Rio de Janeiro – Nas eleições municipais, o prefeito Eduardo Paes consolidou sua liderança na capital carioca, porém, no interior e na região metropolitana, a base política do governador Cláudio Castro mostrou sua força, controlando 72 das 92 prefeituras fluminenses. Esse resultado indica que, em 2026, Castro pode ter chances reais de eleger seu sucessor, caso consiga unir sua base política em torno de uma única candidatura.
Resumo da Notícia
- Eduardo Paes fortaleceu sua posição na capital do Rio de Janeiro e se tornou um player de destaque nacional.
- Os partidos aliados ao governador Cláudio Castro dominam 72 prefeituras no estado do Rio de Janeiro.
- As siglas PL, PP, União Brasil, MDB e Solidariedade foram as mais bem-sucedidas nessas eleições.
- O PL, liderado por Altineu Cortes, foi o partido que mais cresceu no estado, saindo de 10 prefeituras em 2020 para 22 em 2024.
- Capitão Nelson, do PL, foi o prefeito mais votado do Brasil em cidades com mais de 500 mil habitantes, em São Gonçalo.
- Cláudio Castro participou ativamente de campanhas importantes em cidades da Baixada Fluminense, como Duque de Caxias e Belford Roxo.
Paes domina a capital, mas base de Castro se fortalece no interior
Nas eleições municipais, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, consolidou sua liderança política, fortalecendo sua posição como uma figura de destaque nacional. No entanto, em outras regiões do estado, principalmente na metropolitana e interior, os partidos aliados ao governador Cláudio Castro conquistaram a maioria das prefeituras.
A base de Castro, composta por cinco partidos principais – PL, PP, União Brasil, MDB e Solidariedade – venceu em 72 das 92 prefeituras do estado. O PL, liderado por Altineu Cortes, foi o partido mais bem-sucedido, conquistando 22 prefeituras. O PP, de Dr. Luizinho, ficou com 17, seguido pelo União Brasil com 13, MDB com 11 e Solidariedade com 9.
Em 2026, Castro terá uma alta probabilidade de eleger seu sucessor, caso consiga unir sua base política em torno de uma única candidatura. Entretanto, Paes, que detém a força na capital, precisará quebrar essa unidade se decidir disputar o governo do estado.
Cidades estratégicas no controle de Castro
O PL de Altineu Cortes mostrou força ao conquistar importantes prefeituras em cidades grandes, como São Gonçalo, onde o Capitão Nelson foi o candidato mais votado do Brasil em municípios com mais de 500 mil habitantes. Além disso, o partido mais que dobrou o número de prefeituras sob seu controle, saindo de 10 para 22 em quatro anos.
Cláudio Castro também teve participação ativa nas eleições em cidades como Duque de Caxias e Belford Roxo. Na primeira, enviou seu estrategista eleitoral Rodrigo Abel para apoiar a candidatura de Netinho Reis, que se beneficiou de um plano de controle territorial e de investimentos estaduais para fortalecer sua administração.
Em Belford Roxo, Castro atuou pessoalmente na campanha de Márcio Canella, que também se destacou nas eleições.
LEIA TAMBÉM
- Como um rato, Castro abandona navio de Bolsonaro e tenta carona com Lula
- Flamengo vence o Botafogo, no Nilton Santos
- Atividades físicas melhoram qualidade de vida de idosos
- Apoio de forças federais no Rio de Janeiro é por tempo indeterminado, diz Castro
- Eduardo Paes enfrenta pressão de aliados para escolha de vice
Perguntas Frequentes sobre as Eleições no Rio de Janeiro
Quem são os principais vencedores das eleições no estado do Rio?
Os principais vencedores foram os aliados do governador Cláudio Castro, incluindo partidos como PL, PP, União Brasil, MDB e Solidariedade.
Quantas prefeituras a base de Cláudio Castro conquistou?
Os aliados de Castro conquistaram 72 das 92 prefeituras fluminenses.
Qual foi o desempenho de Eduardo Paes nas eleições?
Eduardo Paes consolidou sua posição na capital, fortalecendo sua imagem como um líder político nacional.
O que esperar das eleições de 2026?
Se Cláudio Castro conseguir unificar sua base, terá uma alta probabilidade de eleger seu sucessor no governo do estado.
Com informações da Agenda do Poder