Rio inaugura Terminal Mato Alto na Nova Transoeste

Novo terminal melhora infraestrutura e conforto para passageiros em Guaratiba

Redacao
Por Redacao
5 Min Read

Rio de Janeiro – Cinco meses após o início da operação da Nova Transoeste, a Prefeitura do Rio inaugurou, neste domingo (19/5), o Terminal Mato Alto em Guaratiba. Este é o segundo terminal construído no corredor a partir da ampliação de antigas estações.

O que você precisa saber

  • Novo Terminal: Terminal Mato Alto, em Guaratiba, inaugurado com 7.390 m², proporcionando mais conforto e comodidade aos passageiros.
  • Capacidade e Infraestrutura: Novo terminal possui dois bicicletários, ciclovia e terminais alimentadores de ônibus e vans.
  • Impacto Positivo: Transporte mais eficiente e confortável, com capacidade para atender a demanda crescente de passageiros.

Ampliação da Infraestrutura

A antiga estação Mato Alto foi demolida e substituída por um terminal 15 vezes maior. Com uma área de 7.390 m², o novo terminal oferece mais conforto aos passageiros que utilizam o BRT para viajar entre Barra da Tijuca, Guaratiba, Campo Grande, e Santa Cruz.

Conforto e Sustentabilidade

O terminal opera em conjunto com dois terminais alimentadores de ônibus e vans, além de dois bicicletários e uma ciclovia. “É a dignidade voltando para a população que sofreu tanto com o abandono desse sistema de transporte,” afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Parceria e Planejamento

A Prefeitura do Rio está negociando com o governo federal a cessão de áreas da União para a expansão do projeto. “Queremos um sistema de transporte robusto para servir a população,” destacou a secretária de Transportes Maína Celidonio.

Benefícios para a População

Segundo Franklin Borges de Arruda, adestrador no Recreio, o novo terminal melhora significativamente o tempo de viagem. “Antigamente eu levava uma hora, uma hora e meia daqui até o Recreio. Hoje eu gasto em torno de 25 minutos, meia hora,” disse ele.

Expansão e Novas Linhas

Além das duas linhas já operantes (13 e 25), outras cinco linhas de BRT farão parada no novo terminal, melhorando a conectividade e eficiência do transporte na região. A obra do terminal incluiu ainda dois novos viadutos e uma passarela exclusiva.

Melhoria Contínua

A obra do Terminal Mato Alto gerou cerca de 450 empregos diretos e indiretos. “Seguimos trabalhando para entregar todos os equipamentos que a população carioca merece,” afirmou a secretária de Infraestrutura Jessick Trairi.

Sete linhas de BRT irão operar no novo terminal

Além das duas linhas que operam a partir do Mato Alto, 13 (Mato Alto x Alvorada – expresso) e 25 (Mato Alto x Alvorada – parador), outras cinco linhas de BRT farão parada no novo terminal. São elas:

10 – Santa Cruz x Alvorada – expresso – intervalo de 4 minutos, no pico da manhã, e de 6 minutos, no da tarde
11 – Santa Cruz x Alvorada – parador – noturno, intervalo de 12 minutos
12 – Pingo D´Água x Alvorada – expresso – intervalo de 3 minutos, pico da manhã, e 6 minutos, no da tarde
19 – Pingo D’Água x Salvador Allende – expresso – somente à tarde, intervalo de 8 minutos
20 – Santa Cruz x Salvador Allende – expresso – somente à tarde, intervalo de 7 minutos

A linha 13 vai operar com intervalos de 5 minutos no pico da manhã, e 6 minutos no da tarde. Já na linha 25, os intervalos serão de 6 minutos no pico da manhã e da tarde.

Linhas de ônibus nos terminais alimentadores

Linhas que fazem ponto final nos terminais alimentadores:

872 (Praia de Sepetiba – Terminal Mato Alto)
885 (Terminal Mato Alto – Santa Cruz)
853 (Vila Kennedy – Terminal Mato Alto)
SV853 (Vila Kennedy – Terminal Mato Alto)
883 (Bangu – Terminal Mato Alto).

Linhas que passam pelos terminais alimentadores:

852 (Terminal Campo Grande – Pedra de Guaratiba)
SP852 (Terminal Campo Grande – Piraquê)
866 (Terminal Campo Grande – Pedra de Guaratiba)
857 (Terminal Campo Grande – Terminal Pingo d´Água)
867 (Barra de Guaratiba – Terminal Campo Grande).

Compartilhe esta notícia