8º Rio Fantastik Festival – Festival Internacional de Cinema Fantástico do Rio de Janeiro 2023 acontece em novembro

Redacao
Por Redacao
12 Min Read

O Rio Fantastik Festival está na sua 8ª edição, sempre com o objetivo de privilegiar o cinema fantástico nacional, onde novos talentos e profissionais consagrados no gênero de terror podem exibir seus filmes. Além dos trabalhos de nossos cineastas, exibiremos alguns clássicos e filmes cultuados do gênero que reflitam o que está acontecendo no país no ano da realização do festival. Como é um tempo de mudanças, os organizadores selecionaram alguns clássicos que comentam sobre a possibilidade de um futuro melhor.

A homenageada desse ano é a atriz gaúcha Elisabeth Hartmann. Segundo o curador Carlos Primati, Elisabeth Hartmann, nascida em 1930, teve uma carreira respeitável nas telas ao longo de mais de vinte anos. Estreou em “A ilha” (1963), de Walter Hugo Khouri, e contracenou com o cômico Mazzaropi em sete filmes entre 1965 e 1978. Imponente e carismática, teve papéis de destaque em filmes de mistério, suspense e horror, como “Os diabólicos herdeiros” (1971), “Ensaio geral: Noite das fêmeas” (1976), “Mulher desejada” (1978) e “A força dos sentidos” (1980). Mas provavelmente sua atuação mais extravagante foi em “Curral de mulheres” (1982), um exemplar de presídio feminino na selva, dirigido por Osvaldo de Oliveira, no qual contracena com Maurício do Valle, e que será exibido no Rio Fantastik Festival. Os dois formam uma dupla de traficantes de moças que ficam trancafiadas em jaulas na selva. Um momento memorável é a intensa cena de sexo ao ar livre embaixo de uma chuva torrencial. Elisabeth Hartmann pouco filmou depois disso, mas deixou uma filmografia repleta de obras de culto pelos aficionados por cinema fantástico.

A mostra Competitiva, com curadoria de Carlos Primati, terá quatro longas e quatro curtas na disputa pelo troféu Cramulhão. Como sempre, com projetos vindos de diversas cidades brasileiras. São filmes que retratam as ideias e o olhar dos cineastas sobre a nossa sociedade pelo viés do cinema fantástico do nosso país. 

A parte internacional do Rio Fantastik Festival será dedicada ao ator Charlton Heston, que completaria 100 anos em 4 de outubro de 2023. A Mostra Centenário Charlton Heston vai exibir os clássicos do ator no cinema fantástico: “O Planeta dos Macacos” (1968), “A última esperança da Terra” (1971), “No mundo de 2020” (1973), “Terremoto” (1974) e “Reencarnação” (1980). Heston se notabilizou no cinema por papéis heroicos em superproduções da Era de Ouro de Hollywood. O ator era um defensor extremado da liberdade de expressão e ganhou o Oscar de melhor ator por “Ben-Hur” (1959), de William Wyler. Heston morreu aos 84 anos, em decorrência de uma doença degenerativa com sintomas similares aos do Mal de Alzheimer em 5 de abril de 2008.

Este ano o júri oficial é composto pela produtora Carolina Dib, o roteirista David Rauh e o ator Udylson Paula. O júri da ACRRJ conta com os jornalistas e críticos de cinema Ana Rodrigues, Bruno Giacobbo e Tatiana Trindade. Teremos ainda a premiação escolhida pelo público.

Programação

16/11 – Quinta-feira

18h Mãe (22 min) + Ressentimento (77min)

20h O planeta dos macacos (112 minutos)

17/11 – Sexta-feira

18h Encruzilhada Bar (10 min) + Propriedade (100 min)

20h10 A última esperança da Terra (98 minutos)

18/11 – Sábado

18h Vão das almas (15 min) + Atmosfera (89 min)

20h No mundo de 2020 (97 minutos)

19/11 – Domingo

18h Cáustico (22 min) + Casa Izabel (84 min)

20h Terremoto (122 minutos)

20/11 – Segunda-feira

18h Premiação

19h Homenagem a Elisabeth Hartmann (13 min) + Curral de mulheres (93 minutos)

21h Reencarnação (105 minutos) 

Sinopses filmes em competição

Longas

Atmosfera, de Paulo Caldas (Brasil, 2023). Com João Miguel, Milhem Cortaz, Zezita Matos, Peter Ketnath, Luka Omoto, Magda Figueiredo.

