Washington – Autoridades de Israel prometeram melhorar rapidamente a situação humanitária na Faixa de Gaza, após advertências de Washington sobre um possível embargo de armas ao país. Segundo informações divulgadas pelo portal Axios, os Estados Unidos alertaram Israel de que a crise humanitária no território palestino precisa ser resolvida em até um mês.
Israel tem sido acusado diversas vezes de bloquear o fornecimento de ajuda humanitária à Gaza, impondo severas restrições ao transporte de bens essenciais. No entanto, o governo israelense nega as acusações e afirma que mais de 900.000 toneladas de ajuda foram entregues à região no último ano.
Pressão dos Estados Unidos
Na terça-feira, fontes informaram que o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e o secretário de Defesa, Lloyd Austin, enviaram uma carta aos ministros israelenses Yoav Gallant (Defesa) e Ron Dermer (Assuntos Estratégicos). Na carta, os EUA advertiram sobre a possibilidade de interromper o fornecimento de armas, caso Israel não aja rapidamente para aliviar a situação na Faixa de Gaza.
Israel respondeu que leva a questão com muita seriedade. Um funcionário israelense declarou que “recebemos a carta americana e ela está sendo analisada pelas autoridades de segurança”, ressaltando que o país responderá às preocupações levantadas pelos Estados Unidos.
Impactos humanitários
Desde outubro do ano passado, mais de 43 mil palestinos morreram e aproximadamente 99 mil ficaram feridos em decorrência dos bombardeios israelenses na Faixa de Gaza. A situação crítica na região tem atraído a atenção da comunidade internacional, que pressiona por soluções mais efetivas e rápidas para garantir a segurança e o bem-estar da população local.
Ajuda humanitária em números
Israel tem se defendido das acusações de obstrução ao afirmar que 900 mil toneladas de ajuda humanitária já foram entregues ao enclave palestino em menos de um ano. O país afirma que essas entregas fazem parte de um esforço contínuo para auxiliar os palestinos, apesar dos conflitos em andamento.
LEIA TAMBÉM
- EUA pressionam Israel por medidas humanitárias em Gaza
- Ataques de Israel em Gaza deixam 61 mortos em 48 horas
- Governo Federal autoriza repasse de quase R$ 10 milhões para mais 25 cidades
- Comissão da ONU aponta evidências de crimes de guerra no conflito entre Israel e Palestina
- Senado aprova assistência humanitária às gestantes presas
Perguntas Frequentes sobre a situação humanitária em Gaza
Por que os EUA ameaçaram Israel com embargo de armas?
Os EUA enviaram um alerta a Israel sobre a possibilidade de um embargo, caso o país não resolva rapidamente a crise humanitária na Faixa de Gaza.
O que Israel tem feito em relação à ajuda humanitária?
Israel afirmou que mais de 900 mil toneladas de ajuda humanitária foram entregues ao território de Gaza no último ano, em resposta às acusações de bloqueio.
Quantas pessoas foram afetadas pelo conflito em Gaza?
Mais de 43 mil palestinos morreram e aproximadamente 99 mil ficaram feridos desde o início dos bombardeios israelenses em outubro do ano passado.