22.3 C
Rio de Janeiro
sábado, janeiro 11, 2025
InícioMundoVÍDEO - Diplomatas deixam a conversa para lá e partem para a briga em evento

VÍDEO – Diplomatas deixam a conversa para lá e partem para a briga em evento

Durante evento em Tóquio, capital do Japão, membros da diplomacia do Marrocos e da Argélia deixaram os bons modos de lado e partiram para as vias de fato. Naquele momento eram discutidas questões visando a paz no Saara Ocidental, um pequeno país africano ocupado pelo Marrocos desde 1975.

Entretanto, o que alterou os ânimos foi uma placa com a inscrição “República do Saaraui”, que surgiu despretensiosamente na mesa de negociação da Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento Africano (Ticad). Aparentemente um ato inexpressivo, tratava-se de estado que não é reconhecido por todos os países do mundo e que reivindica poderes sobre o Saara Ocidental. Território que o Marrocos considera seu.

O ato foi interpretado como uma provocação e o representante marroquino foi até a mesa tentar retirar a placa com as próprias mãos. No entanto, um representante da Argélia conteve o homem com empurrões e um golpe de judô. Ao som de risadas ao fundo, os dois foram pelos membros da diplomacia dos demais países presentes no evento. Confira o vídeo.


LEIA TAMBÉM

Por que eles brigaram?

O Saara Ocidental fica no noroeste da África e, como geralmente ocorre onde há guerra, é rico em recursos naturais. O território era colônia da Espanha, mas é ocupado militarmente desde 1975 por Marrocos. Desde então, movimentos de libertação sugiram fomentando a violência em todo o país.

Em 1991 houve um cessar-fogo, que durou até 2023. Historicamente, a Argélia apoia os sarauís, que lutam pela independência. Eis o motivo pelo qual a placa com as palavras “República do Saaraui” ter causada a ira dos marroquinos. Para exemplificar a rivalidade na região, a fronteira entre Marrocos e Argélia está fechada desde 1994.

Relacionadas

Parimatch Cassino online

Confira outros assuntos:

Mais Lidas