Em toda corrida de Fórmula 1, quinta-feira é o dia de testar as condições das pistas. Apesar de ser um carro mais parecido com os de rua, ainda assim o teste é feito em velocidade máxima. Hoje (29), enquanto as equipes se preparam para os primeiros treinos oficiais para o GP da Itália, o ex-piloto profissional Bernd Maylander acelerou o Aston Martin DBX707, quando tudo deu errado.
Ao se aproximar da Parabólica, uma das curvas mais rápidas da temporada, o piloto perdeu o controle do carro avaliado em R$ 3,5 milhões. A mais de 300 km/h, o carro rodou, atravessou a caixa de brita e, devido à alta velocidade, só parrou ao bater na barreira de pneus. Apesar do susto, piloto e copiloto saíram do veículo sozinhos e sem ferimentos.
Barbeiragem ou falha mecânica?
Trata-se de um incidente é bastante incomum, em função da experiência dos pilotos escolhidos para dirigir o chamado “carro de segurança”, bem como pela tecnologia dos veículos e das pistas. Chamou a atenção também como o piloto perdeu o controle antes da curva, sem um motivo aparente. É possível notar que o veículo começou a rodar enquanto o condutor freava – confira o vídeo abaixo -, o que levanta a possibilidade de um problema mecânico em vez de erro humano.
Nenhuma informação foi divulgada à imprensa, mas o caso será investigado internamente. Caso haja algo errado, as equipes serão informadas e, se for um problema da pista de Monza, eventualmente os treinos podem ter seus horários alterados para que sejam feitos os reparos necessários.
Curiosidade: Senna e o carro de segurança
Na Fórmula 1, o safety car – carro de segurança – apareceu pela primeira vez nos anos 1970. Porém, foi um caso isolado e a medida só virou regra a partir de 1993. Nesse ano, Ayrton Senna foi vice-campeão e venceu uma corrida histórica em Interlagos. A torcida invadiu a pista e, ao desviar dos torcedores, o carro apagou.
Preso no meio da multidão, Senna foi socorrido pelo que na época chamavam de “carro madrinha”. Naquela corrida, um modesto Fiat Tempra. Daí para frente, os carros de segurança passaram a aparecer com frequência nas transmissões das corridas. Relembre no vídeo abaixo.