Cariocão

Campeonato Carioca de 2024 terá formato de 2023 e estreia em janeiro

Ferj inclui VAR nos clássicos e estreia empresa francesa de análise de arbitragem

Campeonato Carioca - Foto: Divulgação
Campeonato Carioca - Foto: Divulgação

A Federação de Futebol do Rio (Ferj) anunciou os detalhes para a edição de 2024 do Campeonato Carioca. O torneio manterá o formato deste ano, com 12 equipes competindo em uma fase de pontos corridos, onde os quatro melhores garantirão vaga para a semifinal. A abertura está programada para os dias 17 e 18 de janeiro.

Hello Bet
Hello Bet

O que você precisa saber:

  • O Campeonato Carioca de 2024 terá o mesmo formato do ano anterior, com 12 equipes competindo em uma fase de pontos corridos.
  • A abertura está programada para os dias 17 e 18 de janeiro.
  • O primeiro clássico da competição será Flamengo x Vasco, na sexta rodada.
  • A Ferj incluiu uma regra que exige a escalação do elenco principal das equipes a partir da terceira rodada.
  • A empresa francesa Good Game será responsável por analisar o desempenho da arbitragem.
  • O VAR será utilizado nos clássicos, jogos de semifinal e final.

A reunião definitiva com os clubes da Série A foi realizada na última quarta-feira (19/07). Além de Rubens Lopes, presidente da Ferj, estiveram presentes Thairo Arruda, Rodolfo Landim e Mario Bittencourt, representantes de Flamengo, Fluminense e Vasco, respectivamente.

A temporada promete emoções desde a primeira rodada, que apresenta confrontos como Flamengo x Audax, Volta Redonda x Fluminense, Botafogo x Madureira, Vasco x Boavista, Nova Iguaçu x Sampaio Corrêa, e Portuguesa x Bangu.

O destaque fica para o primeiro clássico da competição, agendado para a sexta rodada, quando Flamengo e Vasco se enfrentarão, possivelmente no dia 3 ou 4 de fevereiro.

Assim como nos anos anteriores, a Ferj incluiu em seu regulamento um termo que exige a escalação do elenco principal das equipes a partir da terceira rodada. Os clubes que descumprirem essa regra estarão sujeitos a punições financeiras, incluindo a perda da cota dos direitos de transmissão.

Uma novidade interessante desta edição é a atuação da empresa francesa Good Game, especializada em analisar o desempenho da arbitragem. Essa consultoria já foi utilizada pelo Botafogo recentemente para identificar falhas no Brasileirão.

Nos clássicos, jogos de semifinal e final a arbitragem contará com o suporte do árbitro de vídeo (VAR). Além disso, os clubes terão a possibilidade de solicitar o VAR em outras partidas, desde que o estádio esteja de acordo com os padrões determinados pela Comissão Internacional de Arbitragem.