O Contra Golpe

Com paus e pedras Extrema-Direita faz protestos violentos em Caracas, tiros são ouvidos

Confrontos marcam reação à declaração vitória de Nicolás Maduro nas eleições

Protestos em Caracas. | Foto: Reprodução
Protestos em Caracas. | Foto: Reprodução

Caracas – Tiros foram ouvidos nas ruas de Caracas durante os protestos nesta segunda-feira (29), relatou um correspondente da agência Sputnik no local. As eleições presidenciais foram realizadas na Venezuela no domingo (28), e o atual chefe de Estado, Nicolás Maduro, foi declarado vencedor pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

Resumo da Notícia

  • Tiros e confrontos marcam protestos em Caracas
  • Nicolás Maduro é declarado vencedor das eleições presidenciais
  • Polícia e manifestantes entram em confronto no centro histórico
  • Acessos ao palácio presidencial de Miraflores estão bloqueados
  • Manifestantes armados com paus e coquetéis Molotov
  • Polícia usa gás lacrimogêneo para dispersar multidões

Tiros e Confrontos em Caracas

Hello Bet
Hello Bet

Durante os protestos em Caracas nesta segunda-feira (29), vários tiros foram ouvidos, causando pânico entre as pessoas que fugiram das áreas abertas nas ruas. Confrontos entre a polícia e manifestantes ocorreram no centro histórico de Caracas, com os acessos ao palácio presidencial de Miraflores bloqueados, segundo relato do correspondente da agência Sputnik.

Situação dos Manifestantes

Nos distritos centrais de Caracas, centenas de pessoas armadas com paus e algumas com coquetéis Molotov se reuniram para protestar. A maioria dos manifestantes estava coberta com lenços e bandanas, jogando e queimando detritos de construção no meio das ruas. A polícia utilizou gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes, e veículos blindados estavam de prontidão perto do palácio presidencial.

Ações da Polícia

A polícia reagiu aos protestos com o uso de gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes nas ruas de Caracas. Veículos blindados foram posicionados perto do palácio presidencial de Miraflores para conter a situação. O som de panelas e frigideiras batendo ecoava por toda a cidade — uma forma comum de protesto na América Latina.

Contexto das Eleições

As eleições presidenciais na Venezuela ocorreram no domingo (28). O atual presidente, Nicolás Maduro, foi declarado vencedor pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE). A oposição, liderada por Maria Corina Machado, contestou os resultados, alegando fraude e declarando a vitória de Edmundo Gonzalez Urrutia com 73% dos votos. Machado afirmou ter divulgado 100% das atas eleitorais em um portal na Internet e convocou manifestações pacíficas por todo o país na terça-feira (30).

Perguntas Frequentes sobre os Protestos em Caracas

O que causou os protestos em Caracas?

Os protestos em Caracas foram uma reação à declaração de vitória de Nicolás Maduro nas eleições presidenciais, contestada pela oposição.

Quem lidera a oposição na Venezuela?

Maria Corina Machado é uma das principais líderes da oposição na Venezuela.

Quais foram as ações da polícia durante os protestos?

A polícia utilizou gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes e posicionou veículos blindados perto do palácio presidencial de Miraflores.