Primeiro museu e primeira instituição científica do Brasil, o Museu Nacional/UFRJ vai celebrar seus 206 anos com uma diversa programação educativa e cultural no domingo (09/06), na Quinta da Boa Vista. O evento é uma parceria com o Projeto Museu Nacional Vive (cooperação entre UFRJ, UNESCO e Instituto Cultural Vale) e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).
Na Tenda Científica, que será instalada em frente à estátua de D. Pedro II, o público terá contato com acervos científicos e culturais do Museu, como fósseis paleontológicos, besouros, peixes, moluscos, objetos sagrados de religiões afrobrasileiras e registros da imigração japonesa. Serão mais de trinta estandes voltados à interação entre pesquisadores do Museu e a comunidade.
A programação cultural tem atrações para todas as idades. Participando pela primeira vez de um evento do Museu, as crianças do Quilombo Sobara de Araruama vão apresentar o seu Grupo Batuque Reciclado, a partir das 10h15. Na sequência, as acrobacias e as danças do UniCirco Marco Frota vão envolver o público. No período da tarde, um cortejo cultural ao som de músicas de Luiz Gonzaga vai se espalhar pela Quinta da Boa Vista sob o comando do Bloco Cordão da Tia Juca e da Quadrilha Rastapé nas Alturas. Encerrando as atividades com uma roda de samba, o grupo Samba Independente dos Bons Costumes (SIBC) se apresenta a partir das 15h30.
“Vamos celebrar os 206 anos do nosso Museu Nacional com esse evento que já se tornou tradição. Estaremos de braços abertos para receber o público, mostrando que o primeiro museu do Brasil segue cientificamente relevante e presente no cotidiano da população. Todos serão bem-vindos, mas gostaríamos de convidar especialmente cariocas e turistas que ainda não tem o hábito de ir à Quinta da Boa Vista nos finais de semana. Venham ver o que os pesquisadores têm descoberto e os avanços nas obras de reconstrução do Paço de São Cristóvão”, convida o professor Alexander Kellner, diretor do Museu.
Leia Também
- Fernanda Abreu, Geraldo Azevedo, Frejat e Dudu Nobre são as atrações deste final de semana do Sesc Verão
- “Venho de uma família de Bruxas”, diz Bruna Linzmeyer
- São Paulo começa vacinação para pessoas com 26 anos de idade
- “Venha me Amar”: Calcinha Preta lança música deixada por Paulinha Abelha
- Horóscopo: Muito dinheiro espera por estes 5 signos nos próximos dias
De acordo com Lucia Basto, gerente executiva do Projeto Museu Nacional Vive, a realização do Aniversário “evidencia o compromisso das instituições parceiras do Museu não apenas com a evolução das obras e projetos técnicos, mas também com o desenvolvimento de programas educativos, culturais e de integração entre o Museu e a comunidade”. O público também poderá visualizar a Linha do Tempo da reconstrução do Museu Nacional por meio de fotografias e vídeos sobre a evolução dos trabalhos para devolver a instituição à sociedade.
O evento terá ainda intérprete de libras, réplicas de acervos que poderão ser manuseadas pelo público, visitas educativas, atividades promovidas por instituições parceiras e uma edição especial da Feira Junta Local, com cerca de 40 produtores comercializando alimentos das 10h às 17h.
PROGRAMAÇÃO
206 ANOS DO MUSEU NACIONAL/UFRJ
Domingo, 09/06/2024 | Quinta da Boa Vista
TENDA CIENTÍFICA
10h às 16h – Atividades educativas
Acervos dos diversos setores do Museu Nacional/UFRJ
TENDA CULTURAL
10h15 – Batuque reciclado – quilombo Sobara
11h30 – UniCirco Marcos Frota
13h – Cordão da Tia Juca e Quadrilha Rastapé nas Alturas
15h30 – Samba Independente dos Bons Costumes (SIBC)
VISITAS EDUCATIVAS
10h e 14h – Conhecendo o Museu e a Quinta
Ponto de encontro: Estátua de D. Pedro II
11h e 14h – Herbário: o que é isso? + Visita guiada no lab COLBIO
Ponto de encontro: Portão do Horto Botânico
Necessidade de inscrição prévia
FEIRA JUNTA LOCAL
Das 10h às 17h
OUTRAS ATIVIDADES
Das 10h às 17h
Mostra fotográfica “Linha do Tempo da Reconstrução”
Projeto Museu Nacional Vive
Jogos de tabuleiro – IFRJoga
IFRJ – Duque de Caxias
Espaço Geomamas
ABMGEO/RJ
Experiências “Cuidados com insetos” e “Estamos grávidos”
Museu da Vida/FIOCRUZ
Ponto de coleta de resíduos eletrônicos
Reciclotron
Serviço
Aniversário de 206 anos do Museu Nacional/UFRJ
Data e horário: 09 de junho (domingo), das 10h às 17h
Local: Quinta da Boa Vista – Av. Pedro II, s/n – São Cristóvão, Rio de Janeiro – RJ
Mais informações: Trevo Soluções em Comunicação – Assessoria de Comunicação do Museu Nacional/UFRJ e do Projeto Museu Nacional Vive
Tel.: 21.2042-4092 e 11.3090-2842
Ana Luisa Lima ([email protected])
Carolina Feital ([email protected])
PROGRAMAÇÃO DETALHADA
ANIVERSÁRIO DO MUSEU NACIONAL/UFRJ
TENDA CIENTÍFICA, VISITAS EDUCATIVAS E ATIVIDADES DE PARCEIROS
TENDA CIENTÍFICA
Das 10h às 16h
A Instituição sou eu
Intervenção artística, em que será exposta uma obra de autoria da doutorada de Antropologia Social, Lucilda Cavalcante Lourenço. A obra faz parte de uma série homônima que compôs a exposição TRANS-VESSIAS no Museu de Arte do Rio (MAR) em 2023. A obra se sustenta na palavra parafraseando uma frase famosa que representa o absolutismo francês. No entanto, ao ser colocada em diferentes cenários e dependendo dos corpos que a enunciam, a frase “a instituição sou eu” subverte as relações de poder.
Para todas as idades
Acervo Afroreligioso de Etnologia e Arqueologia: saberes em conexão
Por meio de representações de Orixás, suas insígnias, mitos, significados e caraterísticas a partir das religiões Afrodescendentes, descubra os objetos sagrados que fazem parte dos acervos antropológicos, com foco nas coleções de etnologia e arqueologia.
Para todas as idades
Além de cores aladas: conhecendo os lepidópteros
Exposição sobre borboletas e mariposas com intuito de apresentar a diversidade de espécies brasileiras e a importância desse grupo para a Natureza e Sociedade.
Para todas as idades
Apresentando a Coleção Memória Nikkei
O Quer saber como ocorre o processo de formação da Coleção Memória Nikkei? Venha descobrir, de forma lúdica, a cultura e a história da imigração japonesa no Estado do Rio de Janeiro.
Para todas as idades
Arte com Dinossauros
Exposição de arte paleontológica sob forma de imagens e esculturas de organismos extintos.
Para todas as idades
Bioarqueologia no museu
Já ouviu falar da Bioarqueologia? Venha descobrir através de réplicas de ossos humanos, como os do crânio da Luzia. Distribuiremos panfletos com informações e caça-palavras etc.
Para todas as idades
Cartas para o museu de 2026
Venha registrar, por carta ou desenho, os seus desejos para a abertura parcial do Museu Nacional, que ocorrerá em 2026.
Para todas as idades
Clube de jogos BFK
Jogue e aprenda sobre a Biblioteca Francisca Keller.
Para todas as idades
Conhecendo as estrelas-do-mar e seus parentes
Nesta atividade, serão expostos exemplares vivos e secos de equinodermos. O principal objetivo é despertar a curiosidade e interesse dos visitantes neste grupo de animais tão especiais. A estratégia será relacionar a morfologia (forma) e função peculiares e exclusivas das estrelas-do-mar e seus parentes por intermédio de observação de animais vivos e secos. O público-alvo não está restrito a qualquer faixa etária. A forma participação dependerá do espaço disponível. Se for limitado, será necessária a ordenação do número máximo de pessoas, especialmente para a observação em microscópios e lupas.
Para todas as idades
Conhecendo com o Museu Nacional, os primatas de Itatiaia
Venha descobrir como é feito o trabalho no meio da floresta – teremos uma barraca com animais taxidermizados e outros objetos. Na atividade, você descobrirá a importância dos animais para a sobrevivência das florestas.
Para todas as idades
Conhecendo os besouros
Já conhece os besouros? Venha conhecer o seu ciclo de vida e a sua importância ecológica. Além disso, aproveite para apreciar a vasta gama de formas, tamanhos e cores que esses insetos apresentam.
Para todas as idades
Conhecendo os moluscos
Mostra de acervo da coleção didática de moluscos do Museu Nacional, incluindo diversas conchas, fotografias e livros.
