Rio de Janeiro – Após o aumento da taxa Selic de 10,5% para 10,75%, o Brasil alcançou o segundo lugar no ranking global de juros reais, que avalia 40 países. O levantamento foi feito pelo economista Jason Vieira, do site MoneYou. A Rússia lidera a lista com uma taxa de 9,05%.
Resumo da Notícia:
- Brasil sobe para a segunda posição no ranking global de juros reais.
- Taxa Selic foi elevada para 10,75%, resultando em juros reais de 7,33%.
- A Rússia lidera o ranking com uma taxa de 9,05%, seguida pelo Brasil.
- Expectativa do mercado é de um ciclo de queda em 2025.
Brasil sobe em ranking global de juros reais
Com o recente aumento da taxa Selic, o Brasil passou a ocupar o segundo lugar no ranking de juros reais do mundo, que inclui 40 países. A elevação de 0,25 ponto percentual na Selic foi uma decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que busca conter a inflação e alinhar as expectativas econômicas do mercado.
Anteriormente, o Brasil estava na terceira colocação, mas a nova taxa de 10,75% colocou o país à frente de nações como México e Turquia, que agora ocupam o terceiro e quarto lugares, respectivamente. A Rússia mantém a liderança, com uma taxa real de 9,05%.
LEIA TAMBÉM
Impacto no mercado
De acordo com o economista Jason Vieira, a decisão de elevar os juros reflete, em parte, as preocupações fiscais. O aumento da arrecadação sem cortes significativos nos gastos do governo foi um dos fatores que pesaram na decisão do Banco Central. Além disso, o cenário inflacionário global continua desafiador, com países como os Estados Unidos começando a reduzir suas taxas de juros.
No entanto, o mercado já espera uma redução nas taxas no Brasil a partir de 2025, quando o economista Gabriel Galípolo assumirá a presidência do Banco Central, no lugar de Roberto Campos Neto.
Cenário internacional
Enquanto o Brasil aumenta seus juros, outros países estão começando a baixar suas taxas. Os Estados Unidos, por exemplo, reduziram sua taxa de juros em 0,5 ponto percentual nesta semana, uma medida que já era aguardada pelo mercado. A Rússia, por outro lado, elevou sua taxa para 19% em resposta à inflação acumulada de 9% nos últimos 12 meses.
Lista dos países com maiores juros reais
- 1) Rússia: 9,05%;
- 2) Brasil: 7,33%;
- 3)Turquia; 5,47%;
- 4) México: 5,45%;
- 5) Indonésia: 4,37%;
- 6) Índia: 3,08%;
- 7) África do Sul: 2,96%;
- 8) Colômbia: 2,37%;
- 9) Tailândia: 2,03%;
- 10) Hungria: 1,98%.
Fonte: site MoneYou.
Perguntas Frequentes sobre os Juros no Brasil
O que são juros reais?
Juros reais são a taxa nominal ajustada pela inflação, mostrando o ganho real de quem investe ou o custo para quem toma empréstimos.
Por que o Brasil aumentou a Selic?
A elevação busca controlar a inflação e alinhar as expectativas do mercado. Fatores como a situação fiscal e o cenário internacional também influenciam a decisão.
Quando a taxa Selic pode cair?
O mercado espera um ciclo de queda a partir de 2025, após a transição na presidência do Banco Central.
Com informações de O Globo