Festival Rio Refugia celebra diversidade cultural no Sesc Tijuca

Evento gratuito terá gastronomia, oficinas e shows internacionais

Redacao
Por Redacao
4 Min Read

Rio de Janeiro – O Sesc Tijuca recebe, neste sábado (22) e domingo (23), o festival Rio Refugia, que celebra a resiliência de pessoas que deixaram seus países devido a conflitos, violações de direitos humanos ou perseguições. O evento gratuito acontece das 11h às 18h, com atividades para todas as idades.

ESTAMOS NAS REDES

Siga no Bluesky

Siga-nos no X (antigo Twitter)

Siga-nos no Instagram

Curta no Facebook

Inscreva-se no Youtube

Participe do Canal no WhatsApp

O que você precisa saber

  • Rio Refugia acontece no Sesc Tijuca, dias 22 e 23 de junho.
  • Festival gratuito com gastronomia, oficinas culturais e shows.
  • Participação de artesãos e músicos de países como Nigéria, Venezuela e Síria.
  • Evento celebra o Dia Mundial do Refugiado.

Atividades Diversificadas

O Rio Refugia oferece uma variedade de atividades culturais, incluindo oficinas de jogos venezuelanos, tranças e turbantes, caligrafia árabe, reggaeton, dança africana e salsa, e pintura kuna africana. O evento também contará com pratos típicos de diversos países e artesanato internacional.

Gastronomia Internacional

Os visitantes poderão saborear pratos típicos da Nigéria, Venezuela, Síria, Colômbia, Haiti e República Democrática do Congo. Além da culinária, haverá artesanato de várias regiões, proporcionando uma rica experiência cultural.

Apresentações Musicais

O festival será animado por ritmos latinos e africanos, com apresentações dos DJs Joss Dee (Angola) e 2pee (Gana), além de shows a partir das 16h30. As apresentações visam valorizar a cultura dos refugiados e promover a integração entre os novos habitantes e a comunidade local.

Integração e Reflexão

O Rio Refugia busca conectar os novos moradores da cidade aos cariocas, criando um espaço de integração e troca cultural. Realizado pelo Abraço Cultural, PARES Cáritas RJ, Feira Chega Junto e Sesc RJ, com apoio da ACNUR, o festival marca as comemorações do Dia Mundial do Refugiado.

Declaração dos Organizadores

Thais Castro, gerente de assistência do Sesc RJ, destacou a ampliação do evento para dois dias, proporcionando mais tempo para reflexão sobre as condições dos refugiados e promoção da integração cultural. “O festival é uma oportunidade para unir as pessoas em torno dos direitos humanos, do acolhimento de todos os povos e no combate à xenofobia e ao racismo”, afirmou.


LEIA TAMBÉM

Dados sobre Refugiados

De acordo com o relatório Tendências Globais da ONU, até o fim do ano passado, havia 114 milhões de pessoas deslocadas no mundo, incluindo 36,4 milhões de refugiados. Desses, 710 mil encontraram refúgio no Brasil, que é reconhecido pelas boas práticas no acolhimento e pela proteção internacional.


Compartilhe esta notícia