsa Salana, os Ahmadis fazem um juramento de fidelidade (Bai’at) para reafirmar seu compromisso com o Califado e com os objetivos da Comunidade Muçulmana Ahmadia, incluindo a promoção da paz, do amor e do serviço à humanidade.

Jalsa Salana (Convenção Anual), maior encontro dos Muçulmanos no Reino Unido
Jalsa Salana (Convenção Anual), maior encontro dos Muçulmanos no Reino Unido

A Jalsa Salana do Reino Unido serve como uma poderosa demonstração de unidade e fraternidade entre os muçulmanos. Independentemente de sua nacionalidade, etnia ou idioma, os participantes se unem por sua fé compartilhada e valores comuns. 

A Jalsa Salana do Reino Unido abre suas portas para convidados de várias origens religiosas e culturais. Esse diálogo inter-religioso promove a compreensão, a tolerância e a cooperação entre pessoas de diferentes crenças. Os convidados têm a oportunidade de aprender sobre o Islã, desfazer concepções errôneas e construir pontes de amizade e respeito.

Esse ano uma delegação brasileira também participou junto com o presidente da comunidade Muçulmana Ahmadia do Brasil.

Compartilhe esta notícia