Para todas as idades
Descobrindo a importância das microalgas e cianobactérias
De forma lúdica, descubra a diversidade das microalgas e cianobactérias e sua importância, com foco em sua importância ecológica e social. A atividade contará com banner expositivo, observação de amostras de água (com microalgas vivas) sob microscopia ótica; distribuição de material informativo; jogo da memória; pintura com giz de cera e jogo de caça-palavras.
Para todas as idades
Descobrindo os paleoinvertebrados do Brasil
Exposição de inúmeros invertebrados fósseis do Brasil, que serão apresentados ao público pelos estudantes do Laboratório de Paleoinvertebrados. A atividade contará com uma lupa, para melhor observação dos fósseis e com papéis e lápis para que as crianças possam observar os fósseis e desenhá-los. Além disso, a atividade envolverá a “fabricação” de fósseis com a utilização de gesso, para que os participantes possam fazer seus próprios moldes de fósseis com gesso e levar como brinde.
Para todas as idades
Entre melodias e disfarces: o mundo dos grilos, louva-deus e bichos-pau
Descubra esses insetos através de espécies em gavetas entomológicas, lupa e em apresentação de vídeos, em que eles estão estridulando (=cantando). Também teremos espécimes vivos para interação.
Para todas as idades
Espaços do Museu Nacional/UFRJ: Descoberta e Conhecimento
Sabia que o Museu não é só Palácio? Por meio de um jogo de cartões, descubra os espaços físicos que compõem o Museu e as suas respectivas atividades.
Para todas as idades
Extraterrestre
Para todas as idades
Ilhas do Rio
Venha descobrir sobre a conservação marinha por meio de recursos variados, como a coleção didático-científica do museu, maquete em 3D da Ilha Redonda, jogos educativos e vídeos para chamar a atenção da sociedade para as riquezas encontradas no Monumento Natural das Ilhas Cagarras e Águas do Entorno.
Para todas as idades
INCT PALEOVERT em ação
Descubra as pesquisas que estão sendo realizadas pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – INCT PALEOVERT, através de banners, espécimes fósseis, réplicas de fósseis, esculturas paleoartísticas, modelos virtuais de fósseis visualizados em computador e lâminas de tecido ósseo observadas no microscópio.
Para todas as idades
LAPAV: formando paleopalinólogos
Descubra as etapas de uma pesquisa em Paleopalinologia, por meio de uma exposição e da observação no microscópio. Ao final, crie seu próprio microfóssil, com massa de modelar.
Para todas as idades
Meninas com Ciência – o projeto
Conheça o projeto Meninas com Ciências através de uma mostra de Pequena mostra de minerais, fósseis e madeiras. A atividade também conta com desenhos para colorir.
Para todas as idades
Mergulhando no passado
Através de atividades lúdicas descubra mais sobre a arqueologia e ciências afins – Oficina de Pintura Rupestre: conheça a pintura rupestre e o trabalho do arqueólogo em campo;
Oficina de Zooarqueologia: aprenda a diferenciar a fauna silvestre e histórica escavada em sítios arqueológicos, com a identificação dos ossos e dos animais.
Para todas as idades
Mostra de Taxidermia
Em uma pequena exposição, verão animais taxidermizados que são utilizados para fins expositivos e científico; e aprenderão sobre as técnicas de preservação de vertebrados.
Para todas as idades
O Museu Nacional na Era Digital através da digitalização e divulgação dos seus acervos
Através de um estúdio fotográfico reproduzido e de exemplares de acervos gerias, apresentaremos peças do acervo do museu.
Para todas as idades
Os Cristais na sua praia
Venha observar, na lupa, os minerais presentes na areia de praia. Observação do magnetismo na areia e em minerais.
Para todas as idades
O estudo dos crustáceos no Museu Nacional/UFRJ
Você sabe o que são crustáceos? Venha aprender sobre a diversidade e importância deste grupo por meio de uma atividade interativa.
Para todas as idades
O Museu Nacional na era da digitalização e divulgação de seus acervos
Através de um estúdio fotográfico reproduzido, venha conhecer itens do acervo do Museu Nacional.
Para todas as idades
Palinologia
Veja, no microscópio, os grãos de pólen e conheça a importância deles na reprodução das plantas e suas aplicações.
Para todas as idades
Peixes e sua incrível diversidade
Venha conhecer a diversidade dos peixes através de atividades expositiva e interativa. Você verá exemplares de peixes preservados e taxidermizados, e descobrirá os princípios de identificação de peixes por meio de sequências de ADN.
