O governo federal vai lançar nesta terça-feira (19) o aplicativo Celular Seguro, que permitirá o bloqueio imediato de linhas telefônicas e do próprio aparelho de telefone móvel em casos de roubo e furto.
O que você precisa saber:
- O aplicativo Celular Seguro será lançado nesta terça-feira (19).
- Para utilizar o aplicativo, a pessoa deverá cadastrar os dados em uma página na internet.
- Em caso de roubo, a pessoa deve acionar o sistema por um computador para notificar a operadora telefônica e os bancos.
- Os celulares roubados serão bloqueados e transformados em “um pedaço de metal inútil”.
Para utilizar o aplicativo, a pessoa deverá cadastrar os dados do aparelho, como IMEI (número de identificação internacional do equipamento), número de série e modelo. Também será necessário informar o número do CPF do titular da linha telefônica.
Em caso de roubo, a pessoa deve acessar a página na internet ou o aplicativo para acionar o sistema. O bloqueio será feito em tempo real e será comunicado à operadora telefônica e aos bancos.
A nova plataforma foi desenhada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Segundo o secretário-executivo do MJSP, Ricardo Cappelli, os celulares roubados serão transformados “num pedaço de metal inútil” após o bloqueio.
“Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a Anatel, para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos”, anunciou.
A expectativa é que o aplicativo Celular Seguro ajude a reduzir os casos de roubo e furto de celulares. O Brasil é o país com o maior número de roubos e furtos de celulares no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).