Rio de Janeiro – Kaio Brazão Filho, de 23 anos, filho do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Domingos Brazão, não conseguiu se eleger vereador no Rio de Janeiro. O jovem teve sua candidatura anulada pela Justiça em setembro, após o envolvimento de seu pai e de seu tio, Chiquinho Brazão, em investigações relacionadas à morte da vereadora Marielle Franco.
Resumo da Notícia
Kaio Brazão, filho do conselheiro do TCE, Domingos Brazão, teve sua candidatura à Câmara dos Vereadores do Rio indeferida pela Justiça em setembro. Aos 23 anos, ele disputava o cargo pelo Republicanos, usando o slogan “a nova geração vem forte”. Sua candidatura foi marcada pela defesa pública de seu pai, apontado como suspeito de ser o mandante do assassinato de Marielle Franco, e de seu tio, Chiquinho Brazão, que também está envolvido em polêmicas relacionadas ao caso.
Envolvimento da família Brazão no caso Marielle Franco
As primeiras associações entre a família Brazão e o crime de Marielle Franco surgiram em 2019, quando um relatório da Polícia Federal apontou Domingos Brazão como o principal suspeito de ser o mandante do assassinato da vereadora e de seu motorista, Anderson Gomes. Desde então, Domingos e Chiquinho enfrentam denúncias e investigações.
O nome de Domingos voltou ao centro das atenções em 2023, após uma delação do ex-policial militar Élcio de Queiroz, que apontou novas ligações da família com o crime. A investigação também revelou documentos apreendidos no apartamento de Jomarzinho, que, segundo a Polícia Federal, tinha ligações com os Brazão.
Defesa de Kaio Brazão
Kaio Brazão sempre defendeu publicamente o pai, referindo-se a ele como um “grande líder” e destacando o tio, Chiquinho Brazão, como uma referência em suas postagens nas redes sociais. Apesar das acusações e investigações envolvendo sua família, Kaio entrou na disputa pela Câmara com o objetivo de representar uma “nova geração” na política.
LEIA TAMBÉM
- Justiça Eleitoral do RJ nega candidatura de Kaio Brazão, enteado de Domingos Brazão
- Cobra Kai tem a sexta e última temporada confirmada
- Câmara do Rio adia novamente votação sobre medalhas de acusados no caso Marielle
- Investigação liga Flávio Bolsonaro a suspeito de mandar matar Marielle
- Conselho de Ética decide cassação de Chiquinho Brazão
Perguntas Frequentes
Quem é Kaio Brazão?
Kaio Brazão Filho é filho do conselheiro do TCE Domingos Brazão e tentou se eleger vereador no Rio de Janeiro, mas teve sua candidatura indeferida pela Justiça.
Qual a relação da família Brazão com o caso Marielle Franco?
Domingos Brazão foi apontado como suspeito de ser o mandante do assassinato de Marielle Franco, e investigações continuam em curso envolvendo ele e seu irmão, Chiquinho Brazão.
Kaio Brazão se elegeu vereador?
Não. Kaio teve sua candidatura indeferida pela Justiça e não foi eleito para a Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro.