Dados alarmantes

Número de incêndios florestais no Rio cresce em 2024

A capital lidera em ocorrências, com um aumento de 83,2% nos casos, seguida por São Gonçalo e Duque de Caxias

Incêndio atinge casas no Complexo do Alemão, zona norte do Rio
Incêndio atinge casas no Complexo do Alemão, zona norte do Rio - Foto: Reprodução / Voz das Comunidades

O estado do Rio de Janeiro registrou um aumento no número de incêndios florestais em 2024, com um salto de 83,2% nas ocorrências entre janeiro e agosto em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com dados divulgados pelo Corpo de Bombeiros, a corporação atendeu a 13.595 chamados relacionados a queimadas em vegetação nos primeiros oito meses deste ano, um acréscimo de 6.178 ocorrências em relação ao mesmo intervalo de 2023, quando foram contabilizados 7.417 casos.


LEIA TAMBÉM

Hello Bet
Hello Bet

O porta-voz do Corpo de Bombeiros, major Fábio Contreiras, destacou que a principal causa desses incêndios é a ação humana, seja de forma acidental ou proposital. “Noventa e cinco por cento dos incêndios no Rio de Janeiro são causados por seres humanos. É fundamental lembrar que o balão é um dos grandes vilões. Soltar balão é crime, e isso precisa ser entendido pela população”, disse o major.


“O mato não pega fogo sozinho, a menos que atinja temperaturas entre 260 e 400 graus Celsius, algo muito raro, mesmo em dias extremamente quentes. Por isso, a prevenção é crucial”, ressaltou.

Fábio Contreiras, porta-voz do Corpo de Bombeiros

Entre as cidades mais afetadas, o município do Rio de Janeiro lidera com 4.513 ocorrências, seguido por São Gonçalo (569) e Duque de Caxias (561). Outros municípios como Maricá, Nova Iguaçu, Niterói, Araruama, Nova Friburgo, Campos dos Goytacazes e Volta Redonda também figuram no ranking das áreas com maior incidência de queimadas.

Para combater os focos de incêndio, o Corpo de Bombeiros atua tanto por terra quanto pelo ar, utilizando aeronaves, drones e viaturas especializadas. Além das operações de combate, a corporação tem intensificado campanhas de prevenção, utilizando as redes sociais para alertar a população sobre os riscos de práticas que podem resultar em grandes desastres ambientais.