Rio de Janeiro, 07 de fevereiro de 2024 – Uma reunião realizada no dia 31 de janeiro entre o Ministério Público Federal (MPF), a Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio), a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e o Movimento Unido dos Camelôs (MUCA) definiu medidas para prevenir atos de violência contra vendedores ambulantes na cidade.
O que você precisa saber:
- Protocolo de atuação: A GM-Rio terá um protocolo para fiscalizar os trabalhadores informais, limitando o uso da força e priorizando o diálogo.
- Câmeras nos agentes: A Seop fornecerá câmeras aos agentes da GM-Rio para garantir transparência na atuação.
- Agente mediador: Em casos de protestos ou embates na fiscalização, um agente mediador será designado para negociar com os camelôs.
- Denúncias de abusos: O MUCA encaminhará ao MPF denúncias sobre eventuais abusos da GM-Rio ou Seop.
- Regularização dos camelôs: A Seop apresentará, em uma nova reunião no dia 28 de fevereiro, políticas públicas para regularizar e atender às demandas dos camelôs.
MPF acompanha medidas
O MPF acompanha a implementação das medidas e cobrará da Seop o andamento das denúncias de abusos e das demandas dos camelôs.
Assuntos:Prefeitura do Rio de Janeiro
Sign Up For Daily Newsletter
Be keep up! Get the latest breaking news delivered straight to your inbox.
By signing up, you agree to our Terms of Use and acknowledge the data practices in our Privacy Policy. You may unsubscribe at any time.