Horror Psicológico/Drama. Sinopse: Edmundo vive isolado no meio da natureza, caseiro de um sítio em São Paulo. A presença da sua mãe assombra-o com poesias e memórias do sertão onde nasceu. A linha tênue entre a lembrança e o delírio leva Edmundo a um mergulho no fantástico. Ao se deparar com a morte, o caseiro-poeta busca dar significado à vida. 90 minutos. 14 anos. 

Casa Izabel, de Gil Baroni (Brasil, 2022). Com Jorge Neto, Laura Haddad, Luís Melo, Andrei Moscheto, Sidy Correa.

Suspense/Drama. Sinopse: Em uma isolada casa grande fundada por uma elite escravocrata, instala-se um retiro de crossdressers. Nela homens vestem-se de uma realidade glamorosa e delirante, distante dos anos de chumbo da ditadura militar no Brasil dos anos 70. As mentiras contadas nessa liberdade forjada começam a ruir quando inevitavelmente o establishment se infiltra na casa, rompendo a fronteira das maquiagens e de todos os artifícios de distração da fatalidade. 85 minutos. 14 anos. 

Propriedade, de Daniel Bandeira (Brasil, 2023). Com Malu Galli, Zuleika Ferreira, Tavinho Teixeira, Samuel Santos, Ane Oliva.

Horror/Drama. Sinopse: Para proteger-se de uma revolta dos trabalhadores da fazenda de sua família, uma reclusa estilista enclausura-se em seu carro blindado. Separados por uma camada impenetrável de vidro, dois universos estão prestes a colidir. 100 minutos. 16 anos. 

Ressentimento, de Mariana Vita, Denis Augusto (Brasil, 2023). Com Andressa Francelino, Beatriz Napoleone Souza, João Folcato, Marco Giafferi.

Horror Psicológico/Drama. Sinopse: A chegada de um cachorro de rua desestabiliza a aparente calmaria do dia a dia de pai, mãe e filha num sítio no interior de São Paulo. Observe a experiência de Judite e Ester, seus sonhos premonitórios, suas visões e a manifestação do peso das relações de família. 77 minutos. 12 anos.

Curtas

Cáustico, de Wesley Gondim (Brasil, 2023). Com Ana Luiza Rios, Bianca Terraza, Sergio Sartório, Wellington Abreu.

Horror/Drama. Sinopse: Mãe e filha descobrem uma milagrosa cura para a doença de Dalva. 22 minutos. 16 anos. 

Encruzilhada Bar, de Johann Jean (Brasil, 2023). Com Múcia Teixeira, Rodrigo Bico, Alex Ivanovich.

Horror/Comédia. Sinopse: Encruzilhada Bar apresenta uma misteriosa e assombrosa noite em um pequeno bar de interior onde Da Guia e Seu Miúdo, respectivamente funcionária e dono do estabelecimento, estão às voltas com um misterioso cliente disposto a aguardar a chegada de um credor para lhe pagar uma dívida bastante peculiar. Com muita garra e bom humor, Seu Miúdo vai contar com a ajuda da destemida e porreta Da Guia, para tentar se safar desta grande enrascada. 11 minutos. 10 anos. 

Mãe, de Natália Tavares (Brasil, 2023). Com Guilherme Alves, Zuleika Bezerra, A.C. Coêlho de Assis “Coelhão”.

Horror/Drama. Sinopse: Luís é um garoto de 11 anos que vive em um povoado de beira de estrada no sertão pernambucano apenas com sua mãe, Selma. O pai de Luís foi embora quando ele era apenas um bebê. Após ter sonhos estranhos e notar uma movimentação suspeita na casinha de ripa do quintal de sua casa, Luís começa a desconfiar que sua própria mãe está envolvida no desaparecimento dos homens do povoado. O limite com o sobrenatural é explorado nesse curta metragem onde o abandono e o isolamento fazem os personagens tomarem decisões irreversíveis. 23 minutos. 14 anos.  

