Seca: pescador de 85 anos sobrevive após dias atolado em lama no Amazonas

Idoso foi localizado consciente e permanece internado

Fernando Ringel
2 Min Read

O pescador Belmiro Tavares foi resgatado após ficar três dias encalhado em um buraco de lama, em São Paulo de Olivença, interior do estado.

O idoso de 85 anos saiu para pescar no dia 23 e desapareceu. A família informou o ocorrido às autoridades e as primeiras buscas na região apontaram que a vítima foi avistada na região conhecida como “Barro Preto”, banhada pelo Rio Solimões.

Por meio de imagens feitas por drone, Belmiro foi localizado a cerca de sete quilômetros do local de sua casa. A canoa dele foi avistada em um trecho de praia, em que o nível da água ficou abaixo do normal em função da seca.

Conforme o secretário de Defesa Civil de São Paulo de Olivença, Glacimar da Rocha, o idoso foi encontrado consciente e com lama até a altura do peito.

“Foi encontrado dentro de uma ressaca, que é o que nós chamamos aqui na região por conta da baixa diária do rio. Esse senhor entrou em uma ressaca e em menos de 24h ficou preso no local”, declarou.

O pescador permanece internado no Hospital Robert Paul Backsmann, em São Paulo de Olivença.

Seca no Amazonas

O estado registrou a seca mais severa do Brasil em junho. Dados do Monitor de Secas demonstram que a área com seca grave aumentou de 28% para 37%, representando a condição mais severa desde março deste ano. No panorama nacional, enquanto esta condição foi abrandada em Mato Grosso, Pará e Roraima, no Amazonas o fenômeno foi intensificado.

Assuntos:
Compartilhe esta notícia