RIO DE JANEIRO – Após 12 anos sem uma pista de competições automobilísticas, a cidade do Rio de Janeiro terá um novo autódromo em Guaratiba, na Zona Oeste. O Projeto de Lei Complementar 162/2024, que estabelece a construção da pista, foi aprovado em segunda discussão durante a sessão ordinária desta quinta-feira (18). A proposta recebeu 64 emendas e segue para redação final antes de ser sancionada pelo prefeito Eduardo Paes. O projeto foi aprovado com 35 votos a favor, cinco abstenções e um voto contrário.
O que você precisa saber
- Novo autódromo será construído em Guaratiba, Zona Oeste do Rio.
- Projeto de Lei Complementar 162/2024 aprovado com 64 emendas.
- Infraestrutura inclui novas estações de BRT e áreas de lazer públicas.
Impactos e Benefícios
Na tribuna, os parlamentares destacaram os impactos positivos para a região, enfatizando a preservação dos ecossistemas locais. “A cidade do Rio precisa cumprir o compromisso assumido nas Olimpíadas e ter o seu autódromo. É um equipamento que movimenta a economia, traz empregos e também proteção ambiental para Guaratiba”, afirmou o presidente da Câmara, Carlo Caiado (PSD).
Átila Nunes (PSD), líder do governo na Câmara do Rio, sublinhou a importância do autódromo para a cidade. “Esse autódromo vai gerar renda, empregos e reviver o automobilismo no Rio de Janeiro, que já foi referência nesse esporte”, destacou.
Intervenções e Contrapartidas
A proposta, de autoria do Poder Executivo, prevê diversas intervenções na região, como a criação de novas estações de BRT e o incentivo a atividades culturais e shows quando não houver corridas. Emendas adicionadas pela Câmara estabeleceram contrapartidas, incluindo a destinação de parte dos recursos para melhorias no trânsito nos bairros receptores e a construção de uma escola e uma área de esporte e lazer públicas na área do futuro autódromo.
Zico (PSD) celebrou os benefícios para os bairros próximos. “A construção do autódromo trará dignidade para o povo de Guaratiba, gerando empregos, segurança e atraindo turistas”, afirmou.
Marcelo Arar (Agir) destacou os atributos positivos do bairro. “O autódromo vai mostrar a beleza de Guaratiba para cariocas e turistas, fortalecendo a vocação turística do Rio de Janeiro”, disse.
LEIA TAMBÉM
- Câmara do Rio aprova reforma de São Januário e obras no entorno
- Réveillon 2024: Rio de Janeiro lança Caderno de Encargos para realização do Ano Novo
- Prefeitura do Rio orienta empresas interessadas em atuar no Réveillon
- Biden diz a Xi Jinping que EUA seguirão ‘competindo vigorosamente’ com a China
- Riotur lança Cadernos de Encargos do Réveillon 2022 em Copacabana e outros sete bairros
Projeto Sustentável
O texto do projeto prevê a implementação de tecnologias de sustentabilidade, incluindo a instalação de painéis de energia fotovoltaica, iluminação LED e sistemas de reúso de água e captação de chuva. O projeto contempla a conscientização do público sobre conceitos de sustentabilidade ambiental.