Pacheco descarta impeachment de Alexandre de Moraes: ‘lacração de rede social’

Presidente do Senado diz que confia no Judiciário e que não se pode agir por pressão

Redacao
Por Redacao
4 Min Read

Belo Horizonte – O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), declarou que não vê motivos para abrir um processo de impeachment contra o ministro do STF, Alexandre de Moraes. Pacheco criticou a pressão de redes sociais e reafirmou sua confiança no poder judiciário.


O que aconteceu

Rodrigo Pacheco, em evento em Belo Horizonte, afirmou que não há razão para um pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes. O ministro do STF enfrenta críticas de políticos e apoiadores da extrema-direita após vazamento de conversas sugerindo reuniões informais com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ordens para investigar apoiadores de Bolsonaro no inquérito das fake news.

Declarações de Pacheco

Pacheco destacou que decisões sobre impeachment não devem ser influenciadas por pressões de redes sociais ou movimentos de ruptura. Ele enfatizou a importância de agir com prudência e deixar as instituições competentes examinarem os fatos. “Eu não posso fazer nenhum tipo de pré-julgamento sem examinar, exatamente, o que se pretende em relação a esse fato”, disse Pacheco.


LEIA TAMBÉM

Impeachment de Moraes

Sobre possíveis pedidos de impeachment de Alexandre de Moraes, Pacheco afirmou que, caso receba tais pedidos, irá analisá-los com a mesma seriedade de outros casos, como o do ex-presidente Jair Bolsonaro, em 2021. Naquela ocasião, ele decidiu contra o afastamento definitivo de Bolsonaro por falta de viabilidade. “No momento oportuno, eu vou decidir de acordo com a minha consciência, com a viabilidade jurídica e com a viabilidade política do pedido”, explicou.

Rodrigo Pacheco também mencionou o Dia da Independência, 7 de setembro, como uma data em que parte dos eleitores deve pressioná-lo sobre o tema. No entanto, ele afirmou que decisões não serão tomadas sob pressão. “O que for pra me sensibilizar, vai ser muito bem-vindo. Não adianta querer me pressionar, porque na base da pressão, não vai em lugar nenhum”, concluiu.


Perguntas Frequentes sobre o Posicionamento de Rodrigo Pacheco

Rodrigo Pacheco apoia o impeachment de Alexandre de Moraes?

Não, Pacheco afirmou que não vê motivos para abrir um processo de impeachment contra o ministro do STF.

O que motivou as críticas contra Alexandre de Moraes?

Vazamentos indicaram reuniões não oficiais entre Moraes e o TSE, além de ordens para investigar apoiadores de Bolsonaro.

Como Pacheco pretende lidar com pedidos de impeachment?

Ele analisará cada caso com base na viabilidade jurídica e política, como fez com pedidos anteriores.

O que Pacheco disse sobre a pressão popular?

Pacheco afirmou que não tomará decisões com base em pressão, mas que ouvirá argumentos relevantes.

Compartilhe esta notícia