Rio de Janeiro – O projeto de lei complementar que prevê a construção de um novo autódromo em Guaratiba retorna à pauta da Câmara dos Vereadores para sua segunda votação. Após ser aprovado em primeira discussão na semana passada, o projeto do Poder Executivo propõe a construção do autódromo em uma área próxima à estação de BRT Mato Alto, entre a Avenida Dom João VI e a Estrada da Matriz.
O que você precisa saber
- Segunda Votação: Projeto de lei para novo autódromo em Guaratiba avança na Câmara.
- Intervenções Urbanísticas: Inclui novas estações de BRT e estímulo a eventos culturais.
- Histórico da Demanda: Rio sem pista de automobilismo desde 2012.
- Investimentos Privados: Projeto prevê operação urbana consorciada e transferências de direito de construir.
Detalhes do Projeto
O texto inclui a implementação de novas estações de BRT e incentivos para atividades culturais e eventos quando não houver corridas. Esta proposta responde a uma demanda histórica da cidade, que não tem uma pista para competições de automobilismo desde 2012. A justificativa destaca a importância do Rio no cenário esportivo global e como destino turístico.
LEIA TAMBÉM
- Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprova expansão do Porto Maravilha para São Cristóvão
- Câmara volta a debater criação do Parque Municipal de Inhoaíba, na Zona Oeste
- Rio de Janeiro Ganha Novo Bairro: Barra Olímpica
- Reforma de São Januário é aprovada com unanimidade
- Estações do MetrôRio recebem exposição “Mapas, rotas e cartas – Uma história urbana do Rio de Janeiro em imagens
Operação Urbana Consorciada
O projeto propõe uma operação urbana consorciada para obter investimentos financeiros através da transferência do direito de construir (TDC), permitindo que recursos da iniciativa privada financiem a execução do autódromo.
Modernização de São Januário
Outro destaque é o projeto de modernização do Estádio de São Januário, também de autoria do Poder Executivo. A proposta estabelece a Operação Urbana Consorciada – OUC Estádio de São Januário, permitindo a transferência de potencial construtivo não utilizado para outras áreas da cidade. Uma audiência pública está agendada para a próxima terça-feira (11), às 19h, no estádio do Club de Regatas Vasco da Gama.
Sessões e Transmissão
As sessões da Câmara começam às 14h, com votações a partir das 16h, e são transmitidas ao vivo pela Rio TV Câmara nos canais 10.3 da TV aberta, 12 da Net e no YouTube.