Israel-Palestina

Israel diz que matou comandante do Hamas envolvido em ataques ao país

O ataque aéreo atingiu um quartel-general do Hamas na cidade de Gaza, matando Merad Abu Merad, que era o chefe do Sistema Aéreo do grupo radical islâmico

Destroços deixados pelos bombardeios israelenses no campo de refugiados de al-Shati, na Faixa de Gaza, em 9 de outubro de 2023 [Ali Jadallah/Agência Anadolu]
Destroços deixados pelos bombardeios israelenses no campo de refugiados de al-Shati, na Faixa de Gaza, em 9 de outubro de 2023 [Ali Jadallah/Agência Anadolu]

Jerusalém, 14 de outubro de 2023 – Caças israelenses mataram na sexta-feira (13) um comandante do Hamas responsável por ataques contra Israel no último final de semana, disseram as Forças de Defesa de Israel (FDI).

Hello Bet
Hello Bet

O ataque aéreo atingiu um quartel-general do Hamas na cidade de Gaza, matando Merad Abu Merad, que era o chefe do Sistema Aéreo do grupo radical islâmico.

“Durante o ataque, os caças das FDI mataram Merad Abu Merad, que era o grande responsável por direcionar os terroristas durante o massacre de sábado”, destacaram as FDI.

O Hamas confirmou a morte de Merad e disse que ele foi um “mártir”.

O ataque de Israel ocorre em meio a uma escalada de violência entre Israel e o Hamas. No último final de semana, o Hamas lançou uma série de ataques contra Israel, incluindo disparos de foguetes e ataques com drones. Israel respondeu com ataques aéreos e terrestres na Faixa de Gaza.

Ataques em larga escala

Além do ataque que matou Merad, as FDI disseram que conduziram ataques em larga escala em toda a Faixa de Gaza na sexta-feira, contra dezenas de alvos do Hamas e agentes “Nukhba”, que foram uma das principais forças que violaram o perímetro da fronteira e lideraram a invasão em Israel.

O Ministério do Interior administrado pelo Hamas confirmou que ataques aéreos atingiram várias regiões de Gaza na sexta-feira e na manhã deste sábado.