Vão das almas, de Edileuza Penha de Souza, Santiago Dellape (Brasil, 2023). Com Deusenir Santana, Doroty Marques, Kaléo Henrique, Luan Vinícius, Romes Santos.

Horror/Folclore. Sinopse: No Quilombo Kalunga, a profecia da Matinta corta o vilarejo-fantasma do Vão de Almas como uma corrente de ar gelado: “Existem vários tipos de Saci. Pererê é aquele menorzinho, que prega peça. Saçurá faz maldade…”. 15 minutos. 14 anos. 

Sinopse Homenagem Elisabeth Hartmann

Curral de mulheres (idem), de Oswaldo Oliveira (Brasil, 1985). Com Elisabeth Hartmann, Maurício do Valle, Sandra Graffi.

Suspense/Ação/Policial. Sinopse: Edgar, um traficante sexual, envia seus homens para atrair grupos de mulheres para sua propriedade na floresta, aprisionando-as e vendendo-as. 93 minutos. 18 anos.

Sinopses Centenário Charlton Heston

A última esperança da terra (The Omega man), de Boris Sagal (EUA, 1971). Com Charlton Heston, Anthony Zerbe, Rosalind Cash.

Ficção Científica/Ação/Drama. Sinopse: A guerra biológica dizimou a vida na Terra. Los Angeles é uma cidade fantasma desolada, onde Robert Neville dirige seu conversível pelas ruas iluminadas pelo sol em busca de suprimentos. 98 minutos. 14 anos.

No mundo de 2020 (Soylent green), de Richard Fleischer (EUA, 1973). Com Charlton Heston, Edward G. Robinson, Leigh Taylor-Young.

Ficção Científica/Policial/Mistério. Sinopse: Em um mundo devastado pelo efeito estufa e pela superpopulação, um detetive da polícia de Nova York investiga o assassinato do presidente executivo de uma grande empresa. 97 minutos. 14 anos.

O Planeta dos Macacos (Planet of the apes), de Franklin J. Schaffner (EUA, 1968). Com Charlton Heston, Roddy McDowall, Kim Hunter.

Ficção Científica/Aventura. Sinopse: Uma tripulação de astronautas choca com un planeta num futuro distante, onde os macacos são inteligentes e a espécie dominante. Ganhou Oscar honorário (John Chambers) e foi indicado por figurinos (Morton Haack) e trilha sonora (Jerry Goldsmith). 112 minutos. 14 anos

Reencarnação (The awakening), de Mike Newell (EUA, 1980). Com Charlton Heston, Susannah York, Jill Townsend.

Terror. Sinopse: Um arqueólogo descobre que sua filha está possuída pelo espírito de uma rainha egípcia. 105 minutos. 14 anos.

Terremoto (Earthquake), de Mark Robson (EUA, 1974). Com Charlton Heston, Ava Gardner, George Kennedy.

Ação/Suspense/Drama. Sinopse: Várias pessoas interconectadas lutam para sobreviver quando um terremoto de magnitude inimaginável atinge Los Angeles, Califórnia. Ganhou Oscar por melhor som (Ronald Pierce, Melvin M. Metcalfe Sr.) e realização especial (Frank Brendel, Glen Robinson, Albert Whitlock). Foi indicado por fotografia (Philip H. Lathrop), direção de arte (Alexander Golitzen, E. Preston Ames, Frank R. McKelvy) e edição (Dorothy Spencer). 122 minutos. 14 anos.

SERVIÇO

8º Rio Fantastik Festival – Festival Internacional de Cinema Fantástico do Rio de Janeiro 2023

Festival – de 16 a 20 de novembro

Preço por sessão: 14 reais

Estação NET Botafogo 2

Rua Voluntários da Pátria, 88

Compartilhe esta notícia