Fernanda Montenegro completa 95 anos

Atriz ganha homenagens de famosos

André Luiz
5 Min Read

A dama da arte brasileira, Fernanda Montenegro, completa 95 anos nesta quarta-feira (16). A atriz, consagrada por sua contribuição ao teatro, cinema e televisão, recebeu diversas homenagens de colegas e admiradores nas redes sociais.

Famosos como Maria Bethânia, Antonio Grassi, Débora Bloch, Miguel Falabella e Sandra Annenberg celebraram a trajetória de Fernanda.

Maria Bethânia publicou um vídeo com um trecho do documentário “Maria – Ninguém sabe quem sou eu”, narrado pela atriz, ao som de “Cacilda”.

Antonio Grassi destacou o apelido “Fernandona” como um símbolo da grandiosidade e respeito que a artista impõe na cultura brasileira.

História

Natural do bairro de Madureira, no Rio de Janeiro, Fernanda começou sua carreira como locutora na rádio MEC aos 15 anos. No teatro, estreou em 1950 ao lado de seu marido, Fernando Torres, na peça “Alegres Canções nas Montanhas”. Um ano depois, foi contratada pela TV Tupi, consolidando uma trajetória marcada por papéis icônicos.

Fernanda alcançou reconhecimento internacional com o filme “Central do Brasil” (1998), no qual recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz, tornando-se a única brasileira indicada na categoria. O filme foi premiado em eventos como o Festival de Berlim e o Festival de Havana.

Na televisão, destacou-se em papéis marcantes, como Charlô em “Guerra dos Sexos” (1983) e Bia Falcão em “Belíssima” (2005). Além disso, seu trabalho em “A Dama do Estácio” (2012) e “Doce de Mãe” (2013) lhe rendeu reconhecimento internacional, com prêmios e o Emmy Internacional.

Homenagem na Globo

Nesta quinta-feira (17), a Globo irá transmitir o especial Tributo logo após a novela Mania de Você. Na produção, Fernanda Montenegro reflete sobre os seus 95 anos de vida. “Ninguém é eterno”, comenta a atriz em um trecho divulgado do documentário.

Durante o programa, Fernanda, pioneira na televisão, relembra o início de sua carreira, a indicação ao Oscar em 1999 e se define como uma “mulher dos palcos”.

Ao falar sobre a filha, a atriz veterana afirma: “Ela é alguém completamente do presente. Trabalha mais do que todos nós: é chamada para filmes, novelas, peças, debates e comerciais. Ao mesmo tempo, ela carrega uma corrente de pessoas e experiências. Como se traduz isso? Talvez seja o preço de viver por tanto tempo, com lucidez.”

Por fim, Fernanda também menciona seu marido, Fernando Torres, falecido em 2008, com quem teve dois filhos, Fernanda Torres e Cláudio Torres: “Sem o Fernando, minha vida não teria sido completa. Do nosso pacto de vida, nasceram dois filhos maravilhosos, que também são referências no nosso meio artístico. Tenho que agradecer, viu, Fernando.”

Academia Brasileira de Letras

Autora da autobiografia Prólogo, Ato e Epílogo, Fernanda Montenegro teve sua “imortalidade” oficializada em março de 2022, durante a cerimônia de posse na Academia Brasileira de Letras (ABL). Na ocasião, a atriz recebeu a Cadeira 17, sucedendo o acadêmico e diplomata Affonso Arinos de Mello Franco.

Ao entrar no salão de solenidades, a atriz foi recebida com aplausos de pé e se emocionou ao discursar no púlpito do Petit Trianon.

“Agradeço imensamente, com todo o meu coração e minha razão, por ser aceita por esse elenco que representa a mais alta cultura do nosso país, a ABL. Emocionada, assumo a cadeira número 17, pedindo aos senhores acadêmicos que compreendam esta minha pulsação de vida que trago neste momento”, declarou Fernanda.

Premiações

  • Fernanda Montenegro foi vencedora do prêmio de Atriz Revelação da Associação Brasileira de Críticos Teatrais, em 1952, por seu trabalho em Está Lá Fora um Inspetor, de J.B. Priestley, e Loucuras do Imperador, de Paulo Magalhães;
  • Já foi indicada ao Oscar na categoria “Melhor Atriz”, com o filme “Central do Brasil”, de 1999;
  • Montenegro foi condecorada com a maior comenda que um brasileiro pode receber da Presidência da República, a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito “pelo reconhecimento ao destacado trabalho nas artes cênicas brasileiras” (1999);
  • A atriz já foi premiada no Emmy Internacional, no Festival de Berlim e no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.
Assuntos:
Compartilhe esta notícia