Secretaria da Mulher inicia campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher

Ação teve início neste sábado em Campo Grande e Bangu

Ana Bia Novais \ SPM-Rio
Ana Bia Novais SPM-Rio

A Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher iniciou a campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher neste sábado (25/11), data que marca o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Até o dia 10 de dezembro, a Secretaria da Mulher estará presente em diversos bairros do Rio de Janeiro levando informações para a população sobre os serviços de acolhimento à mulher em situação de violência. A finalidade da ação é conscientizar a sociedade sobre os tipos de violência por meio de um jogo denominado ‘Amarelinha da Vida’, que consiste em pular sobre 16 casas representadas por alguma violência doméstica.

Hello Bet
Hello Bet

O primeiro dia de campanha teve início nesta manhã no Calçadão de Campo Grande, e na parte da tarde no Calçadão de Bangu. A ação terá sequência neste domingo (26/11), às 9h, no Posto 3 da Praia de Copacabana, e a tarde a partir de 13h, no Posto 2 do Aterro do Flamengo.

Para a secretária das Mulheres, Joyce Trindade, é fundamental abordar sobre o enfrentamento à violência contra a mulher em todos os espaços.

– A sociedade precisa ter consciência que a violência contra a mulher é crime. Através da ‘Amarelinha da Vida’ vamos convidar as pessoas a participarem da brincadeira como forma de conscientizar sobre as formas de violência e mostrar que tem saída. Com acolhimento, informação e políticas públicas podemos transformar esse cenário que afeta toda a sociedade -, afirma Joyce.

O Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1990 e presta homenagem às irmãs Patria, Minerva e María Teresa Mirabal, assassinadas em 1960, na República Dominicana. A data também convoca a população para os “16 Dias de Ativismo Contra a Violência de Gênero” – uma campanha internacional que começa em 25 de novembro e vai até 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos