Festival de Arte Urbana transforma Santa Teresa em uma galeria a céu aberto

Mapa ajudará o público acompanhar o trabalho de artistas em diversos pontos do bairro com diversas técnicas durante o evento, entre 15 e 18 de agosto

Redacao
Por Redacao
7 Min Read

Santa Teresa, no Centro do Rio de Janeiro, receberá, desta quinta-feira até domingo (15 a 18 de agosto), a primeira edição do Festival de Arte Urbana (FAUST). Vários espaços de ruas do bairro histórico receberão artes em diversas técnicas, transformando Santa Teresa em uma verdadeira galeria de arte a céu aberto.

O projeto será conduzido por artistas que moram ou já expõem seus trabalhos em Santa Teresa como Rafa Mon, Kajaman, Márcio SWK, Bruno “BR” Bogossian, Carol Pacini, Andréa Imbiriba e LF Zod.

Festival de Arte Urbana transforma Santa Teresa em uma galeria a céu aberto
Divulgação

O público poderá assistir todo o processo criativo de construção da arte, que engloba, azulejaria, grafite, mosaico e colagens, e ainda interagir, trocar experiências e vivenciar o dia a dia do trabalho. Música ao vivo em diversos bares e restaurantes completam as atrações. 

–  Santa Teresa já conta com arte em vários espaços e o festival irá potencializar essa vocação. O objetivo é que esse corredor cultural se torne mais uma atração turística do Rio. Sugerimos que o público confira os trabalhos dos artistas, passeie pelas atrações culturais e aproveite a diversidade gastronômica dos bares e restaurantes do polo, curtindo um dia completo no bairro – diz Liliana Jaeger, presidente da Amesanta (Associação do Polo turístico e gastronômico de Santa Teresa). 

O que fazer no FAUST 

Mapa com ruas que receberão intervenções

Um mapa ajudará o público a localizar mais de 30 obras com informações sobre localização e  autores em diferentes pontos do bairro. Com tiragem de dez mil unidades impressas e disponível na versão online no site  www.visitesantateresa.rio, o mapa poderá ser retirado na Estação do Bondinho na Carioca, nos bares e restaurantes, parques, museus, lojas e com promotores pelo bairro.    

Festival de Arte Urbana transforma Santa Teresa em uma galeria a céu aberto
Festival de Arte Urbana transforma Santa Teresa em uma galeria a céu aberto

Galeria Therê

Criada em parceria com a Cervejaria Therezópolis, levará arte aos restaurantes do bairro, que ganharão um ladrilho produzido com exclusividade pela artista ceramista especializada em cerâmica estampada, Carol Pacini. Neles, o visitante poderá escanear um um código de barras para ter acesso a um áudio gravado pelo artista explicando sua obra e inspiração.

Festival de Arte Urbana transforma Santa Teresa em uma galeria a céu aberto
Festival de Arte Urbana transforma Santa Teresa em uma galeria a céu aberto

A artista Rafa Mon leva sua arte colorida e cheia de memórias com o Bondinho para a Tribas Pizza.

O restaurante Simplesmente vai receber o artista Bruno Bruno “BR” Bogossian para estampar umas das suas principais paredes. 


LEIA TAMBÉM

O restaurante Café do Alto receberá o artista Marcio SWK que transformará uma das principais paredes do restaurante em uma obra de arte com o tema “Raízes”, estampando um pouco da cultura e tradicional do restaurante nordestino.

O CŌNG restaurante asiático será transformado em uma verdadeira galeria pelas mãos de Marcelo Jou e Duim, que integram o coletivo Santa Crew com a obra “Meu Olhar, meu lugar.

O restaurante Esquina de Santa receberá o Marcio SWK que dará novas cores ao instagramável que ocupa uma das paredes externas e é um point de fotos do bairro com a frase “Bem-vindo a Santa Teresa.

Música

DJ Zod fará intervenções diariamente no Largo dos Guimarães. As apresentações acontecem em horários alternados. 

Na quinta-feira (15), o Simplesmente terá o tradicional samba do grupo Panela de Barro, das 18h às 22h.

Cinema 

As antigas portas externas do recém reformado Cine Santa receberão a arte do LF Zod que mistura a técnica de pintura com colagem. 

Tour Therê 

O público poderá fazer um tour por bares com cerveja Therezópolis e ganhar um eco copo com tirante. Para isso, basta comprar uma cerveja da marca para ganhar o brinde. Além disso, ao comprar a cerveja, o consumidor ganha um adesivo para ser colado no copo. Ao completar a coleção com 7 bares, o consumidor poderá trocar por uma cerveja long neck em um carrinho da Therezópolis estacionado no Largo dos Guimarães. O objetivo da ação é que o público percorra as ruas para apreciar tudo que o bairro oferece.  

Polo Gastronômico

Além de apreciar as criações dos artistas, os visitantes podem aproveitar para visitar bares e restaurantes do polo gastronômico do bairro. Um deles é a Adega do Pimenta que completa neste mês quarenta anos com seus tradicionais pratos de comida alemã. Já o Bar do Mineiro é uma ótima pedida para uma parada estratégica entre uma pintura e outra para combinar seus tradicionais bolinhos para harmonizar com cerveja gelada. Para quem aprecia um bom drink uma ótima pedida é o Explorer bar que tem uma variada carta de drinks exclusivos.

Passeando pelo bairro para conhecer as novas e antigas pinturas, azulejos e mosaicos, o público poderá ainda conhecer a tradicional confeitaria  portuguesa Alda Maria Doces Portugueses que fica num prédio histórico do bairro, num espaço aconchegante e cheio de memórias.  

Realizado pela AmeSanta, o Festival de Arte Urbana de Santa Teresa conta com patrocínio master da Cerveja Therezópolis, patrocínio do Hotel Santa Teresa M Gallery, da Cachaça Magnífica, da Colorgin Arte Urbana, apoio institucional da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana e da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística com produção da AAposta. A programação completa é encontrada no site  www.visitesantateresa.rio.

Serviço:

Festival de Arte Urbana (FAUST)

Data: 15 a 18 de agosto

Entrada gratuita

Transporte: O evento promove a campanha: “VÁ DE TRANSPORTE PÚBLICO” ou de transporte por aplicativo.

Assuntos:
Compartilhe esta notícia