Rio de Janeiro — O deputado federal e candidato do PL à Prefeitura do Rio de Janeiro, Alexandre Ramagem, contratou empresas ligadas a Otto Maciokas, investigado por lavagem de dinheiro para o Comando Vermelho.
O Que Aconteceu
Alexandre Ramagem, candidato à Prefeitura do Rio, contratou empresas associadas a Otto Maciokas, acusado de lavar dinheiro para o Comando Vermelho. Ramagem utilizou os serviços dessas empresas para alugar carros, segundo informações do Portal da Transparência da Câmara dos Deputados. A contratação das firmas foi divulgada pela coluna de Guilherme Amado.
Ligações com o Comando Vermelho
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) acusa Otto Maciokas e seu pai, Peter Maciokas, de lavagem de dinheiro para o traficante Carlos Eduardo Rocha Freire Barboza, conhecido como Cadu Playboy, membro do Comando Vermelho. Além disso, ambos enfrentam acusações de desvio de dinheiro público. Peter foi condenado a 33 anos de prisão, enquanto Otto, inicialmente condenado a 43 anos, teve o julgamento anulado por erros processuais. Otto continua a responder em liberdade.
Empresas Envolvidas
Uma das empresas contratadas por Ramagem é a Sane Lagos, de propriedade de Juliana Assis da Silva, esposa de Otto Maciokas. A empresa foi criada em 2018, logo após a prisão de Otto pela Polícia Federal. Otto atualmente trabalha na Sane Lagos, que recebeu dois pagamentos de R$ 6 mil cada do gabinete de Ramagem.
LEIA TAMBÉM
- Poliana Moça: Resumo da novela de 17 a 21 de outubro
- Bolsonaro inicia turnê eleitoral no Rio em julho
- Ramagem vai depor sobre monitoramento ilegal
- Campanha de Ramagem fará nova pesquisa após agenda com Bolsonaro
- Eduardo Paes tem vantagem de quase 30 pontos sobre Ramagem
Outra empresa contratada é a DM Participações, pertencente a Rodrigo Toledo Piza Lima, amigo e sócio de Otto em outra firma, a Ocean Green. A DM Participações recebeu quatro pagamentos de R$ 8.500 cada do gabinete de Ramagem. A DM Participações também mantém contratos com o governo do estado do Rio, administrado por Cláudio Castro, do PL.
Investigação e Repercussão
As relações de Ramagem com empresas ligadas a investigados por lavagem de dinheiro geram controvérsias e levantam questionamentos sobre a influência do Comando Vermelho na política local. As ligações entre Ramagem e Otto Maciokas, acusado de envolvimento com o crime organizado, colocam em foco as práticas de contratação de serviços pelo gabinete do deputado.
Perguntas Frequentes sobre a Contratação de Empresas por Ramagem
1. Quem é Alexandre Ramagem?
Ramagem é deputado federal e candidato do PL à Prefeitura do Rio de Janeiro.
2. Por que as empresas contratadas por Ramagem são investigadas?
As empresas estão ligadas a Otto Maciokas, acusado de lavar dinheiro para o Comando Vermelho.
3. Quem é Otto Maciokas?
Otto é um empresário acusado de lavar dinheiro para o Comando Vermelho e de desviar dinheiro público.
4. Quais são as empresas contratadas por Ramagem?
As empresas são a Sane Lagos e a DM Participações, ambas ligadas a Otto Maciokas.