Para todas as idades
Por dentro da flor: atrair, recompensar, frutificar
Oficina com flores in natura, modelos tridimensionais e lâminas histológicas, que permitirá conhecer o funcionamento e os mecanismos de atração e recompensa dos polinizadores das flores que levam à frutificação.
Para todas as idades
Quebrando o Gelo – Curiosidades sobre a Antártica
Já imaginou como ocorre a coleta de fósseis na Antártica? Venha descobrir através das experiências de pesquisadores do Projeto PALEOANTAR e de ferramentas, vestimentas e fósseis de animais e plantas que povoaram aquele continente há 90 milhões de anos, durante o período Cretáceo.
Para todas as idades
Quem sabe, samba! Criando enredos em rede
Conheça um pouco mais sobre a história do Carnaval e como as escolas de samba vêm contribuindo efetivamente na construção de novos acervos do Museu Nacional. Os visitantes poderão participar de uma oficina de artes para desenhar e pintar suas ideias de fantasias carnavalescas e criar enredos carnavalescos com roteiro, título, resumo da ideia e improvisação de trechos de samba.
Para todas as idades
Quiz da Biblioteca do Museu Nacional
Por meio de uma brincadeira, de perguntas e respostas, descubra as curiosidades do museu e aprenda sobre a produção científica da instituição. Atividade recomendada para crianças a partir de 7 anos.
Para todas as idades
Taxonomia da vida e adaptações morfológicas
Por meio de um troca de saberes, descubra a importância dos nomes das espécies (taxonomia) com as adaptações morfológicas de vários organismos.
Para todas as idades
Um giro pelos subúrbios
Tem como objetivo instigar os visitantes a pensarem sobre as histórias de seus próprios bairros, seus aspectos culturais, sociais e políticos, destacando a importância de cada um desses espaços para uma história plural e não hegemônica. Teremos jogo de adivinhação sobre os diversos bairros das zonas norte e oeste da cidade do Rio, no qual serão utilizados cards com imagens antigas e atuais em diferentes temporalidades. Dessa forma, o público poderá conhecer um pouco mais sobre os subúrbios cariocas, à medida que contribuem também com suas próprias.
Para todas as idades
Voos da imaginação: insetos no folclore
Sabia que há insetos no folclore? Venha descobrir quem são eles através de histórias do folclore.
Para todas as idades
Das 13h às 16h
Ressignificando o Museu Nacional: o elo entre a sociedade e a preservação da memória
A partir de perguntas norteadoras, relacionadas aos afetos e desejos do público com relação ao Museu Nacional, o público construirá mapas afetivos e narrativas relacionadas à instituição bicentenária.
Para todas as idades
Atividades com parceiros
IFRJoga
Através de jogos de tabuleiro modernos venha se divertir e aprender.
Parceiro: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro-Campus Duque de Caxias (IFRJ-Duque de Caxias)
Espaço Geomamas
Espaço acolhedor para crianças pequenas
Parceiro: ABMGEO/RJ – Geomamas
Estamos Grávidos
Todos estão convidados a embarcar em uma gravidez e acompanhar o desenvolvimento do feto ao longo dos meses, e descobrir detalhes do seu corpo por dentro!
Parceiro: Museu da Vida/FIOCRUZ
Cuidado com insetos
Venha conhecer o ciclo de vida do mosquito AEDES e do percevejo BARBEIRO transmissores de doenças como Dengue, Zika e Chikungunha (Aedes) e Doença de Chagas (barbeiros).
Parceiro: Museu da Vida/FIOCRUZ
Reciclotron
Reciclotron é uma Startup de impacto socioambiental que realiza a coleta de resíduos eletrônicos, buscando difundir a cultura da sustentabilidade que estabelece um ecossistema, para o consumo consciente e a inclusão digital.
Parceiro: Reciclotron – UFF
VISITAS EDUCATIVAS
QUINTA DA BOA VISTA
Conhecendo o Museu e a Quinta
Público-alvo: A partir de 8 anos de idade (máximo de 30 pessoas – ordem de chegada)
Horário: 10h e 14h (duração: 60 minutos)
Ponto de encontro: Estátua de D. Pedro II
HORTO BOTÂNICO
Herbário: o que é isso? + Visita guiada no lab COLBIO
Visita ao herbário do Museu Nacional, realização de jogos e oficinas.
Público-alvo: a partir de 5 anos
Horários: 11h e 14h (duração: 40 minutos)
Ponto de encontro: portão do Horto Botânico
Necessidade de inscrição prévia