A deputada Erika Hilton (PSOL-SP) e o senador Fabiano Contarato (PT-ES) foram escolhidos, por meio de votação popular na internet, como os melhores parlamentares do Congresso Nacional. Ambos também foram reconhecidos como os melhores representantes da região Sudeste. O anúncio foi feito durante a cerimônia tradicional do Prêmio Congresso em Foco, realizado em Brasília desde 2006 (veja a lista completa abaixo).
Já o júri especializado escolheu como melhores do país a deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e o senador Paulo Paim (PT-RS), e os jornalistas que cobrem o Congresso Nacional, pela primeira vez, deram empate para os primeiros lugares tanto na Câmara quanto no Senado. Eliziane Gama (PSD-MA), eleita em 2023 como a melhor senadora pelo júri especializado, foi novamente destacada, agora pelo grupo da imprensa, ao lado dos senadores Fabiano Contarato (PT-ES) e Randolfe Rodrigues (PT-AP). Na Câmara, os jornalistas também dividiram a primeira colocação entre as deputadas Benedita da Silva (PT-RJ) e Tabata Amaral (PSB-SP).
A votação online, que ocorreu em julho, permitiu que a população escolhesse os 25 melhores deputados, os 15 melhores senadores do Brasil e os cinco melhores por região em cada casa legislativa. Todo o processo foi auditado pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), que garantiu a segurança e a integridade da eleição. Assim como a votação popular, os resultados do júri especializado e do grupo de jornalistas convidados foram mantidos em sigilo até a cerimônia.
No âmbito regional, Pernambuco e Rio Grande do Sul se destacaram. Os pernambucanos Humberto Costa (PT-PE) e Túlio Gadêlha (Rede-PE) foram eleitos, respectivamente, como os melhores do Senado e da Câmara dos Deputados pela região Nordeste. No Sul, os gaúchos Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e Paulo Paim (PT-RS), além do destaque feito pelo júri especializado, venceram a votação popular online.
Na região Centro-Oeste, o título de melhor senadora ficou com Soraya Thronicke (Podemos-MS), enquanto Erika Kokay (PT-DF) foi a mais votada da região na Câmara. Já na região Norte, o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), recordista de títulos na história da premiação, foi o mais votado, junto com o deputado Duda Ramos (MDB-RR).
O Nordeste também teve destaque nas categorias especiais eleitas pelo júri especializado. O deputado Idilvan Alencar (PDT-CE) foi reconhecido como o parlamentar que mais se destacou na defesa de propostas legislativas voltadas ao desenvolvimento de cidades inteligentes. Já o senador Otto Alencar (PSD-BA) foi premiado pela sua atuação em apoio à indústria.
LEIA TAMBÉM
- Flávio Bolsonaro ataca Anielle, toma invertida, fica sem argumentos e apela para palavrões na CCJ
- Congresso analisará com cautela a PEC das praias, diz Rodrigo Pacheco
- Juntas contra o PL do incentivo ao estupro – Por Erika Hilton
- Senadores recorrem ao STF contra redução de salários dos trabalhadores
- CNJ Proíbe Discriminação em Pedidos de Adoção por Orientação Sexual
O corpo de jurados, composto por representantes do terceiro setor, áreas empresarial, trabalhista e acadêmica, além de um representante do próprio Congresso em Foco, escolheu ainda a deputada Célia Xakriabá (PSOL-MG) como a parlamentar que mais se destacou na defesa da agenda socioambiental.
A escolha dos melhores nas três categorias especiais foi baseada em critérios que incluem análise de votações, proposição de medidas, participação em debates e outras iniciativas relacionadas aos temas específicos. As categorias especiais contaram com o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e do Ibrachina.
O Prêmio Congresso em Foco destaca os parlamentares que mais se sobressaem na defesa dos interesses da população, promovendo boas práticas e fortalecendo a democracia.
Critérios de Elegibilidade
Todos os parlamentares do Congresso Nacional podem concorrer ao prêmio, desde que não estejam respondendo a processos de improbidade administrativa ou acusações criminais, nem tenham feito apologia à tortura, violência ou práticas contrárias ao Estado Democrático de Direito. Parlamentares que faltaram a duas ou mais edições anteriores também estão excluídos.
Ao todo, cerca de 400 parlamentares concorreram à premiação, e 80 receberam destaques em 2024. Em suas 17 edições, o Prêmio Congresso em Foco já homenageou parlamentares de 24 partidos, abrangendo diversas orientações políticas.