O diretor de barracão da Estação Primeira de Mangueira, Diego Firmino Santiago Sales, de 38 anos, foi preso na madrugada deste sábado (31) por homicídio culposo, após atropelar e matar um homem em situação de rua na Rua Leopoldo Bulhões, frente à estação de Manguinhos, na Zona Norte do Rio. O acidente ocorreu por volta das 5h, quando Sales e um grupo de amigos estavam voltando de uma festa na Cidade do Samba.
Segundo informações da Polícia Militar, Diego Sales, que estava acompanhado por seis pessoas no carro, tentou fugir do local após o atropelamento. No entanto, ele foi perseguido e preso por policiais militares da 2ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) de Manguinhos cerca de um quilômetro do local do acidente. Os PMs relataram que Sales resistiu à abordagem, mostrando-se alterado e não colaborando com a prisão.
Durante depoimento na delegacia, amigos de Sales relataram que eles haviam ido a uma festa e, após a celebração, decidiram parar na Mangueira para continuar bebendo. Segundo o relato dos amigos, ao passarem por Manguinhos, ouviram um barulho e notaram que o vidro dianteiro do carro estava estilhaçado. Uma viatura da Polícia Militar estava atrás, sinalizando para que parassem.
LEIA TAMBÉM
Um dos amigos de Diego afirmou que, após o incidente, o diretor de barracão estava “muito assustado” e confuso sobre o que havia ocorrido. O mesmo amigo mencionou que Sales havia consumido bebida alcoólica durante a festa.
Aos policiais, Diego Firmino confirmou informalmente que havia bebido whisky até às 3h. No entanto, na delegacia, ele optou por permanecer em silêncio. Um exame de alcoolemia realizado no Instituto Médico Legal (IML) revelou que Diego apresentava capacidade psicomotora preservada, mas com odor etílico.
O delegado-adjunto da 21ª DP (Bonsucesso), Thiago Augusto Taboada Gomes Gaspar, decidiu prender Diego Firmino em flagrante pelo crime de homicídio culposo na direção de veículo automotor, agravado pela omissão de socorro. Na tarde deste sábado, Diego foi transferido para a Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica.
A Estação Primeira de Mangueira, à qual Diego Firmino está vinculado, lamentou profundamente a morte do homem em situação de rua e prestou condolências à vítima. A escola de samba informou que Diego Firmino está à disposição das autoridades para fornecer todos os esclarecimentos necessários.