Amanda Camargo e Silva, Mirelly da Silva Campos, Julia Teixeira de Sousa, Débora Letícia da Silva Paz (Débora Bebê) e Karolayne Melo Fernandes Ferreira (Karolzinha), jogadoras do Botafogo, estavam com o influenciador Vitor Vieira Belarmino no momento em que ele atropelou e matou o fisioterapeuta Fábio Toshiro Kikuta, no Recreio, Zona Oeste do Rio, em julho.
As cinco mulheres, que têm entre 18 e 20 anos, vão responder por omissão de socorro, enquanto o influenciador segue foragido há quase três meses. O processo tramita na Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
As atletas citadas na decisão da juíza Alessandra da Rocha Lima Roidis jogam pelo time sub-20 do Botafogo e participaram do acidente ocorrido horas após o casamento de Kikuta. No momento da colisão, elas estavam no conversível conduzido por Belarmino. Amanda Camargo, uma das envolvidas, também é influenciadora digital, com um perfil no Instagram seguido por mais de 480 mil pessoas.
Belarmino foi indiciado por homicídio doloso, quando há intenção de matar, devido ao excesso de velocidade no momento do atropelamento. A advogada criminalista Ana Paula Couto explicou que, apesar de não serem autoras do crime, as jogadoras serão responsabilizadas por omissão de socorro, com base no artigo 135 do Código Penal, cuja pena varia de três meses a um ano e seis meses de detenção, ou multa.
As atletas continuam a participar de treinos e competições. A audiência de instrução ainda não foi marcada. Segundo Couto, enquanto não houver determinação contrária, as acusadas podem seguir com suas atividades, inclusive viagens.
“Nada impede que as rés sigam normalmente com as suas vidas. É possível que a juíza fixe uma medida cautelar, mas, até o momento, não houve essa decisão”, declarou.
Em nota, o Botafogo informou que está acompanhando o caso desde o início e que tem oferecido suporte psicológico e social às jogadoras envolvidas. O clube ressaltou que espera a resolução do caso e que continuará colaborando com as autoridades.
LEIA TAMBÉM
- Influenciador Vitor Belarmino atropela e mata homem no Rio
- Revelação em Renascer: José Inocêncio é o Assassino
- Renascer: Teca descobre verdade sobre a morte do avô
- José Inocêncio “ressuscita” e desmascara Belarmino em Renascer
- Resumo da novela ‘Renascer’ de 29 de janeiro a 03 de fevereiro
Relembre o caso
O fisioterapeuta Fábio Toshiro Kikuta foi atropelado na Avenida Lúcio Costa, no Recreio, enquanto atravessava a rua com a esposa, Bruna Vilarinho, poucas horas após o casamento. Vitor Belarmino, conhecido nas redes sociais como Vitor Freestyle, dirigia a BMW que atingiu Kikuta.
O carro foi apreendido no dia seguinte, e uma perícia revelou que o veículo estava entre 92 e 118 km/h em uma via cuja velocidade máxima era de 70 km/h. Segundo os peritos, se Belarmino estivesse dentro do limite de velocidade, teria conseguido evitar o acidente.
Vitor Belarmino é um influenciador digital conhecido por suas performances no futebol freestyle. Após o atropelamento, suas contas nas redes sociais foram desativadas. A família de Kikuta realizou manifestações pedindo justiça e tem se dedicado a campanhas para que o influenciador seja encontrado. Sua imagem foi incluída no Portal dos Procurados do Disque Denúncia.