“Como foi que os seus pais se conheceram?” Esta pergunta é o ponto de partida que vai desencadear a trama de portátil, espetáculo de improvisação com Luciana Paes, Gregório Duvivier, João Vicente de Castro e Gustavo Miranda. A peça, que estreou em 2015 e já esteve em mais de 20 cidades do Brasil e de Portugal, mostra que a vida de qualquer pessoa dá uma história digna de ser contada no palco, com emoção, música, irreverência e muito humor.
Cada espetáculo parte de uma entrevista com uma pessoa da plateia que dá origem a uma peça inteiramente improvisada, com início, meio e fim. Inspirados por essa história, o elenco cria uma narrativa própria que encena as memórias do entrevistado. No final, o resultado é um espetáculo feito pela plateia e para a plateia, orgânico, diversificado, que passeia por diversos personagens, épocas e lugares, a fim de contar a história de uma pessoa.
Portátil pretende ser, para os integrantes do Porta dos Fundos, um lugar de invenção, de desdobramento, desenvolvimento dos atores e cumplicidade com a plateia. Para os espectadores, será possível testemunhar, ao vivo, o processo criativo do grupo de humor, e para os atores, o espetáculo trabalhará a química, a cumplicidade, a generosidade e o brainstorming de ideias. Totalmente adaptável a qualquer espaço, o espetáculo depende apenas da presença dos atores e da plateia.
Também criada na hora, a trilha sonora é de Andres Giraldo. O músico vê três momentos diferentes em seu trabalho de improviso: a sonoplastia, o apoio à essência da cena, como uma trilha mais doce em um momento romântico, e o giro dramatúrgico, que costura a história.
A direção da peça fica a cargo de Barbara Duvivier, que não por acaso leva o mesmo sobrenome de Gregório, seu irmão. Na função de diretora de um espetáculo de improviso, ela ressalta a importância da confiança em cada um dos atores. “Apesar de ter treinado com eles por meses e me esforçado para prepará-los para poder improvisar em qualquer situação, sei que a partir do terceiro sinal, está tudo na mão deles, não tenho controle sobre nada do que vai acontecer”, explica.
Portátil também se tornou série de televisão que estreou no Comedy Central e foi indicada ao Emmy Internacional. Disponível na Netflix, o programa mostra os bastidores da turnê que passou por diversas cidades brasileiras e Portugal.
SINOPSE
A peça conta a história de vida de uma pessoa da plateia, em um espetáculo inteiramente improvisado.
FICHA TÉCNICA
Elenco: Gregório Duvivier, João Vicente de Castro, Gustavo Miranda, Luciana Paes Música: Andrés Giraldo
Direção: Barbara Duvivier
Figurino: Gilda Midani
Cenário: Gigi Barreto
Identidade Visual: Arthur Santiago
Iluminação: Felipe Lourenço
Fotos: Theodora Duvivier
Produção: Caroline Gouvea
|Onde: Teatro Adolpho Bloch
|Data: Temporada de 02 de agosto a 01º de setembro
| Horário: Sexta e sábado às 20h e Domingo às 18h
| Duração: 70 minutos
| Classificação: 12 anos