Um homem de 68 anos foi preso pela Polícia Federal em Valença, na Costa Verde do Rio, no bairro Hildebrando Lopes, sob a acusação de armazenar mais de 17 mil arquivos contendo imagens de abuso sexual infantil. A prisão ocorreu durante uma operação nacional voltada para o combate ao armazenamento e compartilhamento desse tipo de material.
Na mesma operação, outros dois homens foram presos no estado do Rio de Janeiro. Um deles foi detido no bairro da Penha, na Zona Oeste da capital, e o outro no bairro Apollo, em São Gonçalo, na Região Metropolitana. Até o momento, a operação resultou na prisão de 56 pessoas em todo o país.
A operação, denominada “Terabyte”, está cumprindo simultaneamente 141 mandados de busca e apreensão em várias localidades. O nome da operação é uma referência à quantidade de material que esses criminosos armazenam, com “terabyte” simbolizando uma grande capacidade de armazenamento, refletindo o volume de arquivos ilícitos em posse dos alvos.
A Polícia Federal também destacou a importância de os pais e responsáveis monitorarem e orientarem seus filhos sobre o uso da internet e a segurança fora dela.