São da Esquerda

Erika Hilton e Fabiano Contarato são eleitos os melhores parlamentares do Congresso Nacional em votação popular

O Prêmio Congresso em Foco divulgou nesta quinta-feira (29), durante cerimônia transmitida ao vivo, os resultados da votação popular, de jornalistas e de jurados que elegeram os melhores parlamentares do país

Erika Hilton (PSOL-SP) recebe o título de melhor deputada, de acordo com a votação popular
Erika Hilton (PSOL-SP) recebe o título de melhor deputada, de acordo com a votação popular

A deputada Erika Hilton (PSOL-SP) e o senador Fabiano Contarato (PT-ES) foram escolhidos, por meio de votação popular na internet, como os melhores parlamentares do Congresso Nacional. Ambos também foram reconhecidos como os melhores representantes da região Sudeste. O anúncio foi feito durante a cerimônia tradicional do Prêmio Congresso em Foco, realizado em Brasília desde 2006 (veja a lista completa abaixo).

Hello Bet
Hello Bet

Já o júri especializado escolheu como melhores do país a deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e o senador Paulo Paim (PT-RS), e os jornalistas que cobrem o Congresso Nacional, pela primeira vez, deram empate para os primeiros lugares tanto na Câmara quanto no Senado. Eliziane Gama (PSD-MA), eleita em 2023 como a melhor senadora pelo júri especializado, foi novamente destacada, agora pelo grupo da imprensa, ao lado dos senadores Fabiano Contarato (PT-ES) Randolfe Rodrigues (PT-AP). Na Câmara, os jornalistas também dividiram a primeira colocação entre as deputadas Benedita da Silva (PT-RJ) e Tabata Amaral (PSB-SP).

Fabiano Contarato (PT-ES) é, pela segunda vez, apontado como melhor senador pelo voto popular
Fabiano Contarato (PT-ES) é, pela segunda vez, apontado como melhor senador pelo voto popular

A votação online, que ocorreu em julho, permitiu que a população escolhesse os 25 melhores deputados, os 15 melhores senadores do Brasil e os cinco melhores por região em cada casa legislativa. Todo o processo foi auditado pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), que garantiu a segurança e a integridade da eleição. Assim como a votação popular, os resultados do júri especializado e do grupo de jornalistas convidados foram mantidos em sigilo até a cerimônia.

No âmbito regional, Pernambuco e Rio Grande do Sul se destacaram. Os pernambucanos Humberto Costa (PT-PE) e Túlio Gadêlha (Rede-PE) foram eleitos, respectivamente, como os melhores do Senado e da Câmara dos Deputados pela região Nordeste. No Sul, os gaúchos Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e Paulo Paim (PT-RS), além do destaque feito pelo júri especializado, venceram a votação popular online.

Na região Centro-Oeste, o título de melhor senadora ficou com Soraya Thronicke (Podemos-MS), enquanto Erika Kokay (PT-DF) foi a mais votada da região na Câmara. Já na região Norte, o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), recordista de títulos na história da premiação, foi o mais votado, junto com o deputado Duda Ramos (MDB-RR).

O Nordeste também teve destaque nas categorias especiais eleitas pelo júri especializado. O deputado Idilvan Alencar (PDT-CE) foi reconhecido como o parlamentar que mais se destacou na defesa de propostas legislativas voltadas ao desenvolvimento de cidades inteligentes. Já o senador Otto Alencar (PSD-BA) foi premiado pela sua atuação em apoio à indústria. 


LEIA TAMBÉM

corpo de jurados, composto por representantes do terceiro setor, áreas empresarial, trabalhista e acadêmica, além de um representante do próprio Congresso em Foco, escolheu ainda a deputada Célia Xakriabá (PSOL-MG) como a parlamentar que mais se destacou na defesa da agenda socioambiental. 

A escolha dos melhores nas três categorias especiais foi baseada em critérios que incluem análise de votações, proposição de medidas, participação em debates e outras iniciativas relacionadas aos temas específicos. As categorias especiais contaram com o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e do Ibrachina. 

O Prêmio Congresso em Foco destaca os parlamentares que mais se sobressaem na defesa dos interesses da população, promovendo boas práticas e fortalecendo a democracia. 

Critérios de Elegibilidade

Todos os parlamentares do Congresso Nacional podem concorrer ao prêmio, desde que não estejam respondendo a processos de improbidade administrativa ou acusações criminais, nem tenham feito apologia à tortura, violência ou práticas contrárias ao Estado Democrático de Direito. Parlamentares que faltaram a duas ou mais edições anteriores também estão excluídos. 

Ao todo, cerca de 400 parlamentares concorreram à premiação, e 80 receberam destaques em 2024. Em suas 17 edições, o Prêmio Congresso em Foco já homenageou parlamentares de 24 partidos, abrangendo diversas orientações políticas.

Parlamentares do Congresso Nacional estiveram hoje na cerimônia de apresentação dos resultados do Prêmio Congresso em Foco
Parlamentares do Congresso Nacional estiveram hoje na cerimônia de apresentação dos resultados do Prêmio Congresso